O que fazer em Tallinn, a capital da Estônia? Essa é uma das cidades mais charmosas que visitei e no estilo medieval! Há muitos prédios bem preservados, então dá pra ver as influências arquitetônicas e históricas.
É uma cidade segura, repleta de lojas e restaurantes e cantinhos encantadores pra você conhecer! Quem gosta de coisas medievais, vai amar Tallinn!
Neste guia te conto o que fazer em Tallinn na Estônia, melhor época, guia de hoteis e melhores atrações!
O que fazer em Tallinn: roteiro 2 dias e melhores atrações
Índice do Artigo
Poucos brasileiros sabem como Tallinn é incrível! É uma cidade que você consegue explorar em 2 dias enquanto faz um roteiro pela Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia. Eu visitei a cidade em junho, bem na semana do Solstício de verão, uma época com vários festivais que celebram o dia mais longo do ano!
Qual a melhor época para visitar Tallinn?
Eu recomendo visitar Tallinn em maio, junho e setembro, devido ao clima agradável e média temporada. Porém se você realmente gosta de Natal, neve e essa atmosfera mágica de inverno, dezembro pode ser o melhor mês pra você!
Primavera (abril a junho): as temperaturas ficam entre 5°C e 20°C e os dias cada vez mais longos. O clima é ameno, as flores já colorem a cidade e não há tanta gente.
Verão (junho a agosto): verão é alta temporada na Europa toda e em Tallin as temperaturas ficam entre 15°C e 25°C. Há muitos eventos, festivais e mercados, além de cafés ao ar livre. Os preços são mais altos.
Outono (setembro a novembro): as temperaturas caem para 5°C e 15°C, os preços são bem melhores e há menos turistas. Além disso, a cidade fica linda com as folhas amareladas do outono.
Inverno (dezembro a março): esta é baixa temporada, exceto ali nas duas semanas próximas ao Natal. As temperaturas ficam entre -5°C e 5°C e pode nevar bastante! O Mercado de Natal na Praça da Prefeitura é um dos mais charmosos da Europa e fica encantador com neve. Os dias são bem curtos, então tem que aproveitar o máximo o lado de fora enquanto há luz e depois curtir as atrações internas!
Como chegar em Tallinn?
Não há voos diretos do Brasil para Tallinn e o Aeroporto de Tallinn (Lennart Meri – TLL) fica a cerca de 4 km do centro da cidade. Você pode ir para as grandes capitais como Londres, Madrid, Paris, Frankfurt e de lá pegar outro voo para Tallinn.
O que muita gente faz é ir para Helsinki na Finlândia e atravessar o mar com uma ferry para chegar em Tallinn. A viagem dura em torno de 2 horas e vale muito a pena eu adorei! Algumas pessoas fazem um bate e volta, aí é só reservar aqui Visita guiada de um dia a Tallinn com travessia de ferry
Neste vídeo mostro como é a balsa por dentro (é enorme) e como foi a travessia da Finlândia para a Estônia, assista ao vídeo aqui
Onde ficar em Tallinn?
Há muitos hotéis legais em Tallinn, tanto no centro histórico como nos arredores. Estes são os melhores que encontrei, clique no nome para ver mais informações:
Park Inn by Radisson Central Tallinn ⭐⭐⭐⭐ nota 4,8: este foi o hotel que fiquei hospedada. A cama era muito boa, super confortável e o quarto tem tamanho razoável. O chuveiro é bem bom, só achei o box um pouco pequeno. O hotel tem academia, jacuzzi e o café da manhã é farto, com várias opções, gostei muito!
Mercure Tallinn ⭐⭐⭐⭐ nota 8,9: esses hotéis de franquia não tem erro né! A localização é bem pertinho do aeroporto, então é bom para quem chega a noite e fica pouco tempo na cidade. Os quartos são espaçosos e a cama é confortável.
Citybox Tallinn City Center ⭐⭐⭐ nota 8,9 este hotel é super bem localizado, pertinho do portão Fat Margaret e do porto de onde para o ferry vindo da Finlândia. O hotel é super estiloso, bem confortável.
The Monks Bunk Hostel & Bar ⭐ nota 8,0: este hostel é bem diferentão, todo em pedra! Os quartos são bem limpos e confortáveis e há várias atividades para os hóspedes
O que fazer em Tallinn: melhores atrações
Há muita coisa legal no centro antigo, então eu separei as atrações por proximidade. Algumas são pequenas, mas fáceis de achar quando você digitar o nome no google maps. Fiz essa listinha de O que fazer em Tallinn pra facilitar a sua vida!
Aproveitei e fiz um vídeo muito legal com principais atrações em Tallinn que você não pode perder! Clique no vídeo abaixo para ver O que fazer em Tallinn:
1 – Cidade Velha (Vanalinn)
Esta é a razão do por quê tanta gente vai a Tallinn! A cidade velha é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997 e é repleta de ruas de paralelepípedos, edifícios medievais e torres de defesa! Tem lojas e restaurantes antigos e você ainda pode caminhar por dentro da muralha pra ter um vista mais impressionante da cidade! Seu roteiro O que fazer em Tallinn vai começar por aqui!
A Praça da Prefeitura (Raekoja Plats) é o coração da Cidade Velha, aqui há muitos cafés e restaurantes coloridinhos. Veja a Town Hall Pharmacy, a farmácia mais antiga da Europa ainda em funcionamento, datada de 1422. Tem um pequeno museu!
