wat?? Pois é, isso mesmo, uma réplica da Notre Dame de Paris em Saigon, a pseudo capital do Vietnã. E o mais interessante: todos os materiais foram importados da França!! Mas como assim Angie? Senta que lá vem história!!
O Vietnã foi colônia francesa de 1862 a 1954, herança de Napoleão, tempo suficiente para criar um alfabeto vietnamita (essa história eu conto depois), ensinar francês para a galera e construir uns prédios legais . Naquela época a região era conhecida com Conchinchina. Somente em 1947 passou a ser chamada de República do Sul e outra do Norte do Vietnã, tudo território/governo bonecos da França, até dar umas tretas fortes aí com a França, que perdeu tudo.
Maaaas o que essa igreja ae tem a ver com as paradas? Bem, o problema é que o presidente do sul do Vietnã, Ngô Đình Diệm, era membro da minoria cristã e conduziu políticas contra a maioria Budista, ou seja, 70 a 90% da população. Cristãos tinham privilégios no exército, na aquisição de terra, comércio, impostos…e até armas foram distruibuídas em vilas católicas (algumas convertidas de forma nada pacífica) para repelir guerrilhas vietcongues. Padres tinham pequenos exércitos, pagodas foram destruídos e saqueados e a igreja católica era a maior dona de terras vietnamitas.
Aí surgiu outra rebelião norte x sul, norte com apoio chinês e outros comunistas e o sul resolveu chamar os americanos de vez, pois já havia abastecimento de materiais bélicos e de oficiais para evitar a propagação do comunismo. Esse evento culminou na Guerra do Vietnã ou Guerra dos Estados Unidos, dependendo de onde você está, e durou quase 20 anos, de 1956 a 1975, quando o norte vietnamita capturou Saigon. No meio de tanta treta, Diệm foi capturado e assassinado pelo exército e muitos acreditam que foram ordens de Ho Chi Mihn (o líder comunista que unificou o país e está presente em quase todas as casas em forma de retrato :D). Consequentemente, muitos cristãos foram perseguidos até e após a formação República Socialista do Vietnã. Muita gente sumiu misteriosamente, mandados para campos de reeducação *cof cof* trabalho forçado.
Mas voltando ao lado bonito da coisa, aí vai algumas comparações dentro e fora, Paris e Saigon respectivamente.
Aaaahh e os noivos tirando foto da frente da igreja SÃO 99,9% asiáticos.
Pra Paris vão os rycos, porque olha, se o Euro tá alto pra gente, imagina pro pessoal da Ásia.
Mas no Vietnã elas não perdem a pose e beleza 😀