O Lago Ness na Escócia é mundialmente conhecido por seu monstro mitológico, apelidado carinhosamente de Nessie o Monstro do Lago Ness. Apesar da timidez do monstro, centenas de pessoas visitam o lago à sua procura e acabam se supreendendo com a beleza das Highlands. Existem cidades e vilas charmosas ao redor do lago e é um paraíso para quem gosta de natureza. Trilhas a pé, de bicicleta e a caiaque são as mais comuns!
Neste artigo vou dar dicas para visitar o Lago Ness na Escócia, pontos turísticos, quais cidades conhecer, como chegar no lago e muitas curiosidades! Aproveita e assista ao vídeo com cenas de drone!
Lago Ness na Escócia: dicas e como visitar
Índice do Artigo
Cidades ao redor do Lago Ness
Primeiro de tudo, precisamos entender as cidades ao redor do lago para chegar lá.
O segundo maior lago da Escócia está situado entre as cidades de Fort Augustus e Inverness, duas cidades bem distintas. Inverness está localizada ao norte e é uma das maiores cidades da Escócia, possui aeroporto, ótimos restaurantes, excursões para a ilha de Skye e Castelo de Urquhart. Já Fort Augustus fica na pontinha sul do lago e é destinada a viajantes que procuram tranquilidade e trilhas na natureza.
Eu recomendo que você passe ao menos 2 dias em Inverness. Eu escrevi todas as dicas neste roteiro o que fazer em Inverness e recomendo as atrações abaixo:
- Dia 1: centro da cidade, igrejas, castelo, passeio no rio
- Dia 2: Clava cairns, Culloden Battlefield e Forte George
- Dia 3: Lago Ness e Castelo de Urquhart e aí continua até Fort Augustus ou Isle of Skye
No vídeo abaixo eu mostro um pouco da vila de Fort Augustus e paisagens do lago Ness:
Como chegar no Lago Ness de avião
Para quem está em Londres, poderá chegar mais rapidamente ao escolher voar até Inverness. O aeroporto de Inverness (HIAL) recebe voos de Londres (Gatwick, Luton, Heathrow), Manchester, Bristol Brimingham, Stornoway, Kirkwall, Belfast e Amsterdam. De lá poderá pegar o Ônibus 11 da Stagecoach Highlands ou chamar um Uber, a viagem dura 20 minutos até o centro de Inverness.
Como chegar no Lago Ness de Trem
Os trens são rápidos e confortáveis, no entanto em alguns casos é necessário fazer baldeações e a viagem podem demorar até 4 horas de Edimburgo a Inverness. Sem falar que é necessário comprar com antecedência para não pagar tão caro na passagem. Veja como funciona trem na Escócia.
Os ônibus demoram a mesma coisa e são mais baratos saem de Edimburgo ou Glasgow para Inverness, a viagem dura aproximadamente 3,5 horas. De lá poderá pegar ônibus locais que passam ao lado do lago. Leia também o meu roteiro e o que fazer em Edimburgo
Como chegar no Lago Ness de carro
Se você está viajando em casal ou com mais amigos e está em Edimburgo ou Glasgow, vale muito mais a pena alugar um carro e fazer um roteiro nas Highlands da Escócia. Pode passar por Stirling, Loch Lomond, Glencoe, Fort William até Fort Augustus ou optar pela rota leste atravessando o Cairngorms National Park (o maior parque do Reino Unido) até Inverness.
Nós fizemos essa viagem a partir de Edimburgo e gostamos muito, contamos no roteiro Highlands na Escócia. A viagem dura 3h de carro. Você pode alugar um carro na RentCars, pagar parcelado em até 10x e em reais sem IOF!
Lago Ness com Excursão
Para quem está em Edimburgo, pode ser mais vantajoso fazer excursões de 1 dia ou mais passando pelo lindo castelo de Urquhart. Essa é a opção mais barata para quem está viajando sozinha.
