Conseguir um emprego no exterior com hospedagem grátis não é difícil, você economiza e “prepara terreno” para a sua família. Essas vagas de emprego fora do Brasil com acomodação se chamam live-in jobs e estão disponíveis em restaurantes, hotéis, fazendas, mansões… são inúmeras oportunidades.
Em um trabalho live-in você ganha o salário, hospedagem e muitas vezes alimentação, além de ter alguns benefícios como uso do carro por exemplo. Conheço várias pessoas que moram na Inglaterra desta forma e o Jean foi uma delas. Ele trabalhou em 2 live-in diferentes e isso nos ajudou a nos estabelecer no Reino Unido, tanto financeiramente quanto na escolha da cidade que iríamos morar. Ele ganhou experiência, referências no país e fez um boa economia. Não foi fácil, já era nossa terceira tentativa de morar num país na Europa e essa foi a forma que deu mais certo.
Neste vídeo vou dar dicas de como conseguir um emprego no exterior com hospedagem grátis, prós e contras além de dar exemplos reais de vagas aqui na Europa. Assista ao vídeo para saber mais!
Como conseguir um emprego no exterior com hospedagem grátis
Índice do Artigo
O que é um Live-in job?
Como mencionei na introdução, um live-in job é um trabalho que oferece salário e hospedagem (às vezes alimentação também). Ou seja, você não terá grandes gastos e poderá guardar um bom dinheiro, além de conseguir experiência e referências no país. Dependendo da vaga e do tipo do quarto, pode ser que cobrem uma taxinha pequena, às vezes apenas o custo da água e da luz.
Essas vagas normalmente são da área de hospitality, a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia, como hotéis, restaurantes, centros de eventos… Algumas vagas tem tempo mínimo de contrato.
Foi dessa forma que o Jean veio morar na Inglaterra. Entenda mais sobre vaga de emprego na Europa com acomodação inclusa no vídeo abaixo, clique para assistir:
Visto para trabalho com hospedagem grátis
Alguns países emitem vistos específicos para morar no exterior com um emprego live-in, como por exemplo o Canadá que tem o visto Live in Caregiver para profissionais qualificados para trabalhar sem supervisão em residências particulares, cuidando de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Esas informações sempre podem ser encontradas nos sites oficiais do governo de cada país, normalmente na página sobre skilled imigrant visa ou algo semelhante. Lembre-se que isso se aplica à algumas vagas e normalmente o setor de hospitalidade não está coberto por este visto.
O processo no Reino Unido é mais difícil, principalmente agora que saiu da União Europeia. Apenas algumas empresas são autorizadas a patrocinar o visto de estrangeiros. Leia O que muda para brasileiros com o Brexit.
Para quem tem dupla cidadania europeia, o processo é super simples, pois não é necessário visto para trabalhar nos países da União Europeia. Basta ter o passaporte e morar onde quiser. Você pode ter cidadania italiania e trabalhar na Alemanha, França, Portugal sem precisa aplicar para residência ou visto de trabalho. Este é um acordo entre os países do grupo.
Onde encontrar vaga de emprego no exterior com hospedagem
Para encontrar emprego no exterior com hospedagem gráts é fácil! Basta pesquisar no Google pela palavra chave + o país que deseja morar como “live-in jobs UK“, “live-in jobs in New Zealand” ou “Jobs with free accommodation“. Caso queira encontrar em um país não anglófono, é necessário descobrir a tradução exata para encontrar mais facilmente. Em italiano seria algo como “lavoro allogio gratuito“.
Existem alguns sites que ajudam a encontrar como Indeed, Reed, Seek… Aqui no Reino Unido existe o Gumtree, um site de classificados, onde as vagas de emprego normalmente não requisitam experiência. Mas precisa ficar atento com golpes.
Vantagens do Live-in job
Todo trabalho tem um lado ruim e lado bom. Neste caso, como a acomodação é gratuita, você consegue juntar mais dinheiro e não se estressa procurando uma casa para alugar já de cara (e já falei que é difícil neste artigo aqui Como alugar casa na Inglaterra). É mais fácil trazer a família depois, já que você terá mais dinheiro, saberá como funciona as coisas no país e a burocracia. Ou até encontrar uma vaga específica para casal (como menciono mais para frente neste artigo).
Para quem tem cidadania européia, é uma opção ótima para quem deseja imigrar, pois não precisa correr atrás de visto nem se preocupar com burocracias. Veja 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia
Desvantagens do live-in job
São poucos que oferecem para outras cidadanias, pelo fato da burocracia limitada do governo. Somente algumas empresas e áreas estão autorizadas a contratar estrangeiros (no caso sem cidadania europeia). Espero que isso mude em breve. Veja 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar: vistos e salários
Outra desvantagem é viver no trabalho, pois dá essa impressão de sempre disponível “ali do lado”. Precisa ser firme e dizer não nas suas horas vagas, pois a galera abusa mesmo.
O quarto pode não ser muito confortável, precisa saber as condições exatas, horas trabalhadas e benefícios antes de assinar o contrato para não cair em golpes na Europa.
