Magdeburg é uma daquelas cidades pitorescas que fogem da tradicional rota turística na Alemanha. Ela fica pertinho de Berlim (em torno de 1 a 2h de distância), é a capital da Saxônia-Anhalt e foi uma das maiores cidades do Sacro Império Romano Germânico, pois o primeiro imperador da Alemanha, Otto o Grande, morava em Magdeburg. Veja as atrações de Magdeburg no vídeo!
Atrações em Magdeburg – o que ver em um dia
Magdeburg tem alguns prédios bem antigos, outros da Alemanha Oriental e alguns mais malucos no estilo Hundertwasser ou em forma de pirâmide! A cidade não é tão pequena como imaginava, porém fizemos toda a visita a pé, pois a estação principal de trem (Hauptbahnhof) fica pertinho do centro.
Alte Markt – Praça principal
Como fomos na época de Natal, não vimos direito a prefeitura antiga logo na frente da estátua dourada do cavaleiro. Do outro lado há uma estátua de Otto von Guericke (físico alemão) e atrás a nova prefeitura.
A feira de Natal conta com roda-gigante, vários brinquedos para as crianças, diversas barraquinhas de comida (mas nada longe do que encontrei nos mercados de Natal em Berlim). Porém se você for na feira do lado, vai se surpreender!
Mercado medieval de Magdeburg
Este sim é um mercado de natal diferente das outros, pois há muitos artesãos trabalhando no metal, vidro, tecido! Todos os comerciantes estão vestidos com trajes “típicos da era medieval”, as comidas e bebidas são mais tradicionais como o Mutzbraten (porco assado com vários temperos e ervas da Turíngia), cerveja, Baumstriezel (uma massinha enrolada no espeto, no estilo daquela que comi em Praga), alguns doces e o famoso quentão.
Esse mercado medieval / histórico fica na frente de outra igreja gótica, a Pfarrkirche St. Johannis. E lá do outro lado da rua tem uma pista de patinação de gelo. Mostro mais no vídeo!
Grüne Zitadelle
A citadela verde foi projetada por Friedensreich Hundertwasser, um arquiteto austríaco com um estilo próprio e que acreditava que a arquitetura deveria ser orgânica, individual e ecológica. Que deveriámos viver em espaços ondulados, fugindo das linhas retas e em meio a natureza com árvores que crescem dentro dos recintos por exemplo. No caso da Grüne Zitadelle as árvores estão na cobertura, no pátio e também nas paredes, cada coluna tortinha e marrom simboliza uma árvore.
Dentro dessa cidadela há vários escritórios, cabeleleiros, médicos, restaurantes e claro apartamentos.
Tinha uma decoração de natal no pátio e do lado externo uma feirinha de Natal chamada Weihnachtszauber.
Catedral St. Mauritius und St. Katharina
A primeira catedral gótica da Alemanha surgiu em Magdeburg! Sua construção se iniciou no século 10 e depois foi evoluindo (um puxadinho aqui, outro ali) pelas ordens do imperador Otto (o túmulo dele está aí). Ela também é uma das maiores catedrais da Alemanha. E de praxe ela pegou fogo, foi reconstruida, bombardeada e saqueada… vale a pena uma visitinha!
A ponte de barcos
Uma das principais atrações pra quem é fascinado por engenharia é a Wasserstrassenkreuz, uma ponte de água para barcos, basicamente um rio sobre outro rio bem loko! Foto Bundesregierung Deutschland
Como chegar na ponte de barcos em Magdeburg
O método mais fácil é ir de carro seguindo as instruções do Google Maps. Caso você vá de transporte público há duas opções:
- Durante a semana: pegue o S10 Barleber See até o ponto final e de lá o busão OhreBus 604 Hebewerk e descer na estação ltestelle “Magdeburg, Hebewerk”.
- No fim de semana: S10 até o ponto final e de lá ir caminhando ao redor do lago até Schleuse Rothensee (tipo uma ponte – veja no mapa). Ai caminha mais um pouco e a ponte estará logo em frente em Trogbrücke.
Mapa retirado daqui
Como viajamos de trem, não fizemos a visita devido ao frio, vento gelaaado com previsão de neve! Não é muito fácil de chegar lá no fim de semana, pois só o tram funciona e vai até metade do caminho. Então desistimos ahueaheu
Você também pode fazer um tour pelo canal, veja as dicas no blog Tá indo pra onde
Para aguentar bem o frio, veja este post ROUPA DE INVERNO NA EUROPA: ONDE COMPRAR E DICAS
Caminhe pela cidade
Nos perdemos algumas vezes pela cidade e descobrimos diversos prédios antigos, esculturas e paisagens bem fofinhas. Vale a pena rodiar sem olhar no mapa!
Curtiram as loucuras do vídeo em Magdeburg?! Comente!
leia também
Ah!!! Finalmente vejo Magdeburg aparecer em outro blog ahahhaha Obrigada pela citação!
Acho que no passado eu sofri em algum castelo medieval. Qdo fui para a alemanha, entrei num calabouço e sabe uma sensação ruim? Tive até que sair do castelo, me deu um panico que não tens noção. Mas de qlqr forma, eu aprecio a cultura
que cidade fofa Angie, como sempre seus vídeos estão cada dia melhores e mais engraçados, eu adoro cidades medievais, tanto que fiquei encantada com Luxemburgo!
Que delícia de cidade, Angie, adorei! Achei essa mistura de cidade medieval com Natal uma combinação bem diferente e interessante, acho que se deu bem visitando nesta época. Ganhou duplamente! E aquela ponte, nunca tinha visto nada igual, sensacional!!!
Que legal esta cidade: arquitetura, paisagem, catedral… De todas as descrições sobre mercados de Natal na Europa que eu li esta foi a mais legal com suas caraterísticas medievais, comidas tradicionais e artesãos trabalhando. 🙂 bjs
Adorei esse prédio, muito louco. Acho que tá faltando criatividade para o povo do arquitetura, precisam inventar mais mesmo. E adorei o vídeo também, esse lugar é uma viagem no tempo, pena que o tempo não ajudou pra ir na ponte de barcos, fiquei bem curioso pra conhecer.