Como mochileira, uma das principais regras é viajar com pouca bagagem, o famoso “travel light”. Mas é muuuito fácil cair na tentação e levar mais coisas do que você deve e, consequentemente, suas costas e joelhos irão reclamar com mais peso na mochila (já passei por isso e não foi uma situação legal aheuahe).
7 razões para viajar com pouca bagagem
Por sorte, muita coisa consegui enviar pelo correio, mas custou uma granaaaa..ai depois de doer no joelho e no bolso, aprendi a viajar leve. Assim, fiz essa lista de 7 razões para viajar com pouca bagagem!
1. É muito mais fácil se locomover para os lugares se a sua mochila estiver leve. Você consegue caminhar por mais tempo e não se sentir cansada a cada passo.
2. Você tem um maior controle do que você tem, você sabe aonde está cada peça de roupa. Por exemplo: deu aquela esfriadinha, você já sabe onde colocou a jaqueta ou precisa rapidinho escovar os dentes, já sabe aonde está pasta e escova. Sem falar que menos roupa significa mais organização, o que nos leva ao ponto 3.
3. Fica muito mais fácil de arrumar a sua mala cada vez que trocar de cidade, não perde tanto tempo no hostel e não faz aquela bagunça na cama cada vez.
4. Se a mala for pequena (até 55x35x25 cm por aí) você pode levar como bagagem de mão no avião, porém fique atenta ao peso permitido, normalmente é 10 kg.
Mais uma economia se você viaja com companhia aérea low cost, pois não precisa pagar uma taxa para despachar a mala e nem perde tempo esperando a mala na esteira! Veja as dicas como pagar barato nas passagens aéreas da Europa!
5. Com uma bagagem menor fica mais fácil de colocá-la nos armários do hostel ou estações de trem. Pode aproveitar o dia mais tranquilamente sabendo que ela está completamente trancada no armário!
6. Você não vai esbarrar em ninguém quando usar transporte público e nem se desequilibrar com o excesso de peso..sem falar que fica mais fácil de correr atrás daquele ônibus ou avião se estiver atrasada ahueahe
7. Suas costas e joelhos não irão doer durante a viagem com tanto peso da mochila! Belieeeve me, já passei por isso na Ásia e não foi fácil! Não facilite com a sua saúde, sempre faça seguro viagem!
Vídeos relacionados a itens para levar na mala e como arrumar sua mochila
Salve no seu pinterest
Leia mais:
O que levar para mochilão na Ásia
Roupas na mala para Peru, Atacama e Bolívia e Caribe
Mochilão: a melhor coisa que já me aconteceu
Viajar leve é uma arte mesmo, mas depois de alguns perrengues a gente aprende a fazer a bagagem certa, ou não kkk. E são todas verdades essas 7 razões, por experiência própria 😉 Bjs, Ju
Isso mesmo! Sábios conselhos Angela!
Depois de passar muito perrengue e perceber que a maioria das coisas que levava eram inúteis, aprendi a viajar leve! Minha mochila até é grande mas porque tenho preguiça de arrumar direitinho a bagagem durante a viagem, então vou socando tudo amassado dentro. Para isso preciso de espaço. ehehehe Ainda assim ela cabe, por exemplo em bagageiros de trem, onde já vi muita gente passando sufoco.
Já estou aderindo a essa filosofia há algum tempo, viajando aqui mesmo pela África do Sul, estou com somente 4 mudas de roupas, e não tem coisa melhor! Por um mundo com menos bagagem! Hehe
Eu tenho muita dificuldade de viajar leve! A cada viagem eu consigo melhorar um pouco mas ainda quero chegar na meta de viajar por 15 dias com uma mala de bordo! Ta difícil, viajei hj pro feriado de 3 dias com essa mala que quero usar pra 15! haha um dia eu consigo!
Ótimo. Eu nunca fiz mochilão, até porque viajo em família, mas procuramos levar sempre malas leves. Meu lema é: seja econômico até nas malas, hehehehe, pq pegamos muito metrô, ônibus, etc, e ninguém merece carregar chumbo né. Um dia, quando ganhar na mega sena, quem sabe não consigo usar o limite de 2 malas de 32 kg cada uma por pessoa. Ah, não jogo…
bahh agora diminuiu pra 23 kg -_- ta uma novela!
Dicas super úteis, mas eu não consigo viajar leve! Já tentei ir com uma mala pequena para um fim de semana, mas despachei pois não gosto de entrar no avião com muita coisa e ficar tentando arrumar espaço no bagageiro!
Olha, eu já sou adepta do “menos é mais” faz tempo… adorei o post e as dicas!
Clau
Sou super adepta à viajar leve. Infelizmente ainda não consegui viajar leve no inverno. Acho que facilita muito a vida do viajante. Invés disso tenho um marido que gosta de carregar a casa nas costas kkk
Bjs
Dani Bispo
Viajar com pouca bagagem é tarefa ardua pra mim
Mas necessária… concordo com td que disse.
Concordo contigo em tudo. Acabei pegando o hábito de viajar só com aquela mala pequena. Como sou nanica e viajo sozinha, não dá pra ficar viajando com muito trambolho…
Angie,
Já estou alguns dias lendo seu blog. Tenho uma dúvida sobre a Ryanair, acessei o site deles e vi que estão cobrando 6 euros para levar junto na cabine uma mala de até 10kg e uma mochila/bolsa. Tens alguma dica? Vi no seu vídeo acima que eles não cobravam levar uma mala de até 10kg no porão, sabe me dizer se mudou algo?
oie gabi, preciso atualizar o post pq isso mudou faz uns meses e tão cobrando sim… agora vc paga para levar uma mala de 10 kg e mais uma mochilinh 🙁