Viajar com os trens panorâmicos na Suíça é um passeio inesquecível no país e não pode ficar de fora do seu roteiro. São tantas opções cênicas que fica difícil decidir qual trajeto fazer! Os trens possuem janelas panorâmicas, são super modernos e confortáveis para você aproveitar o melhor da sua viagem pela Suíça.
Neste post falo sobre os trajetos trens panorâmicos na Suíça além das 3 rotas clássicas: Glacier Express, Bernina Express e Goldenpass. Além disso cito duas opções de passeios de trem curtinhos em Zermatt e Lucerna para aproveitar ainda mais. Lembre-se que as ferrovias já são construídas com a melhor vista possível para quem viaja. Artigo atualizado em agosto de 2023.
Dicas para viajar com Trens panorâmicos na Suíça
Índice do Artigo
Eu fiz um roteiro de viagem de 15 dias pela Suíça com o Swiss Travel Pass. Esse passe de vários dias é uma das melhores formas de viajar de trem na Suíça, pois você pode entrar em qualquer trem a qualquer hora, exceto pelos panorâmicos que devem ser reservados com antecedência.
Estrutura dos trens suíços
Os trens panorâmicos na Suíça possuem janelas gigantescas que dão até uma voltinha chegando no teto! Você consegue enxergar todo o cenário e ver o topo das montanhas, é simplesmente incrível.
Não existe muita diferença entre a primeira e segunda classe. Os bancos são praticamente os mesmos na maioria dos trens, mudando apenas a distância entre cada um. Há mais espaço na primeira classe.
Os trens normais fazem o mesmo trajeto dos panorâmicos, porém não possuem as janelas grandonas. A vantagem é que os preços são bem mais acessíveis e estão inclusos no Swiss Travel Pass.
Horários especiais dos trens panorâmicos
Como são trens especiais, eles passam somente em alguns horários do dia e é necessário fazer a reserva do seu assento pelo site oficial da empresa de trens suíça SBB. Mesmo se você ja tiver o ticket comprado ou o Swiss Travel Pass, essa reserva é necessária e requisitada pelo oficial dentro do trem.
É imporante colocar o nome exato na reserva pois os oficiais comparam o nome com o seu passaporte. Então coloque o primeiro nome com o nome do meio e aí o sobrenome.
Conheça as rotas do Grande Train Tour of Switzerland
O Grande Train Tour of Switzerland (GTTS) é uma combinação de 8 rotas diferentes de trens panorâmicos na Suíça que cobrem em torno de 1280 km no paise que podem ser visitadas durante o ano inteiro. Você pode embarcar no ponto de início ou final do trajeto (fazer a rota contrária) e descer em alguma cidade para depois continuar, é totalmente livre desde que faça a reserva lógico.
As 4 rotas de trens panorâmicos na Suíça são:
- Bernina Express (roxo e azul claro)
- Glacier Express (azul claro)
- GoldenPass Line (dourado)
- Gotthard Panorama Express (azul escuro)
As outras rotas são feitas com trens normais.
1 – Bernina Express: de Chur a Tirano na Itália
Esse foi o meu primeiro trem panorâmico da Suíça, pois começamos nossa viagem em Tirano na Itália com destino a Saint Moritz e Chur, a cidade mais antiga da Suíça. É considerado um dos trajetos mais famosos, conecta o sul ao norte do país e é conhecido como ferrovia rética.
A viagem dura em torno de 4 horas e passa por geleiras, lagos, florestas e cidadezinhas encantadoras como St. Moritz. O ponto mais alto da ferrovia rética é o Ospizio Bernina a 2253m de altitude às margens do Lago Bianco.
Passa também pela a ponte circular Brusio e o Viaduto Landwasser a 65 m de altura considerado patrimônio da Unesco (única rota na Suíça que passa por essa ferrovia). Leia mais sobre o BERNINA EXPRESS.
Como o trem sai de Milão, há alguns tours combinados que fazerm uma Excursão Lago de Como e Saint Moritz com Bernina Express. Pra quem tem com o Swiss Travel Pass e Eurail Pass, viaja de graça mas precisa reservar o assento pela internet.
Assista o vídeo sobre o Bernina Express, clique para assitir!
2 – Glacier Express: de Zermatt a St. Moritz
Essa vai ser uma das viagens mais lentas da sua vida, porque o trem atravessa os Alpes Suíços em cerca de oito horas a 35 km/h passando por 91 túneis, mais de 290 pontes e sobe à uma altitude de 2033 m na Passagem de Oberalp. O trajeto é repleto de montanhas, rochas íngremes, vales e desfiladeiros e começa em duas cidades super importantes e turísticas, principalmente no inverno.
O mais legal desse passeio é que conecta duas cidades super turísticas: Zermatt e St. Moritz. Em Zermatt você encontra o Matterhorn, o símbolo da Suíça e do Toblerone hauehae É uma das cidades mais visitadas por causa da montanha e inúmeras opções de ski e trilhas na natureza. E Em St Mortiz você encontra o Engadine, um vale alpino lindíssimo na região de Graubünden.
Como o trajeto é longo, há a possibilidade de os passageiros reservarem uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa acompanhada ou não de vinho. As refeições são preparadas na cozinha do trem.
O trajeto de Zermatt a St Moritz custa CHF 152 por pessoa e a reserva custa 33 ou 43 (baixa e alta temporada respectivamente) Pra quem tem com o Swiss Travel Pass e Eurail Pass, viaja de graça mas precisa reservar o assento pela internet e pagar a taxa no site oficial da Glacier Express. Lá você também pode escolher o tipo de refeição e o preço.
3 – GoldenPass Line: de Lucerna a Montreux
A linha GoldenPass atravessa uma das regiões mais bonitas do país: a região alemã de Interlaken e vai até o lado fracês às margens do lago de Genebra. São três paradas muito diferentes neste trem panorâmico na Suíça: Lucerna, Interlaken e Montreux. A paisagem vai das típicas casinhas suíças de madeiras e depois muda para os vinhedos nos morros e lagos, é simplesmente incrível!
Esse trajeto não é feito em um trem direto, você precisa descer para trocar de trem e serão em vagões normais. Apenas o trajeto Zweisimmen a Montreux é feito no trem panorâmico.
Você pode optar por trocar o panorâmico por um trem vintage retrô chamado de Belle Epoque Golpenpass Classic entre Zweisimmen a Montreux. Eu gostei bastante, o trem é confortável e bem diferente. Parece que voltei no tempo. Neste mesmo trem pode ser feito o passeio extra “Trem do Chocolate” visitando uma fábrica da Nestlé e também uma queijaria em Gruyéres.
Aqui existe a excursão perfeita de trem saindo de Genebra: Excursão Gruyères com Golden Express e Degustações
O trajeto todo tem 5 horas. Pra quem tem com o Swiss Travel Pass viaja de graça. Confira os horários do trem no site oficial da GoldenPass. para ver qual você irá pegar: o trem panorâmico ou o retrô. Para quem não tem o passe, precisa comprar cada trajeto separadamente.
Essa região de Montreux é chamada de Riviera Montreux e abrange diversas vilas super fofinhas e vinícolas. Confira tudo o que fazer na MONTREUX RIVIERA: VINHEDOS, MÚSICA E GASTRONOMIA!
No vídeo abaixo mostro o que fazer em Montreux, o trajeto com o trem Belle Epoque e a visita aos Estúdios da banda Queen com Freddie Mercury, clique para assistir:
4 – Gotthard Panorama Express: de Lugano a Lucerna
Esse trajeto pode ser combinado com um barco a vapor em Lugano no cantão italiano de Ticino e continua pela ferrovia Gotthard até Lucerna. Aqui fica o túnel de Gotthard construído em 1882 e que atravessa os Alpes.
Durante o trajeto, você verá prado de Rütli, a Rocha Schiller e a Capela de Guilherme Tell às margens do Lago Uri. Passa por Lugano, Vellinzona, Flüelen, Lucerna.O trajeto completo dura 5h e 30min e opera somente na primeira classe, custa 16 para reservar online. Quem tem Swiss Travel Pass não paga.
Atenção o trem panorâmico é somente entre Flüelen e Lugano e precisa ser reservado com antecedência. O Gotthard Panorama Express funciona de abril a outubro de terças a domingos. Aqui tocê confere a tabela com os horários
Trajetos de trem na Suíça alternativos
Aqui vou listar algumas experiências incríveis de trem na Suíça que não são panorâmicos e que valem muito a pena serem feitos!
1 – Zermatt: Gornergrat e os picos nevados
Gornergrat fica em Zermatt e pode ser visitado o ano inteiro. Oferece uma vista panorâmica de 29 picos nevados da Suíça e Itália, além de geleiras e a vista do lindo Matterhorn! Você pode reservar Passagem de Trem Gornergrat Bahn Sem Fila
Assista o vídeo abaixo para saber mais:
2 – Lucerna: suba até a montanha Pilatus
O trajeto do Pilatus inicia em Lucerna de barco, depois muda para trem cremalheira super íngreme e termina em bondinhos! É um dos passeios mais divertidos que eu fiz na Suíça. Reserve aqui o Teleférico e Trem do Monte Pilatus e Passeio no Lago
Mais informações no MONTE PILATUS: PASSEIO INCRÍVEL NA MONTANHA DOS DRAGÕES!
No vídeo abaixo eu mostro como é o passeio completo. Com certeza vale a pena por no seu roteiro pela Suíça.
Vale a pena viajar em um dos trens panorâmicos na Suíça?
Com toda certeza você precisa por ao menos um no seu roteiro. É um valor caro sim, mas acredito que com esse artigo você consiga escolher o ideal e usar os trens normais em outros trajetos para economizar.
O Swiss Travel Pass é uma mão na roda. A princípio parece ser caro, porém se você calcular certinho os dias de viagem com o passe e as atrações verá o quanto de tempo você economiza. Sem ele precisa comprar cada atração separadamente, perdendo muito tempo e até dinheiro. Compre aqui o seu Swiss Travel Pass
Gostou da lista de trens panorâmicos na Suíça? Comente e salve a imagem abaixo no seu pinterest