A Saga das Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti! Não é nada raro uma excursão dar errado, mas furar dois pneus de uma só vez e passar 4h no deserto do Atacama tomando sol direto na cabeça não é fácil! Assista o vídeo pra saber o que aconteceu!
Lagunas Altiplânicas no Deserto do Atacama
As Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques pertecem a comunidade de Socaire, a qual preserva e faz a administração do local e promove como um turismo eco-étnico. As lagunas estão a 110km ao sul de San Pedro de Atacama e a 28km do povoado de Socaire….e é lógico que no meio do caminho aconteceu a tragédia.Um pneu furado, todo estrupiado.
Enquanto arrumavam, tomamos nosso café da manhã com essa vista lista!
Quase lá..até perceberem que o outro pneu também já era. ..PORCODIO
O guia saiu correndo para o nada tentando pegar sinal, pois não havia RÁDIO PARA CONTATO NA VAN. #fail
Quando vocês forem contratar uma agência, certifiquem-se que tenha isso! Algumas agências não tem noção das tretas que pode dar sem ter contato via rádio pois vários lugares do deserto não tem sinal de celular, obviamente.
8km o coitado andou no solão, sem água, sozinho e com coiotes na espreita ~mentira, mas é legal imaginar~ até chegar perto de Socaire.
“Mas por que ele foi andando? Não era mais fácil pegar carona?”
O problema é que essa estrada aí só vai para as lagunas, então a galera que estava indo de manhã, só ia voltar depois do meio dia. Então ele pegou carona na volta!
Pelo menos todo esse tempo rendeu umas fotos lindas do deserto do Atacama!
E o pior dos casos…não tinha banheiro haueahe
Tinha que caminhar um bom tanto até chegar numas pedras e dar um jeitinho.
Ficamos parados das 9h da manhã até perto da uma hora da tarde, quando fomos resgatados por uma excursão de alemães da terceira idade ahueahea que nos levou até Socaire para almoçar. Logo apareceu o bus de 28 lugares para levar 8 pessoas até as lagunas. Na teoria poderíamos visitar o resto dos lugares, porém um casal tinha reservado o tour astronômico e precisava estar de volta a San Pedro do Atacama as 19h.
A cagada foi que eu queria muito conhecer Piedras Rojas, um dos lugares mais legais segundo a Camila do Melhor Mês do Ano. Porém, como deu tudo errado do Chile, não visitei e fico babando nas fotos. -_-
Formação das Lagunas Altiplânicas
Antigamente as águas provenientes das cordilheiras desciam livremente nos pés dos vulcões Miscanti e Miñiques até chegar no Salar do Atacama. Em torno de 1 milhão de atrás, houve uma erupção do vulcão Miñiques que interrompeu o curso das águas, as quais começaram a se acumular.
No inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de -30ºC e a superfície das lagunas congelam! É um show de cores em qualquer estação! As lagunas são tão azuis que nem parecem de verdade!
As vicunhas usam os tais “corredores biológicos” para transitar entre as lagunas, por isso não é permitido pisar muito próximos a esses caminhos! Permaneça dentro do limite demarcado pelas pedras!
A região das lagunas altiplânicas contempla vários tipos de ambientes, como lagunas, estepes, ladeiras rochosas, bofedales (um tipo de pantanal) e abriga em torno de 94 espécies de animais, como patos, gaivotas andinas, vicunhas, guanacos, raposas, vizcachas (uma mistura de coelho com chinchila).
Esta é a Laguna Miñiques e seu vulcão! Aqui tem mais fauna devido a composição da água!
Esta é a Laguna Miscanti, a primeira que você avista quando chega no lugar, ela é maior que a sua vizinha e aquele branquinho ali é Bórax, uma mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico.
Quanto custa visitar as Lagunas Altiplânicas?
Custa 28mil pesos (R$170), inclui Socaire, Lagunas Miscanti e Miñiques, Toconoa, Piedras Rojas, café da manhã e almoço + Ingresso 5 mil (R$30). Veja os valores das outras excursões no Atacama.
Horários do tour Lagunas Altiplânicas
Das 7 às 14h.
É possível passar uma noite nas lagunas em uma cabana por 20 mil pesos e fazer o trekking Sendero Ckoiche guiado por algum local de Socaire por 5mil.
Qual a melhor época para visitar as Lagunas Altiplânicas?
Eu fui no verão e estava assim, toda marrom. No inverno tem neve e fica lindooo porém é muuuito mais frio, vento gelado mesmo de cortar o rosto e dependendo da situação NÃO EXISTEM TOURS! Olha só, a Patrícia do blog Viagem de Fuga foi em maio e tinha neve!
