Já pensou em trabalhar nos EUA durante as suas férias da faculdade? O Work Experience USA é um intercâmbio muito legal para melhorar o seu inglês, fazer novos amigos e conhecer novos lugares. Um amigo meu teve essa experiência no início deste ano e adorou! Fiz umas perguntas ao Raphael sobre o processo, visto e trabalho para você ter uma noção do que você pode fazer e como esse intercâmbio pode mudar a sua vida!!
Work Experience USA em um resort de ski!
Para participar do Work Experience USA você precisar estar matriculado e cursando uma faculdade, ter entre 18 a 29 anos e nível intermediário de inglês. Existem três formas do você se candidatar às vagas: job fair (entrevistas com o empregador), placement (no qual fazem o contato por você) e independent (você escolhe onde quer trabalhar).
Foi difícil conseguir uma vaga para o Work Experience?
Tem várias oportunidades e muitos tipos de trabalhos. Eu queria muito trabalhar em uma estação de ski, mais especificamente em Aspen, uma das mais concorridas e difíceis de conseguir. Eu me inscrevi nessa e para outras estações e tive a sorte de conseguir. Todo mundo que faz parte do programa consegue um trabalho, mas nem sempre é no lugar que tinha em mente como primeiro lugar.
Como funciona o processo?
A partir do momento que decidi fazer o Work Experience, fui na agência e fiz o pagamento da inscrição (na época paguei 2300 USD e fui com a Intercultural). Aí Work Experience começa com o application form, um formulário em inglês e online com dados pessoais, foto e vídeo e se candidata para várias funções, desde lavador de prato a instrutor de ski por exemplo. O próximo passo é a entrevista, no qual o empregador americano irá conversar com você e oferecer uma vaga que ele acredita que você terá condições de exercer bem. Se você aceitar, já sai do Brasil empregado. Não tem como ir para os EUA se não tiver um emprego confirmado.
Quanto tempo precisou para achar a vaga e conseguir o visto?
Só descobri qual seria a minha função exata após a entrevista, a de ski vallet. O visto foi agendado logo após que consegui a vaga e se chama J-1, direcionado a trabalho temporário nos EUA. Fiz o visto em São Paulo em duas etapas em dois dias: a primeira foi bem tranquila em português e a segunda entrevista é feita totalmente em inglês (nesta você precisa estar bem vestido já que é direcionada ao trabalho). Todos os documentos estavam em mãos (como o contrato de trabalho do empregador nos EUA, a matrícula da faculdade…).
Onde você trabalhou? Quantas horas trabalhava por dia?
Trabalhei em Aspen na montanha Snowmass em um hotel Westin (um resort 5 estrelas) e a minha função era Ski Vallet. Eu pegava e guardava os equipamentos de snowboard e ski dos hóspedes (eram mais de 500 no hotel!). Funciona da mesma forma que os Vallet das baladas que pegam o seu carro, guardam e te devolvem na saída. Uma forma conveniente para os hóspedes não carregarem as pranchas, botas etc, todo o equipamento pra neve até o carro (que pode estar estacionado longe) já que ficam em um depósito nos pés da montanha.
Eu trabalhava 8h por dia e 5x por semana durante 3 meses. Ganhava almoço e tinha direito a 2h de descanso (que no caso substitui por hora de snowboard!!!).
Já sabia snowboard/ski?
Eu aprendi snowboard no Chile, já fui umas 5 vezes para lá. Gosto muito!
Como foi trabalhar no inverno nos Eua?
Foi uma das melhores experiências que já tive na vida, estou com 30 anos agora e infelizmente não tenho como fazer novamente por causa do limite de idade. Se eu tivesse ido antes, com certeza teria voltado! Recomendo muito!
Você dividia a casa com outras pessoas? A maioria era BR também ou não?
Dividi a casa com dois brasileiros que eu não conhecia antes, chegava tarde e acordava cedo. Tinha muito brasileiro, mas tinha mais argentinos e norte americanos.
Qual a melhor parte do Work Experience USA?
Sem dúvidas foram os amigos que eu fiz, fiz uma nova família! Considero meus irmãos e irmãs, trocamos mensagens diárias no grupo! Sinto muita falta deles.
Você recomendaria essa experiência?
Absoluta! Se você tem uma leva vontade, vai!! É incrível, você vai conhecer muita gente, tem uma experiência e uma troca cultural muito grande. Só quem realmente está muito apegado a família que deve avaliar bem a situação, pois pode gerar conflitos…mas mesmo assim, os meus amigos que tinham namoradas/os no Brasil recomendam sem dúvida a experiência.
Quais dicas você daria para quem quer fazer Work Experience nos EUA?
Vá até uma agência, veja as possibilidades que existem e leve seus pais para ver como funciona se precisar. Outra dica é cuidar da sua saúde, pois os EUA tem muita comida/porcaria gostosa e barata então é muito fácil se entregar a uma vida não muito saudável para economizar haueahe
Obrigada Raphael pelo relato e pelas fotos lindas!!!
Veja como aprimorar seu inglês durante o intercâmbio no blog Uma turista nas nuvens
TRABALHE E VIAJE: INSTRUTOR DE SNOWBOARD
Que experiência incrível deve ter sido… Eu nunca fiz e até fiquei com vontade de fazer… Mas depois vi que pela idade não posso mais fazer…
Que experiência incrível! Vou divulgar pois recebo várias perguntas sobre como arrumar trabalho durante as viagens. Essa é um ótima opção. Eu adoraria ter tido uma experiência assim durante minha época da faculdade.
Oiii, que post bacana. Realmente esta deve ser uma experiência sensacional. Se eu fosse mais jovem com certeza encararia uma destas. Em Aspen ainda, eu iria muito fácil!!! kk
Deve ser realmente uma experiência única. Sempre tive vontade de fazer mas infelizmente até hoje não tive oportunidade. Quem sabe um dia né? Obrigada por compartilhar essa experiência da qual ajudará muita gente que tem vontade de fazer. =*
Esse work experience é muito interessante, teve uma amiga minha que fez e adorou. Quando eu estava pensando em fazer meu primeiro intercâmbio cheguei a cogitar ele, mas aí achei o da Disney rs
Amei! Esta experiência deve ter sido incrível! Quando eu estava na faculdade morria de vontade de fazer intercâmbio. Lendo este post vi que deve ser melhor do que eu tinha em mente!
Eu vejo essas coisas e me dá vontade de voltar no tempo (levando um pouco de grana, obvio ahhaa) pra ter aproveitado mais durante a faculdade! Mas fui uma universitaria falida =/ Mas tudo bem que agora compenso! (e pqp, que lugar fdp de bonito!)
Adorei o Relato apaixonado do Rafael e já mandei o link para minha sobrinha que está se formando no inglês esse ano é doida para ter uma experiência assim
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Que maravilha! Eu fiz intercâmbio na Finlândia e foi a melhor experiência da minha vida!
Ah que legal, uma oportunidade muito interessante e ainda sem falar na experiência. Adorei o post.
Ah quantas dicas legais! Vou agora mesmo compartilhar com meus alunos, vai que né? 🙂 Abraços