Vale a pena visitar Zermatt no verão? A vila alpina é famosa pelos seus resorts de ski e atrai muita gente durante o inverno que acontece de dezembro a março. No entanto os preços são super altos nessa época.
Eu decidi visitar Zermatt no verão e mesmo sem poder visitar os resorts de ski, acredito que valeu a pena! Tem várias atrações para conhecer em outras estações e se encantar com o charme alpino desta vila nos alpes. Artigo atualizado agosto de 2023.
Visitar Zermatt no verão: as melhores dicas
Índice do Artigo
Antes de tudo, é possível aproveitar Zermatt no verão sim e ver muuuuita neve! Várias atrações ficam até mais interessantes, sem falar nas inúmeras trilhas ao redor da vila. Eu nem imaginava na sorte que tive e achei encantador. Se não acredita, olhe a foto abaixo:
Neste artigo vou dar dicas básicas visitar Zermatt no verão e para conhecer mais desta vila alpina super charmosa. Confira o Guia completo O que fazer em Zermatt e dê o play no vídeo abaixo para conhecer mais da cidade:
1 – Localização e como chegar em Zermatt
Zermatt fica no sudoeste da Suíça e está aos pés das montanhas mais altas dos Alpes, como Matterhorn, Weisshorn e Monte Rosa. Foi a nossa última cidade em nosso roteiro na Suíça de 15 dias.
A opção mais fácil para chegar em Zermatt é de trem, sem falar que é um passeio incrível. Pode ser combinado no trajeto de trem panorâmico na Suíça, o Glacier Express que conecta Zermatt a St. Moritz do outro lado do país. Esse trajeto está incluído grátis no Swiss Travel Pass, você paga apenas a reserva do assento. Você até consegue ir de carro, mas precisa deixar em uma vila próxima e pagar estacionamento diário. O Swiss Travel Pass é um passe de trem ilimitado em trens públicos, ônibus e barcos para visitar mais de 41 cidades, alcançar picos de muitas montanhas e navegar por belos lagos na Suíça.
2 – Reserve hospedagem em Zermatt com antecedência
Faça sua reserva antecipada mesmo no verão. Por ser uma vila pequena e super turística, os preços são mais salgados do que em outras cidades Nós ficamos pertinho da estação de trem no Hotel Bahnhof, o qual possui um quarto meio hostel com mais de 10 camas e super confortável. Clique para reservar:
- Le Petit CHARME-INN ⭐️⭐️⭐️ nota 8,3 pousada bem charmosa a preços acessíveis
- Hotel Jägerhof ⭐️⭐️⭐️ nota 8,9 hotel com preços bons e bem localizado
- Hotel Walliserhof Zermatt 1896 ⭐️⭐️⭐️ nota 8,9 hotel estilo chalé charmoso e ótima localização
- BEST WESTERN Hotel Butterfly ⭐️⭐️⭐️ nota 8,8 hotel charmoso com preços acessíveis e boa localização
3 – Aproveite o momento em um passeio pela cidade
Não há melhor maneira de se encantar com Zermatt! Um passeio pelo centrinho poderá render várias memórias inesquecíveis como assistir um mini shows de alphorn, aqueles insturmentos de sopro enormes super tradicional alpinos. O som é único e haja fôlego para tocar hein!! Também vimos um “desfile” de de cabras preto-e-brancas bem peludas (Geissenkehr) conhecidas como Blackneck ou cabras de glaciar. Elas cruzam a Bahnhofstrasse toda manhã e à noite durante o verão.
No centrinho há inúmeras lojas de lembrancinhas, hotéis com fachadas típicas suíças e flores nas varandas e restaurantes.
4 – A melhor vista do Matterhorn
Uma das melhores formas de aprecisar o Matterhorn, uma das montanhas mais altas dos Alpes, é caminhar em em direção a uma ponte logo atrás da igreja Anglicana de St. Peter. Ali é o ponto perfeito para avistar o famoso pico do Toblerone.
Muita gente vai super cedinho aí quando o sol está nascendo, pois o pico fica vermelho nesta hora devido aos raios solares. Super especial né! No entanto lembre-se que é realmente cedo lá pelas 5h da manhã, já que o dia começa antes nesta época na Europa. Então pesquise no google o horário antes de sair da cama.
5 – Conheça o bairro mais antigo de Zermatt
Hinterdorf ou Alter Dorfteil é a vila preservada e super antiga de Zermatt, onde havia estábulos, celeiros, casas de moradores e de animais construídos entre os séculos 15 a 19. Muitas casas foram reformadas e agora estão para alugar a preços exorbitantes, principalmente na época de inverno.
