Tashiling é um restaurante tibetano em Três Coroas, aproximadamente 100 km de Porto Alegre ou 31 km de Gramado no Rio Grande do Sul. Fiquei extremamente feliz de ver a placa gigante do restaurante, pois não tinha ideia que existia!
Restaurante tibetano em Três Coroas
O Tashiling é o primeiro restaurante tibetano do Brasil e foi fundado por Ogen Shak, um artista plástico especialista em arte sacra tibetana que veio mostrar sua arte no Centro Budista em Três Coroas. Aconteceu que se apaixonou por uma brasileira, casou e decidiu abrir o restaurante!
Sobre o Chef Ogen Shak
Foto: Revista Donna
Ogen teve uma vida sofrida. Fugiu com seus irmãos em um caminhão com desconhecidos em 1950, quando os tibetanos eram perseguidos pelos chineses, devido ao território estratégico do Tibete (atualmente é controlado pelo governo comunista chinês e a “Administração Central Tibetana” (ACT) é um governo em exílio e democrático). Caminhou com essa galera desconhecida por 30 dias, cruzou a cordilheira do Himalaia, contornou o Everest. Passou fome, muito frio, sempre com medo de ser descoberto, viu a morte de perto e quase morreu de gagrena. Foi resgatado por um grupo de ajuda humanitária e ficou em recuperação durante um ano.
Reencontrou sua família na Índia e dedicou-se à arte sacra. Anos depois veio à São Paulo, aí à Três Coroas e ficou. Leia a reportagem completa na revista Donna
O ambiente
Como chegamos à uma hora da tarde, o restaurante estava super cheio! Colocamos nosso nome na lista de espera e ficamos no jardim, curtindo a atmosfera tranquila, um ventinho gostoso nos cabelos e passarinhos cantando. Nem vimos que uma hora já tinha passado até que fossemos chamados, pois os atendentes são super atenciosos e educados, não há um aquele “ar pesado” impaciente, muito comum em restaurantes.
Foto: Espaço Tibet
Dentro do restaurante há panos soltos no teto, as paredes decoradas e há o domínio das cores asiáticas (amarelo e vermelho).
Um altar decora a parede principal do local e as mesinhas e cadeiras são bem simples e muito confortáveis. A vista é impressionante!
O menu
Na recepção do restaurante tem um chá de manteiga, com um gostinho bem peculiar. Não curti muito, mas valeu a experiência!
Quando sentamos, é servido outro chá, desta vez preto e com gengibre. Esse sim, muito gostoso! Os garçons vestem roupas bem coloridas, são muito animados e querem servir bem.
Foto: Espaço Tibet
Os pratos não são tão exóticos quanto eu esperava, pois são releituras da gastronomia tibetana, bem contemporâneas. Seria apenas um “sotaque tibetano”. Então tem como agradar a todos!
Começamos pelo Chamô momo, trouxinhas cozidas no vapor, salteadas na manteiga e recheadas com cogumelos (as conhecidas “dumplings”).
Eu poderia comer isso a vida toda, é uma delícia!!
https://youtu.be/qQpJAlNmHF8 Este é o Chef Ogen apresentando os momos.
O nosso prato principal foi o Chaso Niandu Chua, filé grelhado com molho de queijos e castanha de caju e arroz com açafrão flambado com manteiga, uva passada e castanhas. Vem acompanhado de batatinhas cozidas seladas na manteiga com ervas finas. Serve duas pessoas!
O molho da carne é feito com queijos mais suaves, não tem aquele sabor forte e enjoado dos queijos italianos, como provolone.
O arroz dá pra comer puro! Muito gostoso, soltinho e com sabor muito diferente.
Batata é vida!!
De sobremesa pedimos Pudi, uma massinha semelhante ao momo, porém no formato de girassol e recheada com chocolate e morango e gergelim. Há também um coquetel feito com pétalas de rosas!
Com certeza um dos melhores restaurantes que já comi, volto com certeza, experiência única!
Avaliação final
Voltava pra comer todo dia se pudesse, comida excelente, atendimento ótimo!
Espaço Tibet
Quartas a sextas das 12 às 15h
Sábados, domingos e feriados das 12h às 16h
Sábado à noite das 20h às 23h
Rua Alagoas, 361, Bairro Águas Brancas, Três Coroas – RS
Telefone: (51) 3546-5763 e 9678-3184
Se este post te inspirou, por favor utilize os links abaixo para programar a sua viagem! Assim você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso ? Ah e também me siga no Instagram e no Facebook! Obrigada!Reserve seu hotel ou hostel em qualquer lugar do mundo com o Booking ou no Hostelworld e durma susse!
Seguro Viagem é com a Real Seguros! Compare os melhores preços e viaje suave!
Garanta seu ingresso sem filas! Confira as atrações no Ticketbar
Ganhe 25 dólares no AirBnB
Nossa Angela nunca iria espera algo tão sofisticado da cultura oriental ai no Rio Grande do Sul hehehe E esses momo são uma delícia, sempre quando dá como aqui no bairro oriental da Liberdade. Que lugar lindo e que bom gosto o seu *-*
obrigada Glaucon!! muito lindo e gostoso mesmo, dá vontade de voltar aheuaheua Tenho que fazer uma visita na Liberdade!
Já coloquei no meu roteiro, vou em agosto pra lá com a minha família! Curtindo muito seu blog. Parabéns
oba!!! Obrigada Rizia 😀