O que levar para o tour das Lagunas Altiplânicas
Como fica a 4 mil metros de altitude, recomendo aclimatar alguns dias em São Pedro para ir se acostumando. Parece brincadeira, mas a altitude e falta de oxigênio dá um baque na gente. E como venta muuuito, vá agasalhado! Por isso recomendo levar:
- folhas de coca
- água
- jaqueta corta vento
- protetor solar
- tênis
- fleece ou moletom bem quentinho
- calça (não vá de bermuda peloamordeODIN
- protetor labial
- óculos de sol
O desfecho da tragédia
Ao retornarmos pra San Pedro de Atacama, fomos até a agência Desert Adventure e pedimos nosso dinheiro de volta. A dona fez que não foi culpa dela, que tinha entregado o dinheiro para trocar os pneus e que não trocaram. Não tomou responsabilidade, mas devolveu todos os pesos certinho.
Salve este post pinando a imagem abaixo no seu Pinterest e conheça os meus painéis de viagem!
Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Leia também:
Adoramos seus posts bem humorados. É certeza de boas risadas, mesmo diante de perrengues. rssss Aprendemos muito com seu relato.
Oh! Quanto perrengue! Pelo menos rendeu história para contar e de qualquer forma, tinha a vista extraordinária do Atacama né? 🙂 Ana
Vai ter que fazer igual eu… voltar umas mil vezes no Atacama pra ver tudo =p (já fui 3 e nunca consegui fazer o tour astronomico =/ )
Nossa que perrengue! =/
Mas que bom que no final deu tudo certo e o que ficou foram essas fotos lindas!
Eita,que perrengue Angie!
Mas as fotos ficaram demais mesmo! *-*
E tão fofinhas vicunhas! rs
isso de ficar preso no deserto é tenso, infelizmente não conheci as lagunas, mas quero fazer o passeio todo numa próxima viagem ao Chile! As fotos das lhamas é muito ?
Que tenso, guria! :/ Também passamos pelo problema de fazer do deserto banheiro, haha. Esse passeio foi o que eu mais passei mal pela altitude 🙁 Mas foi também o que achei mais lindo.
Sabes que um dos sonhos do meu marido é ir para o Atacama e eu nunca dei muita bola, porque não estava nos meus planos mais próximos. Mas vendo estes teus posts e fotos, não só este, mas os outros também, sabe que to morrendo de vontade de ir também? Obrigada guria!! Beijos.
Amei as fotos e a aventura. Essa viagem deve ter sido o máximo! Logo logo vou me aventurar também por essas bandas. Bjo.
Conheci essas lagunas e são lindas, fora o visual. Adorei as fotos.
É sempre bom haver história para contar, ao menos devolveram todos os pezinhos ! Quanto ao banheiro… não melhor e mais limpinho do que esse ao ar livre !
Cara, isso aí foi um perrengue de qualidade hein? Hahaha
Que bom que deu pra aproveitar e ainda rendeu boas fotos!
O Atacama tem paisagens difíceis de esquecer… E nada mal ficar “à deriva” num lugar desses, né!? Adorei matar as saudades de lá com seu post!
Que lugar maravilhoso!!! Preciso conhecer o Atacama. Parabéns pelo post, super detalhado e fotos lindas!
Eu costumo dizer na brincadeira que a lei de Murphy se aplica a mim quando vou em viagem, mas sem dúvida que depois de ler a sua história posso afirmar que se aplica a você também! há que ver o lado bom que é ficar ‘perdido’ num lugar magnífico como esse!
aeauehau com certeza Ester! Ainda preciso fazer um video de todos os problemas que tive no Chile, era um por dia -_- obrigada pela visita!
O lugar é realmente lindo, mas você soube perfeitamente como capturar as imagens. Suas fotos são de mais!!!! Parabéns!
Guria bacana demais esse post. Estou apaixonado por esse lugar, que fotos mais maravilhosaaaaas.
Hahaha tadinha essas tretas com tour são complicadas mesmo, mas no fim acho que até deu tudo certo né
Muito legal, Atacama é um destino nos sonhos para mim, li o seu post com muita calma, lindas fotos!
O perrengue acabou rendendo lindas fotos e história pra contar. Então tá de boa! 😉
Hahaha, que perrengue… E que história. Imagine o tostão no sol escaldante do deserto! 😮
Com perrengue ou sem, o Atacama continua sendo lindo, né?? Eu adoro esse lugar!
As fotos estão incríveis!
Bom, pelo menos vcs conseguiram o dinheiro de volta.
Sempre babando nas fotos do Atacama, sobre o imprevisto , valeu pela dica de contratar uma agência que tenha telefone via radio, essencial nessas situações.
se não teu guia tem que sair correndo pra encontrar ajuda haeuahea obrigada pela visita!
Esse lugar é maravilhoso, né? Nós nao fizemos o pernoite, apenas visitamos parte. Que sdds…
Ana, tudo bem?
Você sabe dizer como faço para reserva esta cabana na laguna miscanti?
oie!! precisa procurar agencias que façam esse passeio lá em San Pedro Mesmo!