Estas são as excursões para o Lago Ness que recomendo:
Edimburgo: Excursão Lago Ness, Glencoe e Terras Altas passa por Glencoe, almoça em Fort William e para no lago Ness. Aqui poderá fazer a visita ao Castelo de Urquhart ou um passeio de barco.
Glasgow: Excursão Lago Ness, Glencoe e Terras Altas passa por Glencoe, almoça em Fort William e para no lago Ness. Aqui poderá fazer a visita ao Castelo de Urquhart ou um passeio de barco.
De Inverness: Cruzeiro Lago Ness e Castelo de Urquhart tour começa já no castelo de Urquhart e continua no Trem Jacobita a Vapor. Você viaja de trem de Fort William até Mallaig e passa no viaduto famoso do Harry Potter. O tour termina em Fort Augustus, no Caleidonian Canal e nas Cataratas de Foyers.
Lago Ness: Cruzeiro de Ida e Volta p/ Castelo de Urquhart: este é o passeio de barco no Lago Ness saindo de Inverness até o Castelo, a viagem dura 50 minutos.
Melhor época para visitar o Lago Ness
A melhor época é na primavera e verão entre os meses de abril e setembro quando as temperaturas são mais agradáveis (entre 12 a 20ºC) e os dias muito longos, começando bem cedinho até umas 22h da noite. No entanto, é preciso lembrar que o tempo é imprevisível nas Highlands da Escócia e pode mudar rapidamente. Na minha primeira viagem, visitei o lago no final de agosto e peguei muita garoa. No outro ano, fui no início de julho e peguei muitos dias de sol.
No Inverno pode sim pegar neve, as temperaturas ficam entre 0°C e 6°C e os dias são mais curtos com luz do sol entre 8 às 16h. Outubro, novembro e dezembro são os meses mais chuvosos. Fevereiro e abril são os mais secos.
Curiosidades sobre o lago Ness
O Lago Ness é o segundo maior lago da Escócia em área com 56 km2, logo atrás do Loch Lomond. Ele faz parte do Great Glen, um vale estreito onde construiram o Caledonian Canal, uma passagem para barcos que corta a Escócia de uma ponta a outra.
O monstro das águas profundas
O Lago Ness possui uma anomalia a 271m de profundidade que faz com que o lago possua mais água que todos os lados da Inglaterra e do País de Gales combinados. Mesmo assim, ele é considerado o segundo lago mais profundo, perdendo apenas para o Lago Morar (onde vive outro monstro).
O monstro do lago Ness
As primeiras menções a Nessie surgiram no século 6 por meio do relato da vida de um monge irlandês que estava de visita a região do lago Ness. Reza a lenda que ele viu um homem ser enterrado após o ataque de um monstro aquático. Ele mandou um dos seus seguidores atravessar o lago a nado quando o monstro se aproximou. Nesse instante, o monge fez o sinal da cruz e falou para o monstro não o tocar e ir embora. E assim aconteceu.
Houve outros avistamentos do monstro, mas o mais famoso ficou capturado na foto de Robert Kenneth Wilson em 1934 que revela a cabeça e o pescoço. Muitos acusam que o monstro seria um submarino de brinquedo.
Lago Ness Pontos turísticos
Há várias atrações legais ao redor do lago, desde castelos, cachoeiras e vilas charmosas.
Castelo de Urquhart
De Inverness saímos em direção sul ao castelo de Urquhart distante apenas 35 min de carro. Ele construído no século 13 e foi muito importante durante as lutas pela independência da Escócia quando ficou sob o controle de Robert, o Bruce, após este ter se tornado rei dos escoceses em 1306.
O castelo foi saqueado várias vezes pelos ambiciosos Senhores das Ilhas sendo danificado até ser destruído pelo próprio dono durante a revolução jacobita no século 18. A Coroa Inglesa enganou o dono dizendo que iria pagar pelos prejuízos caso ele explodisse o castelo e o dono nunca viu o dinheiro. Este é um dos 10 castelos na Escócia que você deve conhecer!
No vídeo abaixo eu mostro como é o castelo e a cidade de Invernesst, clique para assistir
Vila Drumnadrochit
Essa pequena vila atrai muitos visitantes que adoram natureza, já que é um lugar indicado para picnics, passeios a cavalo, passeios de barco e excursões de pesca. Além disso há alguns hotéis confortáveis e restaurantes servindo peixe fresquinho! Aqui também fica o Centro de visitantes do Loch Ness que reúne fotos e fatos sobre o lago e o monstro de forma interativa que atrai adultos e crianças.
Outra vila conhecida no Lago Ness é a Spean Bridge indicado para quem adora caminhar pela natureza.
Fort Augustus
Essa é uma das cidades mais charmosinhas das Highlands, pois reúne a beleza do lago, do Caledonian canal, uma abadia e um comércio pequeno (em especial o bar The Lock Inn). É indicado para quem gosta de tranquilidade e natureza, especialmente se fará trilhas e um passeio de barco nas águas profundas do Loch Ness.
A cidade surgiu com a construção do Forte Augustus em 1729 pelo governo inglês como parte de um projeto para conter rebeliões jacobitas. O mesmo aconteceu com Fort William. No entanto ambos foram derrotados pelos Highlanders, assim como o Castelo de Inverness.
Em 1867, o forte foi comprado por Lord Lovat que o transformou em uma Abadia Beneditina e construiu uma torre do relógio e uma nova fachada. Os monges ficaram aqui até 1999 quando o local foi transformado em acomodação de luxo chamado de Highland Club.
Nós sempre nos hospedamos no Morag’s Lodge com camas confortáveis, chuveiro excelente e com funcionários simpáticos e prestativos. Também indico o Loch Ness Guest House e White House B&B.
Trilhas no lago Ness
Para quem gosta de aventura, poderá realizar a trilha Loch Ness 360 que possui 80 milhas que contorna o lago. Muita gente faz de bicicleta ou a pé. Uma das paradas recomendadas é a vila Inverfarigaig e o espetacular Suidhe Viewpoint, um dos pontos mais altos da trilha com vistas lindas para o lago.
Também é possível fazer uma trilha de caiaque conhecida por The Great Glen Canoe Trail que percorre o Caledonian Canal de Fort William até Inverness.
Cachoeiras
Ao redor do lago há algumas áreas mais secretas com florestas e belas cachoeiras! A mais famosa é a Plodda Falls com 46 m de altura seguida pela Divach Falls, menor e perfeita para um picnic. The Falls of Foyers é outra cachoeira situada na parte central do Lago com 42 m de altura que atrai visitantes desde o século 18.
Whisky
Whisky é chamada de água da vida pelos escoceses e você encontrará algumas destilarias ao redor do lago produtoras do Highland whisky. É uma experiência bem legal, pois você aprenderá com oé feito o whisky, os processos e, claro, beber! Eu recomendo que você faça a reserva pelo site oficial de cada destiliaria com algum tempo de antecedência, pois costumam lotar rapidinho.
A Tomatin é uma das mais conhecidas e faz um whisky com tons suaves e frutados. A loja está aberta na sexta das 12 às 17:30 e aos finais de semana das 10 às 17:30. O tour de 75 minutos custa £10. Fica em ao sul de Inverness. Apesar do nome lembrar tomate, o seu nome gaélico significa Morro do Junípero.
Já The Singleton of Glen Ord Distillery produz um whisky doce e frutado com um toque sutil de especiarias. A loja está aberta das 10 às 17h e está localizada em Muir of Ord, Ross-shire, ao norte de Inverness. O tour tem duração de 45 minutos e custa a partir de £8,75.
Gostou destas dicas para visitar o Lago Ness na Escócia? Comente e salve no pinterest!