Tem um tempo mínimo de contrato dependendo da vaga. Não é possível trabalhar por apenas 20 dias para aprender inglês por exemplo, se a vaga não menciona que é temporário. Neste caso, é mais fácil achar uma vaga de intercâmbio sem estudar no Worldpackers.
Vagas de emprego fora do Brasil com hospedagem
Selecionei algumas oportunidades que achei interessante aqui na Inglaterra (sendo uma da Alemanha) que abragem setores diferentes para vocês entenderem melhor
1 – Vaga casal casa de campo
Aqui temos uma vaga para um casal morar em uma casa de campo com salário de 60 a 70 mil libras por ano para fazer atividades da casa relacionadas a limpeza e cozinha como:
- Lavar, passar e cuidar de tecidos delicados
- Gerenciamento de guarda-roupas, polimento de sapatos
- Cuidado com antiguidades, cortinas, tecidos finos e talheres
- Cozinha de alto padrão
- Gestão de estoque de alimentos / despensas
- Cuidar dos carros e dirigir,
- cuidar da piscina e da pista de tênis
Traduzindo, seria cuidar da casa de uma pessoa rica de segunda a sexta, sendo que pode trabalhar em alguns finais de semana quando tem visitas e ganhar hora extra. Precisa ter experiência em outra residência no país, o que pode ser dificil de conseguir logo de cara.
A vantagem é acomodação grátis em um lugar bem bonito e um salário alto, em torno de 30 mil libras para cada pessoa. A desvantagem é trabalhar para gente rica haha a gente sabe que rico tem manias, então precisa ser bem flexível nesse aspecto e claro, depende muito da sorte. Vai precisar estar disponível sempre para ajudar a família.
2 – Vaga cuidador de cavalo
Essa vaga aqui é para cuidar de cavalos de competição na Alemanha e também na reprodução. O salário é de 1800 euros por mês com acomodação e comida inclusas. Esta é uma vaga temporária. As atividades envolvem competições, adestramento, concurso completo de equitação, vendas, salto, primeiros socorros em equinos, trança e manuseio de cavalos.
Os ricos da Inglaterra adoram cavalos e contratam pessoas do Brasil, Uruguai e Argentina para cuidar dos animais porque não há mão de obra barata aqui e nem precisa falar muito inglês, o básico é suficiente dependendo da vaga. Eu conheci um cara que foi contratado por uma britânica no Brasil e veio pra cá só pra cuidar dos cavalos de um sítio.
Se você é veterinário especialista em cavalos, tem grandes chances de conseguir um trabalho melhor. Lembrando que a hospedagem é em uma fazenda, então fica afastada da cidade e pode ser que divida o quarto com outros trabalhadores.
3 – Vaga cuidador de idoso
Este vaga aqui é para cuidar de idoso durante 8 horas por no mínimo durante 7 dias para ganhar de 550 a 750 libras por semana. Ganha o quarto e a alimentação e mais 200 libras se precisar dirigir, levar a pessoa para o hospital, compras e por ai vai.
Neste caso é preciso ter experiência como cuidador, histórico criminal limpo, falar bem inglês e ter direito para trabalhar aqui.
Existem muitas oportunidades deste estilo na Europa, justamente porque a população está envelhecendo. Muitas agências dão o curso de cuidador para que você possa prestar um serviço mais adequado ao cliente e, às vezes, pode cuidar mais de um por dia, fazendo turnos. Se você tiver curso de enfermagem, é um grande diferencial que aumentará o seu salário.
Como mencionei anteriormente, alguns países precisam de trabalhadores desta área, como é o caso do Canadá. Neste caso espefíco da Inglaterra, já é necessário estar morando aqui legalmente, ou seja, não emitem visto.
4 – Vaga assistente de restaurante
Agora peguei uma vaga mais comum e que é facilmente encontrada em vários sites. A vaga é para trabalhar como assistente de gerente em um restaurante que serve pizza e carne assada. Neste caso seria auxiliar o gerente para liderar o time nas horas mais frequentadas do restaurante, falar com clientes, ajudar a servir e tudo mais. Aqui não diz o salário, apenas que é competitivo (normalmente o paga o salário mínimo na Inglaterra).
As vantagens são hospedagem gratuita, desconto em outras lojas e alimentação. As desvantagens são muitas, pois é um setor bem explorado que não melhorou tanto após a pandemia. Um dos pontos negativos é o split shift, o turno dividido, ou seja você trabalha das 10 até as 14h e depois das 18 às 22h por exemplo. Normalmente os turnos são mais que oito horas e nem sempre pagam a hora extra (dependendo do seu contrato).
O Jean já fez dois live-in em restaurante, sendo que um deles morou em um barco fixo onde era o salão de festa. Ele ficou 3 meses e foi um tempo bem difícil, mas conseguiu experiência e economizou muito. No vídeo abaixo mostramos um pouco das condições da moradia e também a cidade que ele escolheu na Inglaterra.
Gostou dessas dicas de emprego no exterior com hospedagem gráts? Veja também 7 lugares que pagam para morar!
Salve no pinterest