Ícone do site Apure Guria

O que fazer em Lisboa: 22 atrações que você deve conhecer

O que fazer em Lisboa dicas pontos turisticos roteiro de viagem

O que fazer em Lisboa dicas pontos turisticos roteiro de viagem

O que fazer em Lisboa? São tantas atrações interessantes que é impossível colocar tudo em um roteiro de 2 ou 3 dias na capital de Portugal. Lisboa é um daqueles lugares que me pegou de surpresa, pois além de barato, tem muitas coisas gostosas, clima bom e lugares incríveis para conhecer e repletos de história.

Lisboa possui diversas atrações legais para visitar, seja subindo ladeiras para conhecer seus mirantes, caminhando na orla do Tejo ou provando as iguarias locais. Caminhar por Lisboa é novidade e ao mesmo tempo uma nostalgia pois lembra um pedacinho de diversas cidades brasileiras, cada cantinho uma parte diferente.

Neste roteiro de o que fazer em Lisboa, vou indicar os melhores pontos turísticos, indicar hotéis bons e baratos, explicar como funciona o transporte público e dar muitas dicas de viagem! Aproveita e assista o vídeo sobre Lisboa!

O que fazer em Lisboa: roteiro para 2, 3 dias ou mais

Quando visitar Lisboa?

Por estar localizada na Península Ibérica, Portugal possui temperaturas mais tranquilas durante o inverno e recebe sol por muitos dias do ano.

A época mais movimentada é o verão (junho a agosto), quando as temperaturas ficam entre os 30°C, os dias mais longos e pouquíssimos dias de chuva. Ou seja: dias perfeitos para praia! Nesses meses acontecem vários festivais como o Rock in Rio Lisboa e Arraial Lisboa Pride (ambos em junho). Como é alta temporada, será mais difícil encontrar hotéis com preços amigáveis, então sugiro reservar com antecedência.

Durante o outono (setembro a outubro) as temperaturas são mais amenas durante o dia entre 16 a 24°C, sendo necessário um casaquinho à noite. Há bem menos gente nas ruas e pode chover alguns dias. Eu visitei Lisboa na metade de outono e usei vestido a maior parte do tempo. Gostei muito dessa época!

Torre de Belém não pode faltar no seu roteiro O que fazer em Lisboa

No inverno (novembro a fevereiro) os dias podem ser mais chuvosos, o que pode prejudicar a sua viagem. As temperaturas são tranquilas entre 8 a 12°C se comparar a outros países europeus. Essa é a época mais barata, tanto para voos quanto para hospedagem.

A primavera acontece entre março a maio e é uma boa época para ver Lisboa repleta de flores. O tempo em Lisboa nesta época pode ser imprevisível, especialmente em março e abril, mas as temperaturas entre 15 a 20°C facilitam a caminhada pela cidade. No mês de abril acontece o Festival de Música de Belém e em maio o Festival de Sintra.

Março é considerado a época mais barata para viajar para Lisboa. Confira mais dicas no meu roteiro de O que fazer em Portugal em 7 a 10 dias de viagem!

Como chegar em Lisboa?

Há voos diretos do Brasil para Lisboa saindo de Guarulhos e Campinas com a Latam, Azul e TAP. Os preços da passagem ida e volta custa em torno de R$2768, mas em baixa temporada pode ficar mais barato. Veja meu review Como é voar com a TAP Air Portugal: Lisboa para Guarulhos

Despache da Tap no aeroporto de LIsboa

O voo de Guarulhos até Lisboa tem duração média de 10 horas.

A imigração no aeroporto de Lisboa é mais tranquila devido ao falarmos a mesma língua. Lembre-se de apresentar:

Lembre-se que SEGURO VIAGEM é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa!

Visitar Portugal na Pandemia

Agora também é necessário apresentar Teste PCR negativo e o certificado de vacinação, além de preencher o formulário de passageiro até 4 dias antes do seu embarque. Eu escrevi todas as dicas e como foi a minha viagem no artigo: Viajar para Portugal agora: turismo durante a pandemia.

Caso você deseje visitar outros países nessa viagem, sugiro ler o artigo Países da Europa abertos para brasileiros: lista atualizada

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro?

