O Castelo de Edimburgo é atração turística mais visitada de Edimburgo e uma das mais populares da Escócia. Ele foi construído no século XII e destruído inúmeras vezes durante os séculos (é considerado o castelo mais atacado de todo o Reino Unido). Atualmente está reformado e possui diversas salas legais desde a sala dos monarcas até o hospital, museu de guerra, palácio, biblioteca até a Capela de Santa Margarida. Acredito que o maior destaque a sala Honras da Escócia, as joias da coroa do país.
O Castelo já foi residência real, no entanto, não é mais. Caso deseje visitar o castelo da Rainha, é preciso visitar o Hollyrood Palace do outro lado da Royal Mile.
Visitar o castelo é uma atividade legal para toda a família, mas precisa se programar com antecedência para evitar o vuco vuco. Confira as dicas para visitar o Castelo de Edimburgo e assista o vídeo com o tour no castelo.
6 dicas para visitar o Castelo de Edimburgo
Índice do Artigo
O Castelo de Edimburgo pode ser visitado numa manhã tranquilamente e é uma atração que realmente vale a pena!
1 – Compre ingresso antecipadamente e com guia
Eu tentei visitar o castelo de Edimburgo 3 vezes antes de vir morar aqui. Toda vez tinha uma fila gigante ou os ingressos estavam esgotados no site (por causa da pandemia, reduziram a capacidade).
Caso você esqueça de comprar o ingresso, chegue bem cedo, antes da abertura do castelo para que pegue uma fila menor.
Os ingressos para adultos custam £19 cada, com concessões para maiores de 60 anos por £ 14,50. Crianças menores de 5 anos não pagam.
Caso você more no Reino Unido, sugiro procurar pro programas que desconto nas atrações turísticas como o English Heritage ou Historic Scotland. Os membros do Historic Scotland não pagam nada, membros English Heritage podem entrar pagando metade do preço no primeiro ano de associação e nos anos seguintes é grátis. Tours de áudio estão disponíveis em inglês e em uma variedade de idiomas estrangeiros, custando £ 3,50 por adulto.
Eu recomendo fortemente que contrate um guia para a sua visita, porque faz toda a diferença. Eu recomendo este aqui Ingresso e tour guiado no Castelo de Edimburgo
2 – Evite o fim de semana e agosto
Os fins de semana sempre são mais movimentados principalmente entre as 11 e 14h, já que Edimburgo é um destino popular para os fins de semana (vem muita gente da Espanha, Itália e Inglaterra). O Castelo fica mais tranquilo durante a semana.
Se você não tem outra opção, tente visitar no fim do dia ou no domingo quando parece menos movimentado porque o canhão não é disparado aos domingos.
Agosto é o mês mais movimentado em Edimburgo por causa do festival Fringe, o maior festival de arte do mundo. As coisas ficam mais caras, é difícil achar hospedagem e tudo fica lotado. Confira mais dicas e roteiro no artigo O que fazer em Edimburgo: roteiro de 3 dias
3 – Fique atento ao canhão!
O canhão é disparado todos os dias às 13h, exceto domingos, sexta-feira santa e dia de Natal. Ele fica do lado de fora para o lado do Princes St Gardens, bem pertinho do Mons Meg, um canhão gigante que poderia disparar uma pedra de 160 quilos por 3 km!
Vá uns 15 minutos antes para garantir um bom local para ver o tiro e se assustar kkkkk No vídeo abaixo eu mostro toda a visita no Castelo de Edimburgo, mais detalhes da história e curiosidades! Clica para assistir
4 – Salas principais
Crown Jewels: neste sala que mais parece um cofre, estão as Honras da Escócia: um conjunto de 3 objetos da realeza escocesa formada por um cetro, uma espada e uma coroa. A Coroa foi usada pela primeira vez pela Mary of Scots e é mais antiga que a coroa inglesa. Essa é a sala que você precisa ver!
