O que fazer em Bath em 1 ou 2 dias? Há tantas coisas legais para conhecer em uma das cidades mais visitadas da Inglaterra! Considerada Patrimônio da Mundial pela Unesco, Bath é famosa pelos spas e banhos termais desde a época dos romanos e justamente por causa disso seu nome significa “banho”. Apesar de parecer pequena com seu centrinho histórico com arquitetura fenomenal e lojinhas charmosas, Bath é uma cidade bem importante na região.
Bath fica a menos de 2 horas de viagem de Londres e é uma cidade imperdível para visitar no seu roteiro no Reino Unido. Você pode combinar conhecer outros lugares lindos nas proximidades como Cotswolds e Bristol. Stonehenge e Oxford ficam um pouquinho mais distantes.
Confira as dicas e atrações de o que fazer em Bath e assista o vídeo!
O que fazer em Bath na Inglaterra
Um pouco sobre Bath
Como comentei ali em cima, a cidade “surgiu para o mundo” quando os romanos construíram complexos de banhos para aproveitar as fontes termais. Isso já era um costume local do povo bretão que associava as fontes à cura e a deusa Sulis, tanto que Bath foi chamada inicialmente de Aquae Sulis. Como os romanos não eram bobos, mantiveram a deusa (para melhor “controle” da região) e a renomearam para Minerva. Vários nobres de Roma visitavam Bath justamente por causa das termas. Não há outra cidade com fontes termais na Inglaterra.
Outro fator importante para o desenvolvimento de Bath foi a denominação de “centro terapêutico” já que as águas termais oferecem diversos benefícios à saúde e muita gente fazia peregrinação até a cidade trazendo moedas e objetos.
Você verá que os prédios de Bath são muito charmosos e este estilo se chama arquitetura georgiana. Uma remodelagem da cidade durante o século XVI que trouxe vários nobres e investimentos.
Como é uma cidade universitária, verá uma galera tomando sol nos parques, diversas opções de cinema, música, restaurantes e pubs legais. Tem até lugares ensinando como fazer fudge (caramelo) e os famosos chá da tarde ingleses no Sally Lunn’s.
Outras cidades que você pode visitar pertinho são Oxford e Bristol.
Como chegar em Bath
Eu fui de trem e a estação Bath Spa fica bem no centrinho da cidade. Aliás, você pode fazer tudo a pé em Bath. Saindo de Londres da estação Paddington de trem até Bath são apenas 90 minutos de viagem.
Como os preços de trem na Inglaterra são abusivos, sugiro comprar o seu ticket com antecedência e ficar ligado nas promoções. Pode ver direto no site GWR ou pelo aplicativo Trainline. Caso nada dê certo, opte pela viagem de trem mesmo que demore mais. Pode pesquisar no Megabus ou National Express.
O que fazer em Bath
Você consegue visitar todas estas atrações em Bath em um dia, mas acho que será meio corrido. Por isso sugiro passar ao menos uma noite na cidade! O que você deve visitar em Bath:
- Banhos termais romanos
- Bath Abbey
- Pulteney Bridge
- The Circus
- Royal Crescent
- Jane Austen Centre
- Alexandra Park
Assista o vídeo abaixo com todas as dicas do que fazer em Bath, valores e paisagens incríveis:
1 – Banhos Termais Romanos
Com certeza a atração de Bath mais procurada, os Roman Baths formam um complexo subterrâneo de fontes termais, piscinas e até sauna. Não é possível tomar banho aqui desde 1978, e as piscinas servem apenas para educação.
O ingresso é caro (£18 durante a semana, £20 fim de semana), porém eu achei que valeu a pena pois todo o caminho é bem explicadinho e organizado com filmes e áudios. Dá pra ter uma ideia de como os romanos a construíram, como eram os banhos e as diferentes estruturas. Também dá pra subir no terraço e ter uma vista legalzinha ali do centro.