6 – Passeio de trem Gornergrat e vista para as montanhas
Apesar do nome bizarro, Gornergrat foi um dos lugares mais diferentes da viagem na Suíça devido à paisagem privilegiada para o Matterhorn! Do topo a 3089 metros de altitude é possível ver 29 picos cobertos com neve (dos 48 que existem na Suíça), um panorama super branquinho! A geleira é a segunda maior dos Alpes e se chama Gorner Glacier.
A jornada de trem começa em Zermatt, dura tem torno de 33 minutos e o trajeto passa por florestas e campos. No inverno fica todo branquinho e até os bancos do trem são aquecidos.
Importante: antes de subir, verifique as condições! Vá até o centro de informações turísticas para ver nas cameras se está tudo nublado, pois aí nem vale a pena subir (você pode ter uma ideia se avistar o topo do Matterhorn ali da cidade mesmo). De manhã normalmente o tempo está aberto.
E lá de cima a vista é essa, apaixonante! Não esqueça de levar casaquinho pois é super gelado!! Adquira seu ingresso para Gornegrat aqui
Do outro lado é possível ver o Matterhorn e o 3100 Kulmhotel Gornegrat, o hotel mais alto da Europa. Se você for cedinho, poderá fazer algumas das trilhas nas estações intermediárias antes da estação final no topo. Recomendo descer na estação Rotelboden e caminhar até o lago Riffelsee para uma vista linda do Matterhorn refletido na água.
7 – Existem diversas trilhas ao redor de Zermatt
Em dias ensolarados em Zermatt no verão, é possível fazer diversas trilhas e conhecer mais do interior da Suíça. Hiking é a atividade mais procurada de Zermatt em torno de 57 trilhas que variam de 3 a 20 km e todas disponíveis no verão.
Destas escolhi três que achei muito legais:
- Schwarzsee: este lago fica aos pés do Matterhorn, a trilha é curtinha de 12 minutos e toda sinalizada com fatos da montanha. O ponto de partida é o Matterhorn Express (o mesmo que vai para Matterhorn Glacier Paradise) saindo de Zermatt. Ingresso custa 54 CHF ida e volta e 27 CHF para crianças. Também tem a opção Neste do ticket Matterhorn glacier trail ( Zermatt – Tr. Steg / Schwarzsee – Zermatt) que custa 63,50 CHF e 32 CHF para crianças.
- Gorner gorge: distante apenas 20 minutos a pé da vila, o desfiladeiro possui diversas cachoeiras e formações rochosas bem diferentes. São 15 minutos dentro da atração ou 3 h com um guia de montanha!
- Sunnegga e Blauherd: a famosa trilha dos 5 lagos com 10km de extensão. Nesse caso recomendo o ticket 5-lakes / flower trail (Zermatt – Blauherd / Sunnegga – Zermatt) por 29,50 CHF e crianças pagam 19 CHF.
Há mais informações sobre trajetos, altitudes e distâncias de cada trilha no site oficial de Zermatt.
8 – Atividades radicais
Que tal se aventurar em Zermatt no Verão? É possível fazer paragliding, passeio de helicóptero, rapel, skydiving, parapente… e até snowboard e ski dependendo da sua sorte. No verão há pistas de até 21km para deslizar e muitos atletas vem do mundo todo para treinar aqui. No inverno são mais de 360km de pistas perfeitas.
9 – Visite um palácio de gelo
No Matterhorn Glacier Paradise é possível visitar um palácio de gelo com diversas esculturas de gelo, formações de gelo, cristais de gelo…tudo de gelo aheuahe Com certeza uma das opções para visitar Zermatt no verão!
Esta é considerada uma das estações de bondinho mais alta da Europa a 3883 metros de altitude. A estação foi construída apenas 10 m do gelo.
Recomendo descer na estação Trockener Steg para trocar de bondinho em direção ao topo e ter um panorama de 360º com vista para mais de 38 picos. No verão tem snowtubing!
10 – Faça um passeio nos veículos elétricos
Como é proibido o tráfego de carros no centro de Zermatt, tudo é feito por pequenos veículos elétricos que levam produtos ou pessoas até seus hotéis. Alguns deles oferecem esse “shuttle grátis” na chegada.
Também existem carruagens antigas, maaas vamos ficar nesses elétricos né galera!
Visitar Zermatt no verão vale a pena?
Ô se vale, principalmente pelas trilhas na natureza e cachoeiras! Coloque Zermatt no seu roteiro pela Suíça em qualquer estação do ano. Só lembre que durante o inverno os