Dentro da cidade velha não há nenhuma necessidade de ônibus, pois você faz tudo a pé e é uma delícia se perder por ali!
Se você caminhar 2 quadras, chega no Cat’s Well (Rataskaev). Durante a época medieval, as pessoa acreditavam que havia demônios e espíritos vivendo dentro do poço devido aos barulhos estranhos. Por esta razão, as pessoas jogavam animais neste poço como sacríficios para acalmar os espíritos que viviam ali. Lógico que o poço ficou contaminado por anos.
Do outro lado está o Restaurant Rataskaevu 16, um lugar incrível para você almoçar! A comida é muito boa e o preço é justo.
Se você quiser, pode contratar um guia local para fazer uma Visita guiada a pé à Cidade Velha ou até um Tour gastronômico, bebidas e história da Estônia
2 – Muralhas e Torres de Defesa
Esta atração não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Tallinn! Há várias torres diferentes em cada canto da cidade e algumas datam do século XIV.
Talvez a mais famosa seja a Viru Gate, um portão com duas torres e telhados em cone. Após a passar pelo portão, você vira a direita e logo encontrará a entrada para caminhar por dentro da muralha. No mapa está localizado como Munkadetagune torn.
Outra ponto bem charmoso pertinho dessa entrada é o Katariina käik, uma viela medieval com arcos todos em madeira. É lindíssimo!!
Vale a pena ver a Torre Kiek in de Kök, que abriga um museu de história no qual pode caminhar nas fundações. Quando visitei estava fechado devido ao feriado do Solstício de Verão.
Também gostei da entrada da Torre Fat Margaret, construída no século 16 e que dá saída em direção ao porto. Aqui fica o Museu Marítimo da Estônia
Outro lugar interessante ao lado da Muralha se chama Danish King’s Garden, um espaço bem grande utilizado para eventos com um mirante e várias estátuas tenebrosas.
3 – Catedral Alexander Nevsky
Esta Catedral se destaca rapidamente da arquitetura da cidade, pois é uma catedral ortodoxa russa construída em 1900. Ela possui as famosas “cebolas” no topo das torres e é vigiada pela polícia, devido ao conflito da Rússia e Ucrânia (e claro, o passado conturbado da Estônia e os russos).
4 – Castelo de Toompea e mirantes
Vale a pena dar uma passadinha na Sede do Parlamento da Estônia que está localizada no topo da colina Toompea. É uma pernadinha até o topo, porém a vista panorâmica compensa! Anota aí no teu Google Maps pra ir nos mirantes Toompea.
Kohtuotsa e Patkuli, estes são os mais populares. Dá pra ver toda a cidade, os inúmeros telhadinhos, torres e o mar Báltico.
5 – St Mary’s Cathedral
Esta catedral luterana é do século 13, a mais antiga do país e o único edifício a sobreviver o incêndio na cidade velha no século 17. No mapa aparece como Tallinna toomkirik
O interior é bem interessante com vários bancos antigos de madeira, robustos e com portinhas. Nas paredes há vários brasões esculpidos em madeira. Achei bem legal! A entrada é paga, algo em torno de 1 ou 2 euros.
6 – Restaurante Olde Hansa
Este restaurante é um atração muito legal, pois tudo é medieval: o prédio, a música, a comida… até os atendentes vestidos e falando de forma engraçada kkkkk Não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Tallinn!
Os pratos são bem variados, PORÉM TEM O MESMO GOSTO! Nós pedimos um pato e um urso e ambos tinham o mesmo tempero de natal (cravo, noz moscada etc)… sabe quando a carne fica cozinhando por bastante tempo e os vegetais ficam bem moles também? Pois é, pagamos caro e não compensou o sabor e nem o PREÇO EXORBITANTE DO URSO no valor de 68 euros. Mas é urso né, quando que eu ia comer uso de novo?? Apesar disso, a experiência foi bem divertida!
7 – Talinna Linnahall
Essa estrutura diferentona foi construída em 1980 para as Olimpíadas de Verão de Moscou. Pois é, Moscou não tinha um local ideal para um evento de veleiros e decidiu construída em Taliinn, já que na época fazia parte da República Soviética.
No momento é um local aberto e em ruínas com uma vista bem bonita para o mar.
8 – Letreiro Tallinn
Se você caminhar uns 10 min do Talinna Linnahall, pode chegar no letreiro da cidade com vista para o navio e perto do porto (onde chega o ferry de Helsinki). No mapa está como Tallinna tähed.
Ali perto também tem o Estonian Burger Factory, um lugar com burguer delicioso e cerveja boa! vale muito a pena!
Roteiro em Tallinn 2 dias
A cidade pode ser explorada tranquilamente em um dia e meio, como eu fiz. Mas pra facilitar, fiz este roteiro em Tallinn de 2 dias pra você:
Dia 1: Cidade Velha, torres e muralhas, museu Kiek in de Kök, Danish King’s Garden e Restaurante Olde Hansa,
Dia 2: Catedral Alexander Nevsky, Castelo de Toompea e mirantes, St Mary’s Cathedral, Talinna Linnahall e letreiro
Gostou destas dicas de O que fazer em Tallinn?
Veja também: O que fazer em Helsinque