Achei muito legal a explicação sobre a construção do sistema de aquecimento romano com folhas de chumbo para deixar a maior piscina mais quente. Também há uma pequena exposição de bilhetes escritos em tecido pelos romanos pedindo saúde, riqueza e até punição para alguém por ter roubado a toalha ahueahuea
Se quiser tomar banho termal, visite o Thermae Bath Spa. As termas são bem novas e modernas, adequadas à nossa época. A partir de £36 duas horas nas termas com toalha, roupão e pantufinha. No fim de semana é £40.
2 – Bath Abbey
A Abadia de Bath se destaca no centro da cidade com suas torres e detalhes no exterior no estilo gótico inglês. O interior é ainda mais bonito vitrais bem coloridos e os detalhes no teto que parecem árvores. Para entrar não precisa pagar, mas incentivam muito doações.
É possível subir até o topo para ter uma vista do centro da cidade, ver a sala do sino e o mostrador do relógio (esse sim paga).
3 – Pulteney Bridge
A Pulteney Bridge se destaca por não ser apenas uma ponte, mas ter lojinhas na sua estrutura. Funciona basicamente como a Ponte Vecchio de Florença na Itália. Foi construída no século XVIII sobre o Rio Avon e você pode descer até um jardinzinho que tem ao lado dela por umas escadinhas estreitas e meio escondidas do lado direito.
4 – The Circus
Uma das estruturas arquitetônicas mais notáveis da Inglaterra foi construída no século XVIII por John Wood, the Elder. Trata-se de vários apartamentos no formato de arco (circus em latis significa oval) inspirado no Coliseu e foi feito antes do Oxford Circus em Londres.
5 – Royal Crescent
Mais um complexo de 30 apartamentos construído em forma de arco, mas desta vez muuuuito maior com um gramadão na frente onde o pessoal leva os cachorros para passear. Fica até difícil de tirar foto de tão grande que é a estrutura!
Ali você encontra a No. 1 Royal Crescent, uma das casas mais antigas de luxo da cidade que mostra um pouco do estilo de vida e ostentação durante a época georgiana. para visitar seus interiores é necessário pagar £10.
Aproveite para passear no Royal Victoria Park do outro lado do gramado.
6 – Jane Austen Centre
Bem pertinho do The Circus, você encontra o Jane Austen Centre e vários lugares dedicado à uma das escritoras mais famosas da Inglaterra. Ela escreveu “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito”, inclusive há diversos filmes sobre os livros.
Jane Austen morou em Bath por alguns anos e é possível fazer uma visita à sua casa e a exposição permanente, além de visitar a lojinha com vários artigos legais! Fica na 40 Gay Street BA1 2NT e custa £8,50.
7 – Alexandra Park
Para quem é fã de caminhadas e quer ver a cidade do alto, recomendo passear pelo Alexandra Park até o topo do morro com um mirante. A vista de lá é incrível e você consegue identificar vários pontos importantes de Bath.
Caso queira um passeio maior pela cidade, surgiro o City Sightseeing Bath: Hop-on Hop-off Bus Tour.
Onde ficar em Bath
Como é Bath uma das cidades mais visitadas do país, os preços sobem bastante dependendo a época, por isso recomendo reservar com antecedência.
No Booking separei estes hotéis em Bath que considero bom custo benefício:
- Z Hotel Bath Nota 9,3 $$
- Anabelle’s Guest House Nota 8,6 $$
- St Christopher’s Inn Bath Nota 8,1 $$
- Country Living Hotel Lansdown Grove Nota 8,8 $$$
- Holiday Inn Express Bath Nota 8,4 $$$
- Bath Backpackers Hostel Nota 7 $
Caso nenhum te agrade, pode pegar um quarto no Airbnb (com este link você ganha R$180 de desconto na primeira reserva!).
Gostou das dicas de O que fazer em Bath? Comente!
Salve no pinterest
Leia mais sobre a Inglaterra:
O que NÃO fazer em Londres: erros que te custam dinheiro!
Guia completo do Natal em Londres: atrações, ruas e dicas!
Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!