Fala galera! Muita gente vai ao Atacama para explorar a natureza, fazer todos os tours possíveis e acaba esquecendo de conhecer San Pedro de Atacama! A cidade tem muita história e coisas bizarras que passam despercebidas para muitos viajantes. Assista o vídeo e leia o post para complementar a sua viagem 🙂 Se você não está vendo o vídeo, clique aqui.
8 coisas que você não sabia sobre San Pedro de Atacama
1. Walking Tour
SIM, existe um walking tour / city tour em San Pedro de Atacama!!! Nós fizemos o tour San Pedro Hoy da Tours4Tips que ocorre todos os dias as 10 da manhã, dura duas horas e você paga o quanto quiser! Basta enviar um email para confirmar a sua vaga e aparecer na Plaza de Armas. Os guias são bilíngues, super animados e utilizam uma camiseta listrada como o do Wally. Aprendi tudo o que está neste post com a Adrin, nossa guia querida!!
2. Plantas medicinais
O Atacama é o deserto mais árido do mundo e mesmo assim possui uma biodiversidade enorme de plantas e animais. O povo local de San Pedro do Atacama utiliza várias raízes, folhas, ervas para curar diversos problemas!
Rica rica: produz forte odor aromático, o chá de rica rica é ótimo contra dores de estômago, pois ajuda na digestão, contra dores nos rins, problemas de circulação e estimula a produção de leite materno.
Ayrampo: fruto dos cactos, utilizado para amenizar febre e para produzir tintura.
Coca: estimula funções digestivas, é um analgésico natural para tratamentos de reumatismo e artrites. Possui efeito direto sobre o sistema nervoso central, reduzindo o cansaço e traz benefícios digestivos, reumatológicos, cardiovasculares e nervosos.
Algarrobo: fruto da árvore de algarrobeira, usado para tratar infecções, diminuir o colesterol e triglicerídeos, tratar anemia e baixo peso. Também é utilizado por seu conteúdo energético e protéico.
Chañar: transformado em xarope e utilizado para aliviar dores de garganta, pois é antitussígeno, expectorante, analgésico e antiinflamatório.
Ah e várias dessas plantas são transformadas em sorvete e são deliciosas! Veja o que comer no Atacama.
Mas eles também acreditam em outras plantas ~benéficas~ aehuaeha
3. Festas ilegais
Não são permitidas festas na cidade, porém volta e meia acontecem as famosas festas clandestinas no deserto! A galera se reúne fora da cidade e a música pode ser ouvida de longe…você praticamente sabe que tem uma rolando por causa do tush tush (falaram que avisam nos hostels, mas não ficamos sabendo de nada).
4. Droga como moeda
E claaaro que tem tráfico de drogas em San Pedro do Atacama, pois faz fronteira com a Bolívia. Na região de San Pedro do Atacama vivia um dos povos mais psicodélicos da América do Sul que utilizavam huachuma, um cacto também chamado de San Pedro, em seus rituais espirituais. O psicoativo alcalino é a mescalina e é usado por xamãs há 3 mil anos em cerimônias. Há relatos que esse droga era trocada entre as tribos por matéria prima!
5. Feirinhas
Longe do centrinho e perto do campo de futebol existe uma feirinha fixa, onde vendem frutas, verduras e outras coisas interessantes.Se você tiver sorte, pode pegar a FEIRA MENSAL! Acontece apenas um dia por mês, quando a galera de Calama vem pra San Pedro de Atacama vender tudo quanto é comida e coisa bem mais barato que nos mercadinhos. Tem até melancia!!!