Junto às jóias está a Pedra do Destino, uma pedra na qual os monarcas sentavam durante a coroação. Ela foi roubada pelo Rei Eduardo I em 1296 durante a mesma época do William Wallace. A pedra foi colocada embaixo do trono da Inglaterra, para mostrar que o Rei da Inglaterra também era rei da Escócia. Ela foi retornada a Escócia oficialmente séculos depois e somente após um grupo de estudantes escoceses a terem roubado numa noite de Natal haha
Apartamentos reais: é possível visitar o quarto da Mary, rainha dos escoceses. Ela deu luz ao James VI e foi presa por sua prima, a rainha Elizabeth I. Como Elizabeth I não teve filhos, o James VI assumiu o trono da Inglaterra, se tornando o primeiro rei a unir a Inglaterra e Escócia oficialmente.
The Great Hall: o salão para banquetes que dispoe de diversas armas e armaduras.
Scottish National War Memorial: um memorial aos soldades que morreram na Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Fica ao lado da Crown Jewels.
5 – Atenção aos horários
Lembre-se que as coisas fecham mais cedo durante os meses de inverno, por isso fique atento e chegue cedo para ter tempo suficiente de explorar o castelo. São muitos lugares e salas para visitar, principalmente se você visitar o museu. Vai passar tranquilamente 3 horas no castelo.
1 Abril a 30 Setembro 9:30 às 18h e de 1 Outubro a 31 March das 9:30 às 17h
O castelo vai fechar mais cedo nestas datas por causa do evento Tattoo, um desfile militar da Black Watch que ocorre em agosto: 6, 13, 20, 26 e 27. A última entrada é as 15:30 e fecha às 17h.
6 – Curta mais do castelo
Além das salas históricas, você também pode ver alguns presentes escoceses legais em duas lojas dentro do castelo, a Portcullis Shop e Crown Gift Shop.
Se gosta de whisky, pode passar na Whisky and Finest Food Shop onde pode fazer uma degustação da bebida ou ainda provar o gin local. Também pode encontrar presentes e até os tradicionais biscoitos amanteigados feito com whisky chamados de shortbread. Veja aqui 8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo
Agora se você quer sentar e comer de verdade, pode escolher entre dois cafés incríveis mas que precisam ser reservados com antecedência. No Tea Room você pode provar o tradicional chá da tarde (que é carinho mas vale a pena), veja mais sobre o Chá na Inglaterra: como Portugal criou a tradição do chá das cinco Também pode visitar o Redcoat Café que serve comida quente e outros pratos diferentes.
Depois do Castelo você pode fazer um tour sobre whisky na loja que fica do ladinho do castelo, a Scotch Whisky Experience, ou caminhar até o final da Royal Mile e visitar o Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da família real em Edimburgo.
Curiosidades do Castelo de Edimburgo
O Castelo está situado sobre um vulcão extinto chamado de Castle Rock e existem evidências que o lugar já era ocupado desde a época do Bronze.
O castelo foi sendo expandido durante os séculos, sendo que o rei David I construiu muitos edifícios aqui em 1130, como a capela, que foi dedicada à sua mãe, a rainha Margaret e que é considerado o edifício mais antigo da cidade.
O nome Edimburgo não era conhecido até a invasão dos anglo saxões no século VII e se tornou o principal Castelo da Escócia. Veja 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer
Veja 15 curiosidades sobre Edimburgo que poucos brasileiros sabem!
Onde ficar em Edimburgo
A melhor localização para ficar em Edimburgo é procurar hotéis ou hostels que fiquem no centro histórico. Aqui listei alguns opções legais de acomodação em Edimburgo:
- Haystack Hostel 8,7 $
- CoDE Pod Hostels – THE CoURT 9,3 $$ hostel magnífico!
- Kick Ass Grassmarket 8,8 $
- ibis Edinburgh Centre South Bridge – Royal Mile 8,6 $$
- Cityroomz Edinburgh $$ 8,3
- Holiday Inn Express Edinburgh City Centre 8,3 $$$
- St Christopher’s Edinburgh Original $$$ 7,9
Gostou deste artigo de Edimburgo? Leia também 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia