Fala galera! Dando continuidade ao quadro do canal Cozinhando com o Apure hoje vou ensinar a vocês a Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana.
Vamos fazer dois sabores, a tradicional de Bolonha e uma lasanha de brócolis com molho bechamel para os vegetarianos (não esquecemos de vocês não!). Andiamo!
Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana
Os ingredientes são fáceis de encontrar no mercado e escolha sempre os de melhor qualidade para garantir o gosto fenomenal!
Ingredientes da lasanha a bolonhesa
- Massa de lasanha (aproximadamente 9 folhas, mas pode variar)
- 300g Carne Moída de primeira
- 150g Pancetta ou Bacon defumado
- 50g Aipo ou Salsão
- 50g Cenoura
- 50g Cebola
- 100ml Vinho Branco Seco
- 400g Molho de Tomate (De preferencia Tomate Pelado)
- Tomilho
- Sal e Pimenta a gosto
Esta Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana utiliza o Mirepoix (mirepoá) para fazer o molho. O Mirepoix é a base de vários molhos da culinária continental.
Molho Bechamel
- 30g Manteiga
- 30g Farinha de Trigo Tipo 1
- 500ml Leite Integral
- 1/2 Cebola
- 2 Cravos da Índia
- 1 Folha de Louro
- Sal e Pimenta
O molho bechamel é o molho branco mais encorpado e com sabor muito gostoso!
Para finalizar a lasanha bolonhesa
- 150-200g Queijo por lasanha
- 150-200g Brócolis (opção vegetariana)
Utensílios:
- Balança
- Panelas (pelo menos 3)
- Fouet (Whisk/Batedor)
- Assadeira
- Peneira (Opcional)
Dicas para escolher os melhores ingredientes
O vinho deve ser de uvas viníferas e não de mesa, pois o vinho de mesa deixará um gosto de uva no seu molho e vai estragar o sabor do molho. Pode pegar um Chardonnay, Sauvignon Blanc, Trebiano, Riesling ou até corte de variedades diferentes, desde que seja variedades viníferas está bom. E lembrem-se que deve ser seco! Jamais suave ou demi-sec.
Observe no vídeo como fazer o corte da cebola e dos outros vegetais, assim como o passo a passo desta Receita Lasanha Bolonhesa tradicional italiana.
Modo de Preparo Receita de Lasanha Bolonhesa Italiana Tradicional
Como fazer Molho Bolonhesa
1 – Corte os vegetais em cubos de aproximadamente 1cm. Corte a pancetta também em cubos de 1cm e reserve.
2 – Em uma panela quente, coloque óleo e frite os vegetais até dourar em fogo alto. Em seguida adicione a pancetta e deixe ela fritar junto por alguns minutos.
3 – Adicionar a carne moída e cozinhar até a água evaporar. Mexer constantemente para cozinhar de maneira uniforme. Adicionar o tomilho e misturar bem, deixar cozinhar por mais 1-2 minutos.
4 – Quando a água estiver quase completamente seca, adicionar o vinho e deixar cozinhar até o álcool evaporar. Para saber quando o álcool evapora por completo, sinta o aroma do molho. Caso ainda tenha álcool, você sentirá seu nariz irritado e um aroma ácido. Quando não sentir mais isso significa que o álcool evaporou por completo. Esse passo é importante pois se você adicionar o molho de tomate antes do álcool evaporar, fará com que seu molho fique azedo.
5 – Adicionar o molho de tomate e baixar para fogo médio baixo. Misture bem e deixe cozinhando por pelo menos 1h. Lembre-se de mexer constantemente para que não queime o fundo fo molho.
6 – O tempo de cocção pode variar de acordo com fogão, panela e molho de tomate. O que determinará o tempo é que o molho deve estar denso e não acquoso (vejam no vídeo o exemplo). Após cozinho, deixe o molho esfriar um pouco antes de montar a lasanha.
Como fazer Molho Bechamel
1 – Em uma panela coloque o leite, cebola, louro e cravo da índia para ferver em fogo baixo. Essa é a mistura do mirepoix.
2 – Quando o leite estiver quase fervendo, em outra panela derreta a manteiga por completo em fogo médio.
3 – Adicione a farinha e mexa constantemente com o fouet para deixar o seu roux (mistura de farinha e manteiga cozidos, se pronuncia rú) uniforme. Deixe cozinhar por 1-2 minutos mas não deixe ficar marrom!
4 – Com uma concha, vá adicionando o leite aos poucos e mexa bem até homogenizar o seu roux com o leite. Uma peneira pode ser útil nesse passo para evitar que os outros ingredientes no leite não caiam no seu molho.
5 – Após misturar todo o leite com o roux, deixe cozinhando até formar as primeiras bolhas de fervura, nesse momento tire do fogo e reserve. O molho irá criar uma camada dura e seca na parte de cima em função de estar resfriando, mexa o molho de vez em quando para evitar isso e quando ele estiver um pouco mais frio, você pode adicionar um saco plastico ou plástico filme em contato com a parte de cima dele para que não forme essa camada.
Veja a receita de Pizza Italiana Tradicional
Como cozinhar o Brócolis da forma correta
1 – Corte o brócolis em pedaços pequenos como no vídeo.
2 – Coloque uma panela com água ferver com um pouco de sal ou bicarbonato de sódio.
3 – Quando estiver fervendo, coloque o brócolis e deixe cozinhar por 1-2 minutos, até que fique cocrante. Nesse momento prepare uma vasilha com água gelada, coloque cubos de gelo para deixar bem gelada.
4 – Findo o cozimento, escorra bem o brócolis da água quente e imediatamente coloque na água gelada. Deixe ele lá por alguns minutos para parar o cozimento e resfriar o brócolis. Esse processo se chama blanqueamento e serve para enaltecer cor e sabor de vegetais.
Como montar lasanha bolonhesa tradicional
1 – Sempre inicie sua lasanha com molho, pois se colocarem massa sem molho embaixo ela irá grudar na parte de baixo.
2 – Faça uma camada de massa e em seguida coloque o molho bolognese.
3 – Faça outra camada de massa e coloque um pouco do molho bechamel e uma parte do queijo (pode ser até metade do queijo que vocês separaram).
4 – Uma terceira camada de massa e novamente o molho bolognese. Se vocês tiverem mais molho e sua travessa por profunda o suficiente, podem fazer uma quarta camada igual a terceira.
5 – Após feita a última camada de molho, coloque queijo por cima e nossa lasanha está pronta para assar!
Atenção: vai sobrar molho bolonhesa, você pode congelar ou usar em um macarrão. O molho branco NÃO PODE CONGELAR pois não fica bom depois.
Como montar lasanha de brócolis e molho branco
No caso da lasanha de brócolis, você pode fazer todas as camadas com molçho bechamel, brócolis e queijo, com excessão da camada de baixo que será sempre apenas um pouco de molho e a de cima que deverá ser apenas molho e queijo.
Lembre-se de pré-aquecer o forno de vocês por pelo menos uns 5 minutos a 180 graus antes de colocar a lasanha pra assar. Caso a assadeira esteja bem cheia, coloquem uma travessa embaixo para evitar que vase e suje o forno.
Asse a lasanha a 180 graus por aproximadamente 25-30 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e a massa macia. Use um garfo para testar se a massa está boa.
Depois de cozida, corte ela e sejam felizes! Se gostou, comente aqui embaixo!
Assita também o nosso vídeo de viagem à Bolonha na Itália, onde comemos a lasanha!
veja mais sobre viajar para a Itália
Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis
O que fazer em Pisa na Itália: roteiro de viagem
Gastos em Roma: Quanto custa viajar para Roma