Confira aqui O que fazer em Valletta, a capital de um dos menores países do mundo! Se você está planejando viajar para Malta, a menor capital europeia não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. A ilha é cheia de história, tradição, cultura e praias com água cristalinas.
Neste artigo vou cobrir as atrações que você consegue visitar em apenas um dia ou dois dias. Lembre-se que Valletta está rodeada de cidades menores e é muito fácil visitar toda a ilha. Neste roteiro 2 dias O que fazer em Valletta, você visitará os pontos turísticos mais conhecidos.
O que fazer em Valletta: roteiro 2 dias
Índice do Artigo
Esta viagem foi feita no mês de maio e foi muito legal explorar Malta com meus amigos do canal TripnLove! Também fomos para a ilha de Gozo que está situada ao lado de Malta. Leia também: O que fazer na Ilha de Gozo: Roteiro 2 dias
Valletta, capital de Malta
Fundada no século XVI pelos Cavaleiros de São João, Valletta é conhecida por sua arquitetura barroca, fortificações imponentes e ricas tradições culturais. Com apenas 6 mil habitantes, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em reconhecimento à sua importância histórica e cultural.
Quando visitar Valletta?
O clima em Valletta, tipicamente mediterrânico, oferece uma experiência agradável durante grande parte do ano, mas a pergunta que muitos se fazem é: qual a melhor época para explorar Valetta, essa cidade única?
Valletta se destaca por seus verões longos e secos, contrastando com invernos curtos e úmidos. Com a ilha de Malta experimentando períodos secos entre maio e agosto, a primavera surge como a escolha ideal para fazer todo este roteiro O que fazer em Valletta.
A minha dica é visitar Malta entre abril e junho, quando as temperaturas são mais amenas. Durante esses meses, a ilha desfruta de uma menor incidência de chuvas, proporcionando o cenário perfeito para descobrir todos os encantos históricos e culturais que Valletta tem a oferecer.
Não recomendo visitar Malta durante os meses de verão entre junho a agosto porque é muito quente, mas queeeente mesmo e nas praias não há nenhum tipo de sombra!!!
Como chegar em Valletta?
Não há voos diretos do Brasil para Malta, então a rota mais comum para chegar a Valletta envolve a conexão em Portugal, Espanha, Irlanda…. Diversas companhias aéreas de baixo custo operam voos diretos de Lisboa, Porto, Madrid ou Barcelona durante a maior parte do ano, proporcionando uma opção conveniente. O tempo de voo até Valletta é de aproximadamente três horas a partir de Portugal.
Você irá desembarcar no aeroporto Internacional de Malta, localizado a aproximadamente 8 km da capital. A partir do aeroporto, você pode pegar um transfer privado, perfeito para quem viaja em grupos. Veja mais informação aqui: Transfer privado do aeroporto de Malta
A opção mais barata é pegar o ônibus e você pode fazer a reserva diretamente aqui: Transfer de ônibus entre o aeroporto de Malta e os hotéis. Durante a reserva você informa o número de pessoas, o número do voo, o horário de chegada e o nome do seu hotel. No dia agendado, o motorista esperará por você no saguão de desembarque com uma placa com o seu nome escrito.
Onde ficar em Valletta?
Onde se hospedar em Valletta? Essa é uma dúvida recorrente, afinal, a localização da sua acomodação pode definir como será a sua experiência.
Se você deseja ficar perto dos principais pontos turísticos, a minha recomendação é se hospedar na região sul. Além de estar próxima das atrações, essa área abriga o shopping e a estação central de ônibus, facilitando o acesso a diferentes partes da cidade.
Outra opção a ser considerada é a região leste, amplamente reconhecida como uma das melhores áreas de Valletta. Essa localização privilegiada, próxima ao porto da cidade conhecido como Gran Harbour, confere um charme especial à estadia.
Embora os preços possam ser um pouco mais elevados nessa região, ainda é possível encontrar opções mais econômicas, garantindo uma experiência confortável e memorável. Ao escolher o local de sua hospedagem, leve em conta suas preferências pessoais e o tipo de atmosfera que deseja vivenciar durante sua estadia em Valletta.
Confira algumas opções de hotéis em Valletta que achei bem legais com ótimo custo-benefício:
Melior Boutique Hotel (8.6) ⭐⭐⭐: esse hotel fica bem pertinho das praias MedAsia e Tigné Point. Sua localização permite fácil acessos aos principais pontos turísticos e atrações, como o Valletta Waterfront. O check-in é flexível, permite que os hóspedes deixem suas bagagens para explorar a cidade antes mesmo do horário oficial. Um ponto importante: a entrada do hotel é feita pelo Starbucks.
Osborne Hotel (8.8) ⭐⭐⭐: possui ótimo café da manhã e está localizado próximo às antigas fortificações de Valletta. E ainda tem piscina no rooftop com uma vista incrível e academia! Hóspedes elogiam a cama confortável e ótimo atendimento.
