Pertinho do País de Gales fica Chester na Inglaterra, uma cidade encantadora fundada pelos romanos em 70 a.C e chamada de Deva Victrix. Há inúmeros vestígios romanos pela cidade como o anfiteatro, as muralhas e os jardins, além de construções medievais lindas no estilo enxaimel que foi adotado pelos Tudors nos chamados “revivals”. Teve uma época que eles queriam acabar com elas e hoje se tornaram um dos símbolo da cidade.
Para quem gosta de história, Chester é prato cheio mesmo não sendo frango de Natal kkkk. Clique para assistir o vídeo! Confira as dicas e o que fazer em Chester na Inglaterra.
O que fazer em Chester na Inglaterra
Índice do Artigo
Como chegar em Chester na Inglaterra
Chester fica pertinho de Liverpool e Manchester (em torno de 1h), então você pode alugar um carro ou ir de trem para um bate e volta. Se você estiver em Londres, o mais rápido seria pegar um trem (mas compre com antecedência para não sair caro) ou avião para Manchester (que seria a escolha mais barata provavelmente).
Chester normalmente não está no roteiro dos brasileiros, mas se você gosta muito da Inglaterra e quer conhecer mais além de Londres e Stonehenge, sugiro visitar essa cidade, vai amar!
1 – Muralhas de Chester
A primeira coisa que você verá antes de entrar no centrinho de Chester serão as muralhas! Foram construídas pelos romanos para defender Deva de ataques. Apenas o trecho sudeste foi modificado no século 10 para que a cidade pudesse crescer em direção às margens do rio Dee.
É muito legal caminhar por elas passando pela Catedral, por cima do centro histórico com suas casinhas em enxaimel e também as torres medievais. O percurso dá em torno de 3km. Outra cidade com muralhas romanas é York, mais ao norte do país.
Clique aqui para assistir o vídeo de o que fazer em Chester na Inglaterra:
2 – Chester Rows
Com certeza você irá se encantar com Chester Rows, construções no estilo Tudor e enxaimel nas ruas Watergate Street, Northgate Street, Eastgate Street e Bridge Street no centro histórico. Não tem como deixar de fora do seu roteiro de o que fazer em Chester na Inglaterra.
São construções únicas que formam galerias de várias lojas e construídas por volta do século 13. Embaixo delas existem 20 abrigos subterrâneos construídos na mesma época. Também diz a lenda que a 48 Bridge Street é o Three Old Arches, a fachada de loja mais antiga da Inglaterra datada de 1274.
No cruzamento da Northgate Street, Eastgate Street e Bridge Street você verá a Chester Cross, um monumento criado em 1476 e destruído em 1646 pelos parlamentaristas durante a Guerra Civil Inglesa. Foi só redescoberta no século 19 e colocada no lugar em 1975.
3 – Eastgate e Eastgate Clock
Se você caminhar pelas muralhas encontrará a entrada do portão original de entrada para a cidade romana de Deva chamado de porta principalis sinistra. Naquela época a entrada era bem menor para ser mais fácil de proteger e era trancada durante à noite.
Na metade do século 17, Eastgate estava caindo aos pedaços e sofreu com a Guerra Civil, quando perdeu as duas torres. Em 1768 aumentaram o arco de entrada em arenito e fizeram 2 entradas laterais para pedestres, além de adicionarem um brasão.
Na parte de cima do portão foi instalado um relógio todo trabalhado em ferro e ouro para celebrar o Jubileu de diamante da Rainha Vitória em 1897. Foi o presente do arquito John Douglas e o relógio era arrumado manualmente toda semana até 1974.
4 – Catedral de Chester na Inglaterra
A Catedral de Chester é lindíssima tanto por fora quanto por dentro e não pode ficar de fora da sua viagem para Chester na Inglaterra! Ela possui quase todos os estilos arquitetônicos medievais ingleses do normando “romanesco” até o gótico. Isso aconteceu porque foram adicionando diversas áreas durante os 500 anos de construção e cada época tem a sua “Moda” não é mesmo?
A parte mais antiga da catedral é um arco semi circular em uma das torres datado do século 11.
A entrada é gratuita, apenas pedem uma doação. Por causa do coronavírus, era possível visitar somente uma parte dela. Consegui ver o altar, o coro, o órgão belíssimo e enorme e os lindos vitrais decorativos.
Na frente da catedral há várias construções lindas, perfeitas para uma foto!
5 – Anfiteatro romano
Uma das partes mais legais deste roteiro de o que fazer em Chester na Inglaterra é conhecer o anfiteatro. Infelizmente só há ruínas dele, já que as pedras foram todas reutilizadas em construções (diz a lenda que estão nas Chester Rows).
Era o maior anfiteatro romano no Reino Unido com 7 mil lugares. Ele é composto por duas fileiras de assentos em 2 paredes digamos assim. A primeira surgiu 80 a.C e a segunda no início do século 3, quando destruíram a primeira parede. Aí ampliaram o espaço com mais escadas e lugares e fizeram uma parede bem maior.
O anfiteatro media 63×50 metros e as excavações do anfiteatro sugerem que Deva seria a capital romana na Inglaterra no século 3 se a invasão da Irlanda tivesse dado certo.
Na arena havia luta de gladiadores e animais selvagens e era toda coberta com areia. Já as suas paredes eram de gesso e pintadas imitando mármore, uma pedra que os romanos sempre usavam mas que não havia na região. Há um espaço dedicado à deusa Nemes (Destiny) localizado na entrada norte do anfiteatro.
O próprio nome Chester deriva dos sufixo do latim caester ou cester que significa fortaleza e indicam cidades fundadas por romanos como Manchester, Winchester, Worcester… Neste artigo eu falo as origens dos nomes das cidades britânicas, clique no vídeo abaixo para assistir:
6 – Chester Roman Gardens
Colado ao lado da Muralha na parte oeste estão os Jardins Romanos, um espaço dedicado a mostrar os fragmentos arquitetônicos das excavações de Deva no século 19. É um espaço muito bonito e bem cuidado, entrada grátis.
Você verá várias colunas que faziam parte das antigas casas de banhos, onde romanos tomavam banho nas termas e praticamente toda cidade tinha uma. Ao lado é possível ver um hipocausto, um sistema de aquecimento para saunas (mostro bem no vídeo). Logo na frente há um mosaico de um cavalo com asas e cauda de serpente.
No mesmo jardim há uma placa mostrando um dos ataques à muralha feito pelos parlamentaristas durante a Guerra Civil Inglesa.
Se você continuar pelos jardins chegará no Rio Dee. Do lado esquerdo verá a Queen’s Park Suspension Bridge e para a direita encontrará a Old Dee Bridge. O caminho é muito bonito e é possível alugar barcos e caiaques. Se você curte caminhar ao lado de rios, sugiro visitar The Meadows!
7 – Castelo e Cheshire Military Museum
O Castelo de Chester foi construído por William the Conquerer em 1070 e começou como uma torre de madeira. Durante os séculos seguintes foram adicionando estruturas, especialmente durante 12 e 13 quando construíram em pedra. Esse castelo foi base para a conquista ao norte do País de Gales e local de encontro do Parlamento Irlandês durante as tretas na Irlanda.
Existem poucas partes do castelo medieval pois foi “retrabalhado” no estilo neoclássico no fim do século 18 pelo famoso arquiteto Thomas Harrison. Ao lado do castelo estão as Crown Courts e o Cheshire Military Museum, onde estão expostas fotografias, artefatos e pinturas sobre a partipação do regimento de Cheshire em batalhas incluindo a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
8 – Racecourse Roodee
Ainda é permitido corrida de cavalos na Inglaterra e esta é a pista de corrida mais antiga ainda em operação segundoo Guiness. Durante a época dos romanos era um porto, mas foi fechado durante a Época Medieval devido ao assoreamento do rio que tornava a navegação impossível.
Os locais chamam a racecourse de Roodee, por causa de uma pequena cruz chamada de rood num pequeno morrinho no centro dela. Roodee vem de rood eye que seria a ilha da cruz.
Gostou das dicas de o que fazer em Chester? Aproveite e conheça também Cotswolds: os 6 vilarejos mais bonitos da Inglaterra
Salve no Pinterest