Sabe quando você ganha uma caixa de chocolate e um bombom possui um sabor especial e inesperado? É mais ou menos a sensação que tive quando visitei em Pisa na Itália, essa linda cidade pertinho de Florença na Toscana. Visitamos durante o nosso roteiro de carro na Toscana.
Você consegue visitar a Pisa em um dia claro, já que o ponto turístico principal é a Torre Inclinada de Pisa. No entanto, há alguns lugares charmosinhos e atividades legais na cidade. Confira as dicas para conhecer Pisa na Itália e assista o vídeo!
O que fazer em Pisa na Itália: dicas e atrações
Como chegar em Pisa na Itália
Pisa fica pertinho de Florença e a viagem de trem dura em torno de uma hora. A estação é a Pisa Centrale, daí é só caminhar em direção ao norte para chegar na Torre Inclinada. Você consegue fazer tranquilamente um bate e volta e cada trajeto sai em torno de 8 euros.
Se estiver de carro, pode vir de Florença e aproveitar para conhecer Pistoia e Lucca que ficam no caminho. São duas cidades charmosas e que vale sim uma paradinha. Confira o guia completo para dirigir na Itália!
Veja mais sobre Pisa, Lucca e Pistoia no vídeo abaixo:
Onde se hospedar em Pisa
Pisa é uma cidade bem mais acessível e baratinha do que Florença por exemplo, então é uma ótima opção para descansar no seu roteiro pela Toscana.
Há dois hotéis bem modestos com diárias por menos de 55 euros para casal em Pisa: o Hotel Cecile e o Hotel Moderno. Para quem viaja sozinha recomendo o Hostel Pisa Tower
Agora quem já quer um poquinho mais de conforto sem gastar muito, pode verificar as datas de viagem no Pisa City Lodge e Helvetia Pisa Tower.
Pontos turísticos em Pisa na Itália
Pisa é uma cidade relativamente pequena para explorar a pé já estando no centro. De um lado do rio, na parte norte, ficam os edifícios mais antigos e a universidade. Do outro a estação de trem, mais restaurantes e o lado mais “barato”. É possível atravessar de um lado a outro sem problemas pelas pontes.
Como a cidade é cheia de ruazinhas, recomendo baixar o mapa de Pisa no seu celular ou pegar um chip de internet para o seu celular. Veja Internet na Europa: como funciona chip de celular internacional 4g
Confira o que fazer em Pisa e as principais atrações:
Piazza dei Miracoli
A Torre de Pisa fica na praça dos Milagres, um espaço que abrange a Catedral de Pisa, o Campanário (que seria a Torre) e o Batistério. Esta catedral é uma das mais imporantes do país, aqui fica a É a sede da Arquidiocese de Pisa e é o maior exemplo do estilo Românico toscano. Todo esse complexo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A Torre de Pisa possui oito andares diferentes com colunas de mármore e granito decoradas com capiteis coríntios. Você pode fazer uma visita à Torre e também adentrar a Catedral, no entanto recomendo comprar seu ingresso antecipadamente para evitar as filas.
Há dois tipos de ingressos para quem deseja subir na torre:
- Entrada c/ Hora Reservada Catedral e Torre de Pisa
- Excursão Catedral e Ingresso Opcional Torre Inclinada
Toda a área ao redor da Catedral é aberta e gratuita.
Jardim Botânico
Para quem quer um pouco de natureza, recomendo visitar o Orto Botanico dell’Università di Pisa. Foi fundado em 1544 por Cosimo I de MEdici como a primeira universidade botânica em um jardim na Europa. O ingresso custa € 2,00.
Piazza dei Cavalieri
Uma das praças mais visitadas da cidade, a Praça dos Caleiros é sede de vários edifícios importantes como a Università Normale di Pisa, O Palazzo dell’Orologio e o Palazzo dei Cavalieri (que abriga a Scuola Normale Superiore).
O nome da praça é originado da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estefano, criada para defender a cidade das invasões turcas. No centro da praça está a estátua de Cosimo I, o grão mestre da ordem dos cavaleiros.
Aqui também fica a Igreja de San Stefano, um projeto de Vasari em mármore branco de Carrara.
Caminhar ao longo do rio Arno
Um passeio gostoso que todo mundo deveria fazer em Pisa é caminhar da ponte di Mezzo até a Igreja Santa Maria della Spina, o único edifício construído literalmente na margem do rio. Ela tem esse nome por possuir um dos “epinhos da coroa de Jesus”, foi construída no século 11 no estilo gótico e é bem pequenininha. O ingresso para visitá-la custa 2 euros.
Visitar o Corso Italia
A rua mais movimentada de Pisa na Itália é a Corso Italia, ela fica no caminho para a Estação de trem Pisa Centrale, e está repleta de lojinhas e restaurantes. Aqui é uma boa opção para quem quer levar alguma lembrancinha de viagem.
Onde comer em Pisa: La Taverna di Pulcinella
Esse lugar foi um achado total em Pisa na Itália! Uma pizza super gostosa e muito barata. A marguerita custada 3,50 euros gente! Também não cobra coperto, uma taxa de serviço normal da Itália. A Taverna di Pulcinella fica na Via Garofani, 10.
Ali pertinho há algumas confeitarias que parecem maravilhosas!
Continuando sua viagem pela Itália
Pisa fica bem no canto esquerdo da bota e eu recomendaria você:
- subir e visitar Cinque Terre, cidades coloridas nos penhascos da Itália
- Visitar Florença, minha cidade favorita
- Dar um pulinho em San Gimignano, uma das cidades medievais mais bem conservadas da Itália
Gostou dessas dicas de Pisa na Itália? Assista o vídeo abaixo
Salve no pinterest para conferir depois!
Mais dicas de viagem na Itália
Viajar para Roma sozinha: guia completo!
Dicas de Veneza: o que fazer e roteiro
Como viajar barato pela Itália: dicas essenciais!