O aeroporto de Lisboa (aeroporto Humberto Delgado – LIS) fica a apenas 7 km do centro da cidade. Se você estiver viajando com mais pessoas, pode dividir um Uber até o seu hotel. A viagem pode custar entre 10 a 18 euros.

Também é possível ir de metrô ou ônibus (€1,50 com o cartão Viva Viagem que explicarei mais para frente deste artigo). O metrô sai do Terminal 1 e você pega a linha vermelha até a estação Alameda.

Como funciona o metrô em Lisboa

Quantos dias são necessários para conhecer Lisboa?

Eu recomendo no mínimo 3 dias, assim você conhece todas as atrações principais da cidade tranquilamente. Se tiver mais dias, recomendo um bate e volta para Sintra e Cascais. Também pode visitar Estoril, outro lugarzinho especial pertinho de Lisboa.

Onde ficar em Lisboa? Melhores bairros

A região central de Lisboa possui diversos hotéis interessantes com ótimo custo benefício, sem falar em hostels confortáveis para quem viaja gastando pouco.

O bairro Rossio é mais carinho, então recomendo ficar na Avenida Liberdade pela proximidade das atrações. Você pode ir andando pela cidade, vai ser uma caminhada gostosa!Também recomendo os bairros Baixa/Chiado, Bairro Alto e Cais do Sodré.

Encontrei estes hotéis para facilitar a sua viagem com bons preços e bem localizados (lembre-se que o preço pode mudar conforme a época):

Há bons hotéis na Av. da LIberdade

Como funciona o transporte em Lisboa?

É muito fácil se locomover em Lisboa pois o metrô funciona certinho e é bem sinalizado, sem falar nas rotas de ônibus e bondinho elétrico.

Se você estiver hospedado longe do centro, recomendo comprar o Cartão Viva Viagem em um dos totens do metrô. Ele custa 0,50, é recarregável e pode ser usado em bondinho elétrico, metrô, ônibus e balsa. Cada passagem custará apenas 1,50.

APUREDICA: Lisboa Card

Se você deseja economizar em Lisboa, recomendo o Lisboa Card, um passe de transporte gratuito e ilimitado e com acesso às principais atrações da cidade. Sem falar que oferece desconto em alguns tours!

Lisboa card vale a pena

Este cartão pode ser de 24, 48 ou 72 horas e você evitará as filas em mais de 26 atrações como:

O cartão oferece descontos em atrações de Sintra e gratuidade em pontos turísticos das cidades de Batalha, Alcobaça e Tomar.

Basta encostar o cartão no sensor do transporte público ou apresentá-lo nas atrações para permitir o acesso.

Compre o seu Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 Horas aqui.

Roteiro em Lisboa de 2, 3 dias ou mais

Acredito que 3 dias em Lisboa são suficientes para curtir a cidade com calma e as principais atrações. Você pode seguir as minhas sugestões abaixo que estão organizadas por regiões:

Cascais e Sintra são dois lugares em direções diferentes. Cascais é uma região com praia, restaurantes, fortaleza e próximo a Boca do Inferno, uma pedra com um buraco nas falésias.

Já Sintra é uma região mais histórica, onde fica o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e Castelo dos Mouros. Eu amei, tudo é muito bonito! Confira aqui O que fazer em Sintra: roteiro 1 dia

Caso você tenha apenas um dia, recomendo fazer o Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais. Assim você vê um pouquinho dos dois.

O que fazer em Lisboa: 22 pontos turísticos por região

Já organizei tudo para facilitar a sua viagem! Assista o vídeo abaixo com mais dicas de o que fazer em Lisboa e belas paisagens:

O que fazer no centro de Lisboa

O centro de Lisboa é dividido em vários bairros e recomendo explorar a Baixa, Chiado e Bairro Alto. Lá você irá encontrar a Praça Dom Pedro IV (perto da estação Rossio), Elevador de Santa Justa, o Museu Arqueológico do Carmo e a Praça do Comércio. Este roteiro começa na Praça do Rossio.

1 – Praça do Rossio

Para quem está hospedado na Avenida de Liberdade, irá encontrar a estação do Rossio (ou Estação Central), o primeiro ponto turístico de Lisboa. Da estação Central sai o trem para Sintra!