6. O Ladrão de múmias
Uma figura meio controversa de San Pedro do Atacama é o jesuíta belga Gustavo le Paige. Ele trouxe alguns benefícios a cidade como construção de hospital, ruas, campo de futebol…porém explorou crianças e a história dos Licanantai, trocando moeda ou roupas por múmias. Ou seja, enganava os pequenos para revelar a localização dos antepassados. Aí ele levava para o museu dele ou entregava para amigos (como o Pinochet).O povo Licanantai acreditava que havia vida após a morte, então mumificavam seus entes queridos e colocam em vasos com coisas que eles poderiam precisar nessa “caminhada” como comida, objetos de trabalho, roupas…e esses vasos eram virados para o Licancabur, o maior vulcão da região e considerado guardião.
7. Mudança de nomes
Todas as pessoas com nomes Licanantai foram forçadas pelos “outros chilenos” a modificá-los, “espanholizá-los” digamos assim. Houve uma imposição da cultura e da religião, já que perderam os nomes e passaram a enterrar seus mortos em vez de mumificá-los. No entanto, o costume de deixar alimentos, bebidas e cigarros ainda é visto no cemitério.
8. Artesanato Local
Próximo a Plaza de Armas está o Pueblo Artesanos, um corredor cheio de roupas, peças artesanais, lembrancinhas…as coisas aqui são mais baratas que no centro, porém vários artigos não são feitos pelos locais e são encontradas em outros países andinos…Você encontra a famosa blusa de lhama no Chile, Bolívia e Peru aheuahe
É isso aí galera, espero que tenham gostado deste vídeo e do post sobre 8 coisas que você não sabia sobre San Pedro de Atacama! Veja mais detalhes sobre o walking tour no blog das Estrangeiras!
Salve este post sobre curiosidades no Atacama no seu Pinterest e conheça meus painéis de viagem!
Se este post te ajudou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso 🙂 Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 21 dólares no AirBnB
ROTEIRO NO ATACAMA DE 7 DIAS E VALORES!
O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI
O QUE COMER NO ATACAMA: RESTAURANTES BARATOS!
Hahaha, me divirto com seus videos! Muito bom!
Tem razão: não sabia de nenhuma delas! Adorei e não sei dizer qual gostei mais… Festas ilegais! Ervas para salvar casamento! kkkk
Muito bom!
Guria desvendando os lados obscuros do Atacama! Muito bom!
que interessante e ao mesmo tempo engraçado! E que festas loucas são essas hahaha
fiquei chocada com o ladrão de múmias, os seus posts me deixam com mais vontade de ir ao Atacama.
Demais, não sabia mesmo. Adorei o ” Na região de San Pedro do Atacama vivia um dos povos mais psicodélicos da América do Sul ” kkkk locura locura locura! 😉
Não sabia! Adorei o post! Adoro listas, muito bem elaborada! Parabéns
Que demais. Amei saber que tem os famosos free walking tours no Atacama. Viciei nisso e hoje em dia gosto gosto de fazer o walking tour no primeiro dia que vou a alguma cidade, é legal para conhecer coisas que só os locais sabem não é. E que coisa cabeluda essa das múmias, credo rs.
Beijos
é então, cada coisa bizarra que a gente aprende nos walking tours haeuahe valem muito a pena!!
Quanta coisa de diferente! Mas essa parada do ladrão de múmias foi a que eu achei mais bizarra….
Que post mais curioso, hahaha é incrível como todo lugar tem algum remédio para impotência sexual.
Arrasou Guria muito bacana o post, deu ainda mais vontade de conhecer esse lugar incrível
Essa das drogas eu já desconfiava e agora confirmou total!!! hahahaha
Pô, fiquei curiosa com essas festas aê!!!
Nossa, como é difícil entender o que tu fala hahahaha mais facil o guia em espanhol mesmo
se não acompanhar tem chances de ser atropelada aheuaheu
Meninaa tô fazendo ctrl+C Ctrl+V da tua viagem kkk
Benção demais, tá me ajudando horrores
eauehaue fico feliz guria!! aproveita!!
SPA é uma cidade incrível mesmo! Mas muita destas curiosidades eu não fiquei sabendo quando estive por lá.. tenho retornar só pra fazer este tour também haha
abraços!