O tempo branco, Wat Rong Khun, é um templo budista contemporâneo construído pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat, o qual usou o próprio dinheiro para iniciar a construção em 1997, sem pedir ajuda do governo, nem um café, nada. Depois de rodar o mundo, o artista voltou para a cidade natal e dedicou o resto da vida para criar este templo como uma oferenda à Buda.
Foto: Ying Tong Low
Mas esse não é um templo qualquer, há um mix de arquitetura tailandesa tradicional (o estilo Lana) e cenas totalmente contemporâneas da cultura pop nerd, como o Batman, droids e naves do Star Wars, Super Homem, Transformers e cones de trânsito com crânios.
“WAT como assiiiiim, não entendi”. Leia até o final pequeno gafanhoto.
A localização do templo é ao norte de Chiang Mai, próximo a fronteira com Burma, na cidade de Chiang Rai, famosa pelas trilhas na selva. Dá algumas horas para chegar lá e como eu ia voltar para Bangkok, não valia a pena nessa viagem. Fica para a próxima!
Na entrada, os visitantes são surpreendidos e bem recebidos por demônios e esqueletos e mensagens de “os perigos do fumo, da bebida” e etc.
Foto: Rens van Gennip
Se você estiver bêbado, não pode entrar | Foto: Borja Alonso
O templo é coberto com uma combinação de cal e pequenos espelhos para refletir a luz do sol e dar esse brilho de porcelana. O branco foi escolhido para representar a pureza de Buda e os espelhos simbolizam o dhamma de Buda, a verdade e os ensinamentos, uma indireta à humanidade, que deve observar a própria mente e espírito, e refletir gentileza aos outros.
Foto: Kirk Chu
Filosofia budista, ensinamentos e até enigmas estão escondidos nas decorações e na arquitetura.
Foto: Soma Images
Para chegar no templo, há um “ritual de passagem”: você atravessa uma ponte pequena, sem proteção, chamada de Ciclo do Renascimento que está acima de um lago de mãos tenebrosas, diretas do inferno pedindo ajuda!
Welcome to Silent Hill | Foto: Jennie Cowell
Foto: Lek Cha
Em seguida, vem o Gate of Heaven e seus Dawarabalas, guardiões: à direita o Rahu, que controla o destino dos homens e à esquerda está Morte, que controla a vida dos homens obviamente.
Foto: Paron Chatakul
Após cruzar a ponte, o visitante chega ao templo, a casa de Buda. E dentro dele: um mural louco louco
Foto: Man on the lam
Vamos lá: George Bush, Osama Bin Laden, Kung Fu Panda, Michael Jackson, Neo, Freddie Krueger, Darth Vader, talvez o Bumblebee, Avatar, Hulk, Batman, Joker, um celular, Jigsaw. Ultraman, Spiderman, Superman, Angry Birds, Harry Potter, Jack Sparrow, as torres gêmeas, predador, um cano de gasolina, Doraemon, o race pod do Anakin, Millenium Falcon, um battle droid numa motinho…
Foto: Man on the lam
Mas por quê tudo isso? Tudo isso para representar a “morte dos inocentes” com o Bush e o Bin Laden e como os heróis podem salvar o planeta (ou seja: fumação de pedra TOTAL).
ME SALVA BÁTIMA! Foto: Man on the lam
E um predador lindo do lado de fora!
Foto: Explore the Adventure
Próximo ao templo, no outro lado do lago, há um lugar chamada Gharavasa, “o bairro leigo”, com uma galeria de arte, um salão reservado onde a galera pode rezar e o “banheiro público dourado muito phyno. Esse edifício dourado é o oposto do templo branco e representa o corpo. A ideia do Charlemchai é mostrar que dinheiro e posses são insignificantes, o que vale são as coisas que você pode fazer com eles para iluminar o caminho da alma na outra jornada.
Foto: Soma Images
O Wat Rong Chun tem previsão para ser terminado em 2070, um templo totalmente louco com significados profundos em cada detalhe.
Foto: Soma Images
Caminhar no meio dessas mãos é susse.
Significados tirados de Canvas of Light
Conseguiu identificar todas as referências pop no mural? Contae que eu quero ouvir!

















Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!


Que lugar LOUCO!! O cara era piradão, certeza que comeu uns cogumelos hauhauahuha Mas muito massa!!!
cogumelo é o início hauehaue
[…] E temos este liiiiiiindo templo, o white temple!! Sério. não sei como que fica tão branco, haja tinta! Conheça mais sobre ele aqui > O peculiar templo branco da Tailândia com ícones da cultura pop […]