Hora da degustação! Guia de cervejas da Oktoberfest em Munique!
Atenção: as cervejas servidas na Oktoberfest possuem teor alcoólico maior que as normais, então esteja esperto! É comum ver muitos turistas desmaiando u.u
Guia de cervejas da Oktoberfest!
A maioria das cervejarias produzem um tipo de cerveja único para a Oktoberfest: a famosa Märzenbier. Além da cerveja é possível encontrar as Radlers (metade cerveja, metade refrigerante/soda), vinhos, uns drinks loucos e bebidas não alcoólicas. Água também tem, mas vão te olhar com olhar estranho…. Vamos ao que interessa: BEBER!!
AugustinerEspeciais: Augustiner Helles (5,2%), Edelstoff (5,6%) e Augustiner Weissbier (5,4%)
A Augustiner existe desde 1328 e durante a Segunda Guerra Mundial não parou de produzir cerveja, mesmo quase destruída. Firme e forte na parada!!!
A Augustiner Helles é uma cerveja lager leve, devido ao sua prolongada segunda fase de fermentação e a Edelstoff é um pouco mais clara, mais doce e mais forte que a Helles.
Augustiner Weissbier Oktoberfestbier é especialmente feita para o festival (chamada de Märzen lembra?). Edelstoff e Augustiner Weissbier são as únicas cervejas servidas de barris tradicionais de madeira!
Servida na: Augustiner Festhalle e Fischer-Vroni.
PaulanerEspecial: Paulaner Amber (5,8%)
Mais leve que as outras cervejas de malte do festival, a Paulaner Amber ou Oktoberfestbier é a mais popular. Possui um tom escuro de âmbar com toques suaves de caramelo e passas, porém algumas pessoas reclamam pelo seu gosto amargo (tipo eu no início) e outras pela sua “leveza doce”. A Paulaner produz essa cerveja o ano todo, ao contrário das concorrentes. Esta cervejaria é a maior de Munique, reconhecida mundialmente e fica no monte Nockherberg (linda vista!).
Servida na: Armbrustschützenzelt, Winzerer Fähndl e Käfer Wies’n-Schänke.
Hofbräu
Especial: Hofbräu’s Märzen (5,8%)
A Hofbräuhaus foi criada pelo duque da Bavária e Wilhelm o Quinto no final dos 1500. Ambos não queriam mais importar cerveja e decidiram criar a própria! Esta cervejaria foi a primeira em Munique a fabricar uma Bock, uma necessidade local, que se tornou uma moeda de sobrevivência durante a guerra dos 30 anos (os soldados suecos pegaram 344 cervejas e “beleza! podem continuar fabricando cerveja aí moçada”).
Ganhou o prêmio de ouro no Campeonato Mundial de Cerveja em 2008 e é uma das “Märzen” mais populares. A tenda da Hofbräus é muito comum entre australianos, kiwis e americanos.
Servida na: Hofbräu Feztzelt
Spaten-Franziskaner
Especiais: TheirPils(5,0%), Oktoberfestbier (5,7%) e Diät Pils (4,9%)
Esta cervejaria criou a primeira Oktoberfestbier em 1871, feita com um malte escuro, e é original de Munique. TheirPils foi a primeira a ser produzida na cidade e a Oktoberfestbier é mais forte e mais pálida (perdeu a cor devido ao preferência popular por uma cerveja mais leve 🙁 ). A Pils “diet” possui 32 calorias, especialmente criada para diabéticos. Como a Hofbräu, Spaten produz a Bavarian Märzen, mais encorpada e de cor cobre avermelhada.
Servida na: Hipodrom, Schottenhammel e Ochsenbraterei/Spatenbräu.
Hacker-Pschorr
Especial: Oktoberfest Märzen (5,8%)
Esta cerveja é fermentada por um tempo três vezes maior que as cervejas normais, o que resulta em uma cerveja maltada, lupulada e agridoce, de acordo com a tradição da Bavária. A Hacker-Pschorr possui a segunda maior tenda do festival e produz 17 cervejas sazonais, sendo a Hacker-Pschorr Weisse (5,5%) mais popular (com um leve toque de levedura) e a Hallertau excepcional, feita de 60% de trigo maltado e 40% de cevada. Esta cervejaria existe desde 1417 e sobreviveu as duas guerras mundiais fazendo cerveja!
Servida na: Hacker-Festzelt e Bräurosl
Löwenbräu
Especial: Wiesenbier (6,1%)
A entrada da Löwenbräu possui um liiiiiindo leão de 4,5m tomando cerveja!!! Está na Oktoberfest desde 1810 e serve a Wiesenbier, especialmente criada para o festival. O nome desta cerveja foi baseado no Wiesn e significa “cerveja do prado ou lugar onde a Oktoberfest é realizada”. A Löwenbräu faz parte do grupo Spaten-Franziskaner desde 1997.
Servida na: Schützen Festzelt e Löwenbräu.
Se não curtir pede outra! Essas cervejas são as mais famosas, as MUST DRINK. Depois dessas dá pra descobrir sabores novos escondidos nos galpões menores 🙂
Fontes: Hostel Brookers e Oktoberdest.de
Imagens: James Almond Paulaner US Srof Beer Advocate Culinary Training Abinbev
Que maravilha! 🙂 Deu água na boca! Ainda mais que não tô podendo beber por uns dias! 🙁