Uma viagem para Escócia não é complicada de planejar, porém precisa ficar atenta com alguns detalhes! Neste artigo falo sobre curiosidades como traje tradicional, o sotaque do inglês e também várias dicas para uma viajar para Escócia como temperaturas, transporte e visto.
Dicas para sua viagem para Escócia
1 – A Escócia faz parte do Reino Unido
Como a Escócia faz parte do Reino Unido, não existem fronteiras físicas controladas entre ela e a Inglaterra. Você faz apenas uma imigração ao chegar na ilha, seja em Londres ou Edimburgo por exemplo. A Irlanda do Norte e o País de Gales também são parte do Reino Unido.
A moeda do reino é a libra esterlina e cada nação imprime a sua própria nota. Você verá que as notas da Escócia podem ser emitidas por bancos diferentes e recomendo que você as gaste antes de retornar à Inglaterra, pois nem todo inglês aceita as notas da Escócia. Já as notas inglesas são aceitas em todos os lugares.
2 – Visto para brasileiros
O visto de turista é dado direto no aeroporto, vale para 180 dias e pode visitar os 4 países integrantes do Reino Unido. Você precisa comprovar que tem dinheiro, passagem de retorno ao Brasil, seguro viagem e as hospedagens dos primeiros dias já reservadas.
Confiraas dicas Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns
3 – Melhor época para visitar a Escócia
Você irá perceber que tempo nublado e chuva são muito comuns na Escócia. Sem falar no vento que piora a situação e deixa ainda mais frio! Existe até um ditado escocês “a chuva de hoje é o whisky de amanhã”.
O clima na Escócia é bem variado, pode começar frio, esquentar bastante e chove (vide Curitiba aheuaheua)
Confira as temperaturas e atrações por estações do ano para planejar sua viagem para Escócia:
- verão (julho a setembro): a época que eu mais indico para uma viagem a Escócia. Não faz taaanto calor, mas você já consegue usar kilt e camiseta durante o dia e vestir um moletom a noite. De manhã e a noite é mais fresquinho. Não é normal ficar quente, a temperatura média no verão é de 15°C a 20°C e nós pegamos 23 em Edimburgo no final de agosto!
- outono (outubro a dezembro): dias mais frios, garoa fininha e dias nublados e mais curtos com temperaturas entre 8°C a 14°C. Tudo fica amarelado e laranja por causa das folhas! Recomendo levar jaqueta corta vento impermeável com capuz e um guarda chuva pequeno na mochila (se tiver muito vento nem tire que vai quebrar haueha) entre outubro a março.
- inverno (de dezembro a março): muito frio e chuva, neblina e úmido. A temperatura máxima é de 5°C. Pouca neve em Edimburgo, mas nas Highlands você encontra nas montanhas e neva em torno de 100 dias ao ano. Existem 5 resorts de ski na Escócia que abrem de dezembro a março. Nas maiores cidades você encontra diversas feirinhas de Natal e o famoso evento de final de ano chamado Hogmanay.
- primavera (abril a junho): dias ensolarados mas ainda um pouco friozinho, mas com muito colorido por causa das flores! Temperaturas entre 7°C a 13 °C. Se for nessa época, aproveite para participar do Beltane Fire no dia 30 de abril. Considero junho o melhor mês para visitar a Escócia!
4 – Transporte na Escócia
Para quem quer explorar as Highlands, pode alugar um carro e fazer o roteiro por conta própria. As estradas são bem conservadas e existem várias vilas fofas para conhecer no caminho entre as 7 cidades da Escócia: Aberdeen, Dundee, Edinburgh, Glasgow, Inverness, Perth e Stirling. Lembre-se que o volante do carro é na direita e você dirige na pista da esquerda. Vai ser confuso no início sim, mas depois você pega o jeito. Viajar para Escócia de carro é pura aventura!
Nós viajamos para as Highlands em agosto de 2020 e passamos por diversos castelos incríveis, montanhas e a ilha de Skye, um lugar fenomenal!
Confira o meu roteiro nas Highlands da Escócia!
Sugiro fazer um roteiro circular para aproveitar melhor cada cantinho da Escócia.
Também há a possibilidade de viajar de trem com os passes especiais de 4, 8 ou 14 dias que abrangem diferentes regiões. Pode ser uma boa opção se estiver viajando sozinha. Confira no post Trem na Escócia: como funciona e dicas
Ônibus com certeza é a opção mais barata para maiores distâncias como Londres a Edimburgo. A empresa mais comum é a National Express e a passagem custa em torno de 45 libras.
Edimburgo é a capital da Escócia, porém é uma cidade relativamente pequena e você consegue fazer tudo a pé. Já Glasgow, a uma hora de trem, é a maior cidade e a mais populosa do país. As duas são bem diferentes.
O preço do trajeto de ônibus municipal custa £1,70 mas se pagar com cartão contactless pode usar quantas vezes quiser e pagará apenas £4 no ticket diário. Dá pra pagar em moedas, mas você não ganha troco. Também pode procurar por um bilhete raspadinha, tipo esses de estacionamento na rua, mas que serve para andar de ônibus hahah
Confira estes roteiros prontos:
O que fazer em Edimburgo: roteiro de 3 dias com atrações grátis
O que fazer em Glasgow: roteiro e 13 atrações grátis
5 – Água na Escócia
Você pode tomar água direto da torneira na Escócia, ela é potável e muito boa! Meu cabelo ficou muito melhor e com brilho pois a água não é pesada, ao contrário da água do sul da Inglaterra que possui muito cálcio (que é água é dura e pode causar ressecamento da pele, deixa aquelas manchinhas brancas na louça).
6 – Idioma falado na Escócia
O idioma oficial é o inglês e em algumas partes falam gaélico, mas existe um sotaque muuuito forte! É um pouco difícil de entender no início, mas depois vai tranquilo. Eles comem algumas palavras e pronunciam para dentro, eu sou simplesmente apaixonada por esse sotaque! Por exemplo este ditado “O que for acontecer com você, vai acontecer”, observe como mudam as palavras:
Whit’s fur ye’ll no go past ye.
No inglês tradicional seria:
whatever is meant to happen to you, will happen to you.
7 – O jeito escocês de ser
Os escoceses são gentis e curiosos, puxaram papo várias vezes com a gente e estavam sempre animados. Nossos hosts do Airbnb até fizeram janta e nos convidaram para uma viagem ahahshueha
É bem provável que eles te abracem se estiverem bêbados numa festa com a intenção de querer te incluir no grupo. Isso com certeza deve acontecer durante o festival da virada do ano, o Hogmanay.
Eles são mais amigáveis, mas também se ficam brabos sai da frente que meodeos ahueaheua
Confira o meu roteiro na Ilha de Skye com mapa
8 – Os famosos kilts
Uma das peças mais procuradas e famosas da Escócia é o kilt! A famosa saia escocesa faz parte do traje tradicional há séculos e usado no dia a dia por homens (antigamente) e em ocasiões formais como casamentos… Muitos amigos meus só querem fazer uma viagem para Escócia para comprar um kilt hahaha
A palavra kilt tem origem numa palavra escandinava kilte que significava “enrolar-se”. Há tempos atrás, os escoceses usavam um tecido comprido para enrolar na cintura e jogar por cima de um ombro. Diz a lenda que os homens não usam cueca por baixo do kilt ahushsu
Com o passar do tempo, o tecido virou um tipo de saia com pregas nas costas e estampas únicas chamadas de tartan. Cada clã possui uma combinação única de cores, espessura das linhas e xadrez. Até a Lady Di tem o seu próprio tartan! Quando um escocês não reconhece a estampa, eles perguntam pelo nome do tartan. Achei super curioso isso.
Como a saia não possui bolsos, é comum pendurar uma bolsa de couro, geralmente coberta de pêlos ou crina, chamada sporran. Custam entre 40 a 100 libras.
Nas cidades maiores você verá vários escoceses vestidos com o traje tradicional kilt tocando gaita de foles. Eles ganham alguns trocos com a performance.
Há muitas lojas de kilts em Edimburgo. Os mais baratos são os sintéticos e custam em torno de 30 a 40 libras. Já os de lã podem custar 80 a 120 libras. O traje completo básico pode custar a partir de 200 libras.
9 – Whisky não falta na Escócia
O Whisky é a bebida nacional da Escócia e o produto mais exportado do país. Para quem gosta, é uma perdição, já que durante a visita pode ver mais de 3 mil garrafas! Existem 100 distilarias cadastradas na Escócia e garrafas para todos os bolsos: desde 5 a 3300 libras (mais de 15 mil reais!!). Não dá pra fazer uma viagem para Escócia sem fazer uma degustação!
Se você está interessado em comprar algumas lembrancinhas, confira este guia:
8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo
10 – Atenção fãs de Harry Potter!
J.K. Rowling, a autora de Harry Potter, viveu muitos anos em Edimburgo e criou a série dos bruxos aqui. Há diversos pontos que ela inspirou para criar o mundo mágico e que você pode visitar em Edimburgo:
- Victoria Street: inspiração do Beco Diagonal com várias lojas e artigos do filme
- Cemitério Greyfriars: túmulo de Tom Riddle (Voldemort)
- Elephant House o café onde J.K. Rowling escreveu boa parte do Harry Potter.
Além disso tem algumas cenas dos filmes gravadas na Escócia como o Jacobite Steam Train que é o Expresso para Hogwarts!
Leia também: A Londres de Harry Potter: 11 lugares imperdíves para fãs
leia também: Onde ficar em Edimburgo
Confira o vídeo de Edimburgo
Gostou destas dicas e curiosidades sobre viajar para Escócia? Confira 10 castelos na Escócia para conhecer