Hotel Castille (8.0)⭐⭐⭐: hotel com excelente localização, a 5 minutos a pé da Fonte Triton, na principal praça de Valletta. Com arquitetura de XVI, é perfeito para você sentir toda a atmosfera da cidade e ainda desfrutar de um ótimo café da manhã.
Sally Port Suites (8.4) ⭐⭐⭐: esse hotel está localizado na região central, a 200 metros do calçadão com vista do porto. O local oferece excelente atendimento e acomodações confortáveis por ótimo preço. Quarto bonito, autêntico, ótima varanda coberta em estilo maltês, elevador, muito tranquilo à noite.
L’Artist Casa Micallef (8.3) ⭐⭐ – hostel perfeito para quem viaja sozinha! Está próximo da University of Malta e apenas 600m da Upper Barrakka. Os hóspedes elogiam o edifício, quartos com cama confortáveis, além de grande e ótima cozinha compartilhada.
O que fazer em Valleta: 6 atrações imperdíveis
Mesmo sendo a menor capital da Europa, Valletta surpreende com uma diversidade imensa de atividades. Vem comigo, que eu mostro a você 6 atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro!
Clique no vídeo abaixo para saber mais O que fazer em Valletta!
1 – Fonte dos Tritões
Inaugurada em 1959 e assinada pelo talentoso escultor Chevalier Vincent Apap, a Fonte dos Tritões é a primeira parada ao chegar na cidade. Com três estátuas de bronze representando Tritões, segurando uma bandeja, a fonte homenageia os Cavaleiros de Malta, que protegeram a ilha contra a invasão dos Otomanos.
2 – Il-Berġa ta’ Kastilja
Este edifício barroco da década de 1740 é o gabinete do primeiro-ministro desde 1972. Na sua entrada há uma escadaria com 2 canhões históricos.
O nome traduzido é Pousada de Castela e foi construída para os Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros de Malta, principalmente os provenientes de Castela e Portugal.
Funcionou de 1574 até 1798, quando foi assumida pelo exército francês. Depois que a ilha foi ocupada pelos britânicos em 1805, a instalação serviu para diversas funções, incluindo: quartel-general das forças de ocupação britânicas.
Do outro lado fica o Central Bank of Malta Currency Museum que possui um pequeno museu sobre moedas.
3 – Parlamento de Malta
Esse é um dos prédios mais contemporâneos desta área, super diferentão! Foi construído em 2015 e fez parte do Projeto City Gate, que criou um novo portal para a cidade e transformou as ruínas da Royal Opera House em um teatro ao ar livre.
Na rua do parlamento você encontrará muitas lojas vendendo lembrancinhas, chapéus (indispensável em Malta!!!) e cafeterias.
4 – Upper Barrakka
Uma área repleta de jardins e canhões, onde é possível até assistir aos tiros (de festim, lógico! Mostrei no vídeo). Com uma vista de tirar o fôlego, especialmente ao pôr do sol, a Upper Barrakka é um convite maravilhoso para desfrutar a paisagem de Malta. Não deixe de experimentar a culinária local nos restaurantes próximos, como o pastizzi, um folhado típico recheado com ricotta.
O espaço é bem grande, você pode caminhar bastante, tomar uma cervejinha e admirar as vistas! Não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Valletta!
5 – Centro Histórico
Uma coisa que você não pode deixar de lado deste roteiro O que fazer em Valletta é caminhar pelo centro histórico! Você terá uma sensação de uma viagem no tempo, de volta ao século XVI. As ruas estreitas, inúmeras escadarias, praças, casas e prédios antigos possuem uma arquitetura bem peculiar, com sacadinhas e janelas charmosas.
Quando o sol se põe, as luzinhas tornam o lugar ainda mais mágico, criando uma atmosfera encantadora que faz de Valletta um local realmente especial e cheio de histórias para contar.
Um dos lugares para comer uma boa pizza é a San Paolo Naufrago, aqui tem muito bonito e as mesas e cadeiras são colocadas nas escadarias que acabam formando a rua. É bem movimentado, então recomendo chegar cedo!
Para quem quer fazer umas comprinhas recomendo a Republic Street e Merchant Street, as ruas comerciais principais de Valletta são ótimas para encontrar lembranças únicas. Além de lojas, você descobrirá joalherias e artesanato malteses. Aproveite também os restaurantes e cafés com terraços para desfrutar da vista da cidade.
6 – Co Catedral de São João
Construída pela Ordem de São João em 1578, a Co Catedral de São João possuia uma decoração modesta até 1660 quando decidiram adicionar vários elementos para competir com as catedrais de Roma. Até o Sir Walter Scott, importante escritor escocês, ficou chocado com tanta beleza! Possui ornamentos complexos de 1578 e repleta de lápides de mármore com personalidades europeias.