Na Praça Rossio fica o teatro Nacional de D. Maria II, duas fontes lindas e o famoso pavimento de pedrinhas “petit pavé” encontradas em diversas cidades brasileiras. Os desenhos da praça do Rossio são semelhantes aos de Copacabana.

Ali pertinho também fica a loja Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa que vende diversas conservas além da sardinha como polvo, camarão, mexilhão, ovas de bacalhau… Todas em latas decoradas e bem coloridas. Dica de presente pra família!

Praça do Rossio e Estação Central

2 – Elevador de Santa Justa

Este elevador de 45 m de altura foi construído em 1902 no estilo neo gótico e projetado por Raoul du Ponsard, um estudante de Gustave Eiffel (o criador da Torre Eiffel). O Elevador garante vistas do castelo, da Praça do Rossio e da Baixa.

Se a fila estiver pequena, vale a pena a subida, especialmente pela facilidade de chegar no Bairro Alto sem precisar subir degraus haha. Se a fila estiver grande, é melhor visitar outra coisa. A subida custa 5 euros.

Elevador de Santa Justa, olha a fila!

3 – Museu Arqueológico do Carmo

O Museu Arqueológico do Carmo fica num antigo convento onde só é visível as estruturas, já que caiu por causa de um terremoto e não terminaram a construção por falta de verba. Lá dentro há um acervo de obras antigas de vários lugares, além de túmulos medievais e múmias. O ingresso custa 10 euros.

4 – Rua Augusta

Esta é a principal rua pedonal em Lisboa e está repleta de lojas e cafés. Aqui fica a Casa Portuguesa dos Pastéis de Bacalhau, um local bem focado em turistas, mas acho fofinho, o atendimento é bom e os bolinhos são gostosos (exceto o de queijo de cabra hahaa).

5 – Praça do Comércio

No fim da rua você verá o Arco da Rua Augusta que dá acesso a Praça do Comércio, antigamente chamada de Terreiro do Paço. Aqui havia um palácio usado como residência real até a sua destruição pelo terremoto de 1755.

A Praça do Comércio é um do símbolos da cidade, foi construída para mostrar a importância de Lisboa como capital para o mundo. Ao redor dela há alguns prédios governamentais.

A Praça do Comércio é um dos principais pontos turísticos de Lisboa

6 – Cais do Sodré

É possível fazer uma caminhada bem gostosa da Praça do Comércio pela orla do Tejo até o Cais do Sodré, onde fica a estação com o trem até Belém. Essa área possui diversos cafés e bares.

Do outro lado da estação fica o Mercado Time Out, um lugar incrível com muitos restaurantes bons e acessíveis. Você encontra de tudo aqui: cervejas artesanais, pastéis de nata, pratos portugueses com bacalhau, ostras, mexilhão… Além de bifes, sushi e gelato italiano! Um verdadeiro banquete!

O que fazer em Lisboa: dicas em Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, fica no topo de um morro e possui ruas estreitas de pedrinhas com vários cafés aconchegantes, mirantes, clubes de fado e lojas de lembrancinhas. Aqui estão localizados o Castelo de Sâo Jorge, a Catedral da Sé e a Feira da Ladra.

Como este bairro é histórico, recomendo um guia turístico para saber mais curiosidades que também passa no Bairro Alto. Confira esta Excursão Lisboa Essencial: História e Estilo de Vida

7 – Bondinho Elétrico 28

Esta é uma das experiências que você deve fazer em Lisboa! Os bondinhos elétricos rodam a cidade desde a Segunda Guerra Mundial, possuem bancos de madeiros e fazem bastante barulho. Se tiver a oportunidade, veja as manivelas na direção do motorista.

Bondinho Elétrico 28 é um dos mais clássicos trajetos de bondinhos de Lisboa. Ele vai de Martim Moniz para Campo Ourique, passando pelos bairros da Graça, Baixa, Bairro Alto e Alfama. Recomendo pegar o bondinho até o topo de Alfama e voltar descendo para explorar o bairro.

Este trajeto é super popular e turístico, então enche rapidinho. Fique atento aos seus pertences!

Uso da máscara obrigatória dentro do transporte público em Portugal

8 – Miradouro da Senhora do Monte

Considerado o mirante mais alto de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte garante belas vistas da cidade. Você verá as principais atrações do topo e ouvirá alguns tocadores de fado.

