Bratislava me surpreendeu! A capital da Eslováquia possui um charme próprio, atrações legais, show de arquitetura e história e o melhor de tudo: é barata!
A Bratislava fica a uma hora de sua vizinha ryca Viena na Áustria, 2h da louca Budapeste na Hungria e 3:30 de Praga na República Tcheca (uma das minhas cidades favoritas no planeta!). Por causa disso, muita gente passa rapidinho na cidade e continua, o que eu acho um grande erro! Acredito que você precisa de 2 dias para aproveitar tudo o que a Bratislava tem a oferecer e claro, mais dias se for conhecer a região ao redor cheia de vinícolas, castelos e cidades charmosas (sem falar na comida delícia).
Confira as dicas para visitar a Bratislava e assista o vídeo!
O que fazer em Bratislava: roteiro de 2 dias
Na quarta semana de Junho há um festival chamado “Festival da Coroação” no qual há uma procissão festiva nas ruas com pessoas fantasiadas e enchem as fontes de vinho para manter esse espírito real na cidade.
Muitos anos depois a Eslováquia virou domínio soviético e perdeu muito do seu glamour já que destruíram prédios, dificultaram o desenvolvimento tecnológico e cultural (como no processo de fabricação do vinho como falei no post VINHO NA BRATISLAVA: SHOW DE SABORES! entre vários outros fatores).
Como chegar na Bratislava
Eu fui de ônibus e desci na estação de busão e de lá fui caminhando até o centro (só tinha uma mala e deu uns 20 minutos).
Pra quem chega de trem, a estação fica do outro lado da cidade então recomendo pegar um táxi para o seu hotel (escollha um no centro antigo pra facilitar a sua vida, veja algumas sugestões aqui!) Normalmente o táxi não custará mais que 10 euros e se sair é furada.
Roteiro na Bratislava
A Bratislava é pequenininha e os pontos turísticos são todos fáceis de chegar a pé, exceto o Castelo Devín que fica a 8 km de distância (mas se quiser ir de bike ou a pé também dá!). Fiz um roteirinho enxuto para aproveitar bem a cidade sem euforia e correria! Se quiser adicione mais dias para conhecer a região da Bratislava, olha as dicas 10 COISAS PARA FAZER NA ESLOVÁQUIA
Primeiro dia na Bratislava – Centro histórico
Essa fonte foi construída pelo rei húngaro Maximilian II, uma forma de fornecer água às pessoas no centro. No mesmo ano deu uma enchente do Danúbio e alagou toda a praça XD
Os prédios ao redor são muito bonitos, cheio de detalhes e bem coloridos e a torre da Antiga Prefeitura se destaca (essa amarela da foto)! Para subir você paga uma pequena quantia e se quiser visitar o Museu da Cidade da Bratislava paga o ingresso completo (5 euros). A torre possui 45 m de altura e tem uma vista panorâmica do centro antigo.
A prefeitura é um conjunto de diversos prédios históricos com um pátio ao centro e o museu reúne três exposições fixas: história da cidade, viticultura e Period Rooms contando a história da aristocracia da Bratislava (aliás, do Império Austro Húngaro).
Se quiser mais phynesse, recomendo visitar o Palácio dos Primados do século 18. Além de vários eventos históricos terem acontecido aqui (como o tratado de Pressburg, o primeiro nome da Bratislava, com o triunfo de Napoleão na Batalha de Austerlitz), há reuniões do governo e os visitantes podem ver algumas salas beeem decoradas e especiais.
Caminhando até a praça ao lado chamada de Hviezdoslavovi, você encontrará no caminho a famosa estátua do Man at Work. Seria um tiozinho que saía do bueiro pra ver as moças passando na rua e nem trabalhava ahueahe
Já na praça, você verá uma fonte com a estátua do Pavol Országh Hviezdoslav, um dos principais poetas da Eslováquia. Nosso guia tentou traduzir alguns poemas e não deu pra entender nada hauehaue Mas enfim, esta praça é bem ampla e rodeada de prédios legais, como o Teatro Nacional, a embaixada dos Estados Unidos e o hotel Radisson Blu Carlton (fiquei nele e recomendo!).
Na praça há muita sombra e banquinhos, aproveite pra tomar um sorvete ou cafézinho e caminhando verá que a fonte é bem comprida e tem até uma mini ponte sobre ela.
Já na finalera perto do rio Danúbio fica a fonte da Trindade Divina. Daqui você enxerga o castelo lá no topo e na esquerda um dos prédios mais modernos e diferentes da cidade onde fica o Park Inn Hotel.
Catedral St Martin
Beethoven e Lizst apresentaram algumas obras nesta Catedral!
Lá dentro tem uma parte toda feita em ouro, o teto possui detalhes que parecem folhas e alguns esqueletos são visíveis numa partezinha com vidro no chão. Dá pra fazer um tour guiado pelas criptas.
A área ao redor da igreja é cheia de ruazinhas bem fotogênicas!
Atravessando a ponte
Siga costeando a antiga muralha para poder atravessar pela ponte sob uma das avenidas mais movimentadas da cidade e que dá na ponte da Torre UFO. Do outro lado há várias casinhas coloridinhas muito charmosas! Continue seguindo por elas e subindo até chegar no castelo.
Castelo Bratislava
No museu há peças super antigas da ocupação celta e romana como 22 moedas de ouro enterradas abaixo do castelo datadas do século I a.C. Estima-se que uma construção semelhante à uma fortaleza já existia em 907. Conforme o tempo passou, foram ampliando até chegar a ser residência dos reis do Império Húngaro em 1526. Alguns acharam “pequeno” e fizeram vários puxadinhos até o século 18. No fim desse século o filho de Maria Teresa mudou a capital do Império para Pest o que causou um declínio do prestígio da Bratislava e o castelo foi usado pelo exército nas Guerras Napoleônicas. Veja como é por dentro no blog Turistando.in.
Recomendo fortemente tomar um cafézinho no terceiro andar e subir na Torre da Coroa para mais uma vista incrível da cidade e ainda ver um pontinha vísivel da Áustria e da Hungria.
Volte para o Centro
Quando estiver preparada, faça o trajeto da muralha novamente em direção ao centro, mas dessa vez siga reto em vez de ir para a igreja. Você chegará nesta rua bem movimentada de lojas e restaurantes e no fim há o Michael’s Gate (Michalská Brána), a única entrada ainda de pé das 4 que pertenciam à antiga muralha. Antigamente havia um portão de madeira e uma ponte levadiça.
Essa região é cheia de restaurantes e bares, ótima forma para terminar o dia!
Segundo dia na Bratislava
Castelo Devín
A área ao redor do castelo é muito bonita, cheia de casinhas fofas, ovelhas, burrinhos… dá pra imaginar como era antigamente. O tour guiado achei meio fraco. Se estiver chuviscando não poderá visitar a área com escadas de metal (onde fica o castelo em si). Leia mais sobre Devín no post EXPLORANDO AS RUÍNAS DO CASTELO DEVÍN NA BRATISLAVA
Pribinova
Voltando de barco, desça na região Pribinova, onde fica o shopping Eurovea e uma praça bem legal e alternativa. Vários prédios modernos e lojas estão nessa área, normalmente os preços são iguais aos outros países vizinhos. Achei essa parte bem diferente do que esperamos da “Europa Central”. Aqui fica o Sheraton, hotel 5 estrelas!
Numa das pontas você encontra uma estátua gigantesca de Milan Rastislav Štefánik com um leão. Ele foi um militar e diplomata eslovaco que ajudou na criação da Primeira República Tchecoslovaca antes da independência da Áustria e Hungria. Ele morreu num acidente de avião e reza a lenda que foi um assassinato político.
Igreja Azul
Ponte e Torre UFO
Termine o dia passeando pelo centro histórico, sempre há alguma coisinha nova!
Bratislava combina com:
- DICAS DE VIENA: ROTEIRO COM AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES
- DICAS DE BUDAPESTE: O MELHOR DA HUNGRIA!
- ROTEIRO EM PRAGA: O MELHOR EM 2 DIAS!
Assista o vídeo
Salve no Pinterest
Conhecemos o país a convite do Bratislava Region Tourism Board durante a press trip em maio de 2018. Todas as opiniões aqui são livres e próprias, pode confiar no Apure Guria!
leia também