O parque Triglav fica ao noroeste da Eslovênia, leva o nome do pico mais alto do país com 2864m e é considerado o parque nacional mais antigo da Europa. O cenário dessa região é absolutamente incrível e engloba os Alpes Julianos, Montanhas Karavanke, lagos e rios azuis, florestas e casinhas típicas em várias vilas no caminho. Cruzamos a estrada russa até o ponto mais alto Vršič Pass e descemos até Trenta e Vale do Rio Soča.
Assista o vídeo do percurso nos Alpes Julianos que tá lindo!! Os Alpes Julianos foram eleitos pela Lonely Planet como uma das 10 regiões para visitar em 2018.
Alpes Julianos na Eslovênia
Como chegar no Parque Triglav
O parque é bem grande, em torno de 84 mil hectares, porém a melhor forma de conhecer o Triglav e os Alpes Julianos é atravessar a montanha pela estrada até o VRŠIČ PASS. Nessa caso, a única forma é alugar um carro. Esse trajeto pode ser feito em apenas um dia, mas se você gosta muuuito de natureza e pira nas montanhas pode dividir em dois dias para conhecer a região. Veja mais sobre carro x trem na Eslovênia: ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
Dicas para cruzar o Vršič Pass
- Verifique se há gasolina suficiente e se os pneus estão ok.
- Leve comida para fazer um picnic (água, frutas, sanduíche).
- O clima é de montanha e varia bastante, então leve roupas para quente e frio mesmo no verão (lá no topo fui de vestido e fiquei doente).
- Acompanhe os números na estrada para ver pontos turísticos importantes.
- Pare o carro e tire muuuitas fotos! Não esqueça do freio de mão aheuahe
Alpes Julianos de Bled até Trenta
Esses lugares estão no trajeto para o Vršič Pass e até o outro lago da montanha. Você pode fazer o percurso a partir de Bled, como fizemos. O segredo é sair cedo para aproveitar bastante!
Bled
Kranjska Gora
Aí você volta até Kranjska Gora e pega a estrada 206 até próximo lago.
Lago Jasna
Também há um restaurante, banheiros e estacionamento gratuito.
Estrada para Vršič Pass
A estrada começa logo depois do lago Jasna e vai contornando toda a montanha até a cidade de Trenta do outro lado. São muuuitas curvas! Tantas que o centro de turismo numerou as 50 e usa cada uma para dar uma referência a uma cachoeira ou parada interessante no caminho. Ela fica aberta durante 7 meses ao ano e fica fechada no inverno por causa da neve. Ao todo possui 24km.
A estrada é bem cuidada e sinalizada, não tem curvas perigosas como se fosse cair num penhasco por exemplo. Vimos muita gente pedalando e de moto fazendo o mesmo percurso.
Ruska Cesta (estrada russa)
Durante a Primeira Guerra Mundial, esta região foi disputada e a fronte do exército austríaco ficava no rio Soca. Uma das estratégias da Áustria foi levar mais de 10 mil prisioneiros de guerra russos para construir uma estrada militar entre Kranjska Gora e Trenta do outro lado da montanha.
Em março de 1916 mais de 300 prisioneiros e guardas morreram em uma avalanche. No ano seguinte construíram esta capela de madeira, um memorial muito bonito e bem conservado.
Prisank, Janela Natural e Menina Pagã
Um pouco mais pra cima fica a janela do céu também chamada de Prisank Window (Prednje Okno), um buraco natural na pedra com 80m de altura e 40m de largura. Conforme a hora do dia, os raios de sol passam pelo buraco o que dá o nome de Ciclopes.
Ponto mais alto da estrada: Vršič Pass
O ponto mais alto da estrada é o Vršič Pass (1611m) e tem uma vista espetacular para o outro lado da montanha e o vale lá embaixo. Do lado esquerdo há vários lugares para estacionar e até vimos neve nesse pedaço. Aqui há um restaurante e uma lojinha de lembrancinhas.
O outro lado da estrada é um pouco mais fechada e estreita, algumas curvas mais pesadas, porém a vista também é bem bonita.
Essa região possui muitas trilhas que passam por bunkers e túneis da Primeira Guerra Mundial, vá com um guia de preferência! Alguns mirantes estão próximos a pontos importantes da guerra, como a linha de teleférico usada pelo exército austro húngaro.
No final da estrada fica o Vale do Rio Soča, o mais azul e transparente que já vi! Como é um rio de pedras, muita gente faz atividades de aventura como rafting, caiaque, paddle boarding e claro trekking, paragliding, canyoning… Também tem turismo de abelhas aqui (perigoso da mesma forma haeuaheu)!
As casinhas típicas na cidade de Trenta são muito fofinhas! A próxima cidade é Bovec que faz parte do Vale do Rio Soca e possui diversas atividades esportivas na água, confira no post Vale do rio Soča: rios azuis em Bovec e Kobarid
Gostou dos Alpes Julianos? Então comente!
Assista
Salve no Pinterest
Leia também