Aqui também fica uma igrejinha onde está a Cadeira de São Gens. Diz a lenda que as grávidas que sentam nesta cadeira terão um parto sem complicações.

Miradouro Senhora do Monte com a Larissa do blog Vida Cigana

9 – Miradouro Santa Luzia

Este mirante é um dos mais procurados pelos turistas, provavelmente por causa da sua localização e é todo decorado com plantinhas. A vista em si é bonita, mas o da Senhora do Monte é melhor.

Miradouro Santa Luzia é muito procurado. Foto: Larissa Blog Vida Cigana

10 – Castelo de São Jorge

Eu estava em dúvida se visitava o castelo ou não, mas por sorte segui meu coração e não me arrependi! O castelo de São Jorge é um dos pontos turísticos em Lisboa que recomendo sem pensar.

O castelo serviu como fortificação durante a ocupação romana e dos visigodos, até os mouros o transformarem em residência real. Afonso Henriques foi o primeiro rei português a ocupar o castelo.

As paredes e a muralha do castelo estão quase intactas e é uma delícia caminhar por suas passarelas. Também é posível ver objetos e relíquias desde a ocupação romana até a época do terremoto em 1755 no Núcleo Museológico.

No pátio você verá inúmeros pavões que deixam tudo mais colorido, além de canhões e food trucks. Nada melhor do que aproveitar uma das melhores vistas de Lisboa com uma cervejinha no fim do dia!

O ingresso para o castelo custa 10 euros e pode ser comprado no local ou no site oficial.

Dias de sol em Lisboa durante o mês de outubro. Foto: Larissa Blog Vida Cigana

11 – Feira da Ladra

A feira da Ladra acontece às terças e aos sábados das 6 às 17h na Alfama até Campo de Santa Clara. O seu nome teria relação aos objetos roubados que eram vendidos aqui no século 12, quando tudo começou. pE uma experiência única e você encontrará vários tipos de objetos.

12 – Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa, ou Igreja de Santa Maria Maior, foi construída na segunda metade do século XII, após a conquista da cidade aos Mouros por D. Afonso Henriques. É a Igreja mais antiga de Lisboa e possui uma mistura de estilos. Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

A área da Sé de Lisboa é bem agitada

O que fazer em Lisboa: dicas em Belém

Belém fica totalmente fora de mão em qualquer roteiro em Lisboa, então sugiro dedicar um dia todo a ele. Você pode chegar lá de trem saindo do Cais do Sodré (direção Cascais), de ônibus ou com o bondinho elétrico 15E. A corrida de Uber custará em torno de 15 euros.

13 – Padrão dos Descobrimentos

Este monumento foi construído em homenagem às figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos Portugueses. É possível subir até o topo para uma vista linda, especialmente no fim do dia. A subida é feita de elevador e a entrada custa 3 euros.

14 – Torre de Belém

A famosa Torre de Belém é um dos símbolos de Lisboa e de Portugal, um dos monumentos mais visitados do país. Foi construída em 1520 e usada como defesa da barra do Tejo, prisão, registo aduaneiro, posto de sinalaizaççao telegráfico e farol. Possui 30 metros de altura, foi construída no estilo manuelino e é decorada com brasões de armas de Portugal, inscrições e cruzes.

A torre de Belém é um dos pontos turísticos mais visitados em Lisboa

A torre é composta por cinco andares: sala do governador, sala dos reis, sala das audiências, capela e terraço da torre, de onde se tem uma vista incrível de Lisboa.

A Torre de Belém funciona de terças-feiras a domingos, com horários variados:

15 – Mosteiro dos Jerónimos

Atravessando a avenida, vá em direção ao Mosteiro dos Jerónimos, patrimônio mundial pela Unesco. Considero esta uma das atrações que não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Lisboa.

Essa construção enorme e cheia de detalhes foi construída no século XVI no estilo manuelino. Foi usado por monges que ajudavam marinheiros e rezavam pelo rei. Se tornou escola e orfanato até 1940.

Claustro do Mosteiro dos Jerónimos

Vale a pena uma visita ao interior, pois os claustros são muito bonitos e cheios de detalhes. Parece que você está caminhando em outra época! É uma das obras arquitetônicas mais importantes de Portugal. Eu mostro como é o interior no vídeo abaixo a partir dos 13 minutos:

Como é uma das atrações mais visitadas da cidade, evite as filas e compre o Ingresso Mosteiro dos Jerônimos aqui!

