Já pensou em visitar Montserrat na Espanha? Este é um dos passeios bate-volta saindo de Barcelona, uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a região da Catalunha.
Montserrat é uma das atrações naturais ao norte da Espanha, famosa por suas montanhas com formações diferentonas e pela presença de uma basílica e um monastério que atraem peregrinos e turistas do mundo todo.
Neste artigo vou te mostrar como é Montserrat na Espanha, explicar a história do monastério e Basílica, como ir a Montserrat e outros locais inclusos nesse tour!
Montserrat na Espanha: 5 atrações e tour de Barcelona
Índice do Artigo
O que é Montserrat na Espanha?
Montserrat é o conjunto de montanhas icônicas na Catalunha, localizadas a 60 km ao norte de Barcelona. Muitos escaladores exploram seus picos como Sant Jeroni, Cavall Bernat e Las Agujas e existem algumas trilhas relativamente mais fáceis.
Mas Montserrat não é apenas um lugar de beleza natural, mas também um centro espiritual e cultural. O monastério de Montserrat foi fundado no século XI e se tornou centro de peregrinação religiosa devido a famosa imagem da Virgem de Montserrat, conhecida como “La Moreneta”. Diz a lenda que essa estátua de madeira escureceu milagrosamente e é reverenciada como a padroeira da Catalunha, atraindo milhares de peregrinos anualmente.
Sugiro dedicar um dia inteiro para conehcer Montserrat durante uma viagem a Barcelona. Veja aqui O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias!
Como chegar em Montserrat na Espanha?
O caminho até lá pode demorar entre 1 a 2 horas, depende muito da época do ano e também do tipo de veículo!
1 – Trem e Cremalheira/Funicular
Pegue o trem da linha R5 da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) na Plaça d’Espanya em Barcelona. Os trens partem regularmente, e a viagem até Montserrat-Aeri ou Monistrol de Montserrat dura cerca de uma hora.
Depois é necessário pegar o trem cremalheira que oferece uma vista cênica até a montanha ou pegar o teleférico (Aeri de Montserrat).
2 – Carro
A viagem de carro atpe Montserrat na Espanha é mais fácil, dura apenas 1 horas e as estradas são sinalizadas, apesar de muitas curvas para subir a montanha. Só seguir as coordenadas do Google Maps. Sugiro alugar o carro na Rentcars
3 – Tour Montserrat e Girona
Como eu estava sozinha e queria explorar mais da Espanha, decidi fazer um tour que combinou Montserrat, Girona e Costa Brava. É um tour de 13 horas que incluiu o almoço e transporte de ida e volta a Barcelona. Pude conhecer mais locais incríveis sem me preocupar com o caminho ou até mesmo pesquisar muito (e dormir no busão kkkkk).
Fiz esse tour em maio e aproveitei demais, foi muito divertido e a guia explicou bastante sobre a história. O tour saiu no horário, foi muito bem organizado.
Reserve aqui 🚌 TOUR 1 DIA MONTSERRAT, GIRONA E COSTA BRAVA
Quando visitar Montserrat na Espanha?
Considero a primavera a melhor época para visitar Montserrat, pois as temperaturas são amenas e os preços em Barcelona são mais acessíveis. Outra ideia legal é visitar durante a semana, quando há menos gente, e de preferência pela manhã. Confira os detalhes:
- Primavera (Março a Maio): clima agradável com temperaturas entre 15°C e 20°C e menos turistas. Pode chover.
- Verão (Junho a Agosto): sempre ensolarado e quente acima de 30°C , muitas atividades culturais como o dia de Nossa Senhora de Montserrat em 27 de abril. Bastante gente e preços mais altos
- Outono (Setembro a Novembro): clima ameno com temperaturas entre 10°C e 25°C, paisagens que mudam de cor por causa das folhas. Chuvas em outubro e novembro.
- Inverno (Dezembro a Fevereiro): clima frio, pode ficar entre 0 a 10ºC nas regiões mais altas. Menos turistas e
leia também: Qual a melhor época para visitar Barcelona
O que fazer em Montserrat na Espanha?
1 – Visitar a Basílica
A Basílica pertence a Ordem dos Monges Beneditinos é a principal razão de muitas visitas à Montserrat na Espanha. O mosteiro original foi fundado em 1025. A basílica foi construída depois, sofrendo algumas destruíções devido a guerras e reconstruída nos séculos 19 e 20.
A história da Basílica de Montserrat está ligada à lenda da descoberta da imagem da Virgem de Montserrat, conhecida como “La Moreneta”. A estátua foi encontrada por pastores em uma caverna em 880 d.C. Ela se tornou símbolo sagrado e padroeira da Catalunha.
Ao longo dos anos, a cor da madeira da estátua escureceu e muitas pessoas acreditam em milagres ou mensagens. Algumas das explicações mais plausíveis são:
- pigmentos que oxidaram a madeira conforme os anos
- fumaça das velas queimadas pelos peregrinos
- vernizes ouy substâncias protetoras que mudaram a cor
O interior da Basílica é impressionante e cheio de detalhes com estátuas, imagens e ouro por todo lugar que você olha. É interessante que antes de entrar nela há um átrio com um piso todo decorado. Também é possível participar da missa que acontece as 11h durante a semana, as 12h aos domingos e as 13h aos sábados.
Também é possível ouvir ao coral de meninos Escolania de Montserrat, um dos mais antigos da Europa.
No vídeo abaixo mostro como foi a visita a Montserrat na Espanha, clique para assistir:
2 – Visitar o Museu de Montserrat
O Museu de Montserrat fica em frente a Basilica e próximo a estação. Ele possui uma coleção impressionante de arte sacra, arqueologia e obras de artistas renomados como El Greco, Dalí, Miró, Caravaggio e Picasso. É uma parada obrigatória para os amantes da arte e da história. Até inclui alguns artefatos egípcios.
A entrada é paga e custa 7 euros.
3 – Andar de funicular ou cremalheira
Esses dois veículos proporcionam vistas diferentes de Montserrat. Há dois funiculares em Montserrat:
- Funicular de Sant Joan: te leva até o ponto mais, de onde se pode fazer trilhas até o pico de Sant Jeroni. De lá é possível ver a ilha de Mallorca em um dia bem claro!
- Funicular de Santa Cova: te leva até a Santa Cova, onde a estátua da Virgem foi encontrada.
4 – Participar de eventos
Como Montserrat na Espanha é um centro espiritual, os visitantes podem participar de retiros, meditações e outras atividades religiosas oferecidas pelos monges beneditinos.
É possível ficar hospedados no local e apreciar as vistas panorâmicas ou até observar as estrelas à noite.
Estes são os hotéis em Montserrat:
Veja também > > onde ficar em Barcelona: hotéis e melhores bairros
5 – Compras de Souvenirs e Produtos Locais
Pertinho da estação há muitas lojinhas vendendo souvenirs (alguns religiosos) e artesanato local, além de produtos típicos da região como licores e muitas comidas gostosas.
Ao lado do café havia uma feirinha que vendia geléias, pãesm queijo e mel feito por agricultores da região, parecia muito gostoso!
Tour a Montserrat na Espanha, Girona e Costa Brava
Depois da visita a Montserrat, o tour seguiu para para Girona, uma cidade que respira história e fundada pelos romanos! Aqui você encontra ruas estreitas, muralhas antigas e edifícios históricos bem preservados. Caminhar aqui é como fazer uma viagem no tempo e não foi a toa que foi escolhida como cenário para o Game of Thrones!
Em Girona pudemos conhecer bastante sobre a história romana e medieval e também visitamos os banhos árabes, inspirados nos banhos romanos. Foram restaurados no século 11 com o desenvolvimento das áreas urbanas e a necessidade de melhorar a higiene. Aliás, todo mundo que queria visitar Girona nesta época precisava tomar um banho antes e entrar limpinho na cidade!
Essa atração custa apenas 1 euro e é dividida em várias salas que começam com água fria e que vai esquentando conforme caminha. A principal delas é esta sala onde as pessoas tiravam e guardavam a roupa antes de irem aos banhos. Até o seculo 14, esta estrutura serviu para banhos públicos.
Depois passamos na Catedral de Girona, a qual demorou 2 séculos para ser construída e o seu interior da inclui a nave gótica, considerada a segunda mais larga do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro no Vaticano e Catedral de Sevilha!
Fizemos a parada para o almoço! Eu fiquei muito surpresa com a seleção do menu, a comida estava muito boa e até me deram um pão sem gluten super quentinho e gostoso pra acompanahr a salada e esse bifão que veio no ponto certo! de sobremesa comi abacaxi docinho!
A parada final deste tour é Tossa de Mar, localizada na famosa Costa Brava. Tossa de Mar é uma praia deslumbrante e um destino de verão muito popular, conhecida por suas águas cristalinas e uma área fortificada com muralhas medievais que oferecem vistas espetaculares do mar e da costa.
>> Reserve aqui 🚌 TOUR 1 DIA MONTSERRAT, GIRONA E COSTA BRAVA <<
Este tour oferece uma oportunidade única de conhecer três destinos incríveis em um único dia, cada um com seu próprio charme e atrações distintas.
Gostou desse tour em Montserrat na Espanha? Veja mais dicas Sagrada Família em Barcelona: tudo o que você precisa saber