Vale a pena fazer um Passeio a pé guiado de 4 horas que inclui uma visita opcional à catedral
7 – Grand Master’s Palace
St. George’s Square (Misraħ San Ġorġ) uma das praças principais e que abriga vários edifícios barrocos e neoclássicos como o Grand Master’s Palace. Este palácio foi o primeiro a ser construídos pelos cavaleiros de São João e serviu de Palácio do Governador durante o período britânico.
Atualmente, o Palácio é a sede do Gabinete do Presidente de Malta. É possível fazer uma visita ao seu interior e a entrada custa €12, veja no site oficial.
8 – Lower Barrakka
Este é outro jadim muito bonito que não pode ficar de fora da sua lista de O que fazer em Valletta! Dentro há um templo Monumento a Sir Alexander Ball rodeado por plantas, estátuas e uma bela fonte. No final do dia muitas senhorinhas sentam nos banquinhos pra por a conversa em dia e admirar as belas paisagens.
Aqui você tem uma vista incrível para o Grand Harbour e Porto Rocasoli, que apareceu no seriado de Game of Thrones. Mais especificamente nos episódios:
- S01E03 (“Lord Snow”) os portões e a portaria deste Forte aparecem quando a festa do rei retorna à cidade,
- S01E05 (“O lobo e o leão”) quando Arya retorna ao Portão do Rei após fugir por uma passagem secreta.
9 – Igreja Carmelita
É uma das igrejas católicas mais famosas e principais atrativos turísticos de Valletta, dá pra ver sua cúpula de longe! Ela foi construída em 1981 e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO que inclui toda a cidade.
A cúpula possui 42 metros de altura e atração principal do interior é uma pintura de Nossa Senhora do Carmo, datada do início do século XVII.
Achei meio complicado encontrar ela no mapa em si, basta copiar o nome em maltês aqui: Bażilika Santwarju tal-Madonna tal-Karmnu. A Festa de Nossa Senhora do Monte. Carmelo é celebrada em Valletta no dia 6 de julho.
10 – Casa Rocca Piccola
Apesar do nome sugerir uma simples casa, a Casa Rocca Piccola é, na verdade, um palácio de 400 anos habitado até hoje! Foi construído para Don Pietro La Rocca, Cavaleiro de Malta e desde o século XVI, 9 gerações da família Marquês de Piro chamaram esse lugar de lar.
Aqui você poderá conhecer mais de 50 quartos e ver coleções de móveis, prata, pinturas de Malta, quadros com retratos dos marqueses de Piro e os barões de Budach. Além disso, você sabia que nos túneis da casa mais de 100 pessoas se refugiaram durante a Segunda Guerra Mundial? Adquira seu ingresso para a Casa Rocca Piccola
Extra – Guardjola Gardens
Esse jardim está localizado em Senglea, uma outra cidade ao laod de Valletta, e oferece vistas espetaculares do Grande Porto e das Três Cidades de Malta. Destaque para o bastião com uma escultura única de uma orelha, um olho e uma garça, símbolos de proteção e observação. Eu achei esse lugar fantástico, ainda mais porque você consegue ver o tiro do canhão da Upper Barraka!
Pra chegar lá é muito fácil!Da Upper Barraka, desça o elevador do jardim (a descida é gratuita), atravesse a rua e continue à esquerda. Você chegará ao local de partida do ferry que custa uns 2,80 euros.
A balsa levará você a Vittoriosa (também chamada de Birgu em maltês), uma das Três Cidades, junto com Senglea e Cospicua. Todos oferecem vistas magníficas sobre Valletta e podem ser facilmente visitados a pé.
Aqui estão os melhores lugares para ver em cada cidade:
- Vittoriosa: O Forte Santo Angelo, o palácio do Inquisidor, o museu marítimo e a Colegiada de São Lourenço
- Senglea: vá a um dos mirantes mais bonitos de Valletta, os jardins Safe Heaven, localizados na ponta da cidade.
- Cospicua: explore suas ruelas
Se desejar mais detalhes, vale a pena fazer um tour guiado pela Three Cities. Esse tour te retira no hotel, tem duração de 4h30min e pode ser realizado em inglês ou espanhol!
Roteiro O que fazer em Valletta em 2 dias
Sugiro dividir o seu roteiro em Valletta assim:
- Dia 1: Fonte dos tritões, Gabinete do Primeiro Ministro, Parlamento de Malta, Upper Barrakka, Centro Histórico, Co Catedral de São João, Lower Barrakka
- Dia 2: Grand Master’s Palace, Igreja Carmelita e tour Three Cities
Espero que você tenha curtido estas dicas de O que fazer em Valletta: roteiro 2 dias e atrações incríveis! Use esse artigo como um guia e me marque no instagram @apureguria para eu ver as fotos da sua viagem!