Caso esteja com pouco tempo, visite a igreja Santa Maria Belém que faz parte do complexo. O interior é muito bonito e imponente, a entrada é gratuita e verá os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.

16 – Casa dos Pastéis de Belém

Na mesma rua do Mosteiro você encontra a famosa casa dos Pastéis de Belém! Os pastéis são feitos no forno, uma massa crocante recheada com um creme muito gostosinho. Apenas neste bairro que os pastéis de Nata podem ser chamados de Pastéis de Belém.
Normalmente há uma fila gigante na porta do lugar, você pode entrar pela lateral e arranjar uma mesa, porém o atendimento é meio ruim. Cada pastel custa 1,50 euro e se comprar mais tem desconto.

17 – Passeio de Veleiro no Pôr do Sol

Para finalizar o dia com chave de ouro, recomendo fazer um Passeio de Veleiro no Pôr do Sol com bebidas inclusas! A duração do passeio é de 2 horas e passa pela ponte 25 de Abril, estátua de Cristo-Rei, Praça do Comércio, Basílica da Estrela e termina no Museu MAAT e na famosa Torre de Belém.

O veleiro sai da Doca de Belém ao lado do Padrão dos Descobrimentos. Faça a sua reserva do Passeio de Veleiro no Pôr do Sol aqui.


Passeio de Barco no Tejo Saindo de Belém

O que fazer em Lisboa: dicas Parque das Nações

18 – Parque Eduardo VII

Este parque fica do outro fim da Avenidade Liberdade e ao lado da Praça de Marquês do Pombal. Trata-se de um parque bem arborizado com algumas estruturas para exposição como o Pavilhão Carlos Lopes. Também há uma estufa com algumas plantas bem diferentes. Foi dedicado ao Eduardo VII, Rei da Inglaterra, por sua visita à Lisboa e para estreitar os laços entre os países.

Lá em cima fica um mirante e também um monumento a Revolução dos Cravos. Daqui siga para o Parque das Nações, uma região mais moderna de Lisboa.

Gostei muito do Parque Eduardo VII

19 – Estação do Oriente

Para quem vai de trem, metrô e ônibus provavelmente chegará pela estação Oriente em Lisboa. Ela é toda diferentona com arquitetura bem contemporâneia cheia arcos estilizados feitos de vidro e aço.

20 – Oceanário de Lisboa

O Oceanário é uma atração para todas as idades e é considerado o maior aquário do país. São mais de 8 mil criaturas desde aves, peixes, anfíbios, tubarões e mamíferos, além de corais e estrelas do mar.

É uma atração para fugir um pouco da história e do calor de Lisboa haha Acredito que passará em torno de 3 horas aqui. Como é uma atração muito procurada, sugiro comprar o ingresso antecipadamente para evitar filas: Ingresso Oceanário de Lisboa

Funciona das 10 às 19h todos os dias.

Oceanário de Lisboa

21 – Pavilhão do Conhecimento

Localizado ao lado do Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento realizada exposições interativas focadas em ciência e tecnologia. Está aberto de terça a sexta das 10 às 18h e aos sábados e domingos das 11h às 19h. A entrada custa €9.

22 – Teleférico do Parque das Nações

Criada para facilitar o transporte durante a Expo 98, o teleférico é muito procurados pelos turistas. É um trajeto curto, apenas 1,2km a 20 m de altura e custa €5,90 ida e volta. Funciona das 11 às 18h (ou até mais tarde durante o verão).

Na saída do teleférico (estação norte) você verá a Torre Vasco da Gama. Considerado o edifício mais alto de Lisboa com 140 metros de altura, a Torre Vasco da Gama é um ponto de destaque do Parque das Nações e está de frente a ponte de nome homônimo. A sua arquitetura lembra muito aquele prédio de Dubai haha.

Teleférico Parque das Nações

Gostou destas dicas de viagem e roteiro O que fazer em Lisboa? Comente as suas dúvidas! Confira meu roteiro de O que fazer em Porto.

Salve no pinterest

Pin O que fazer em Lisboa atrações e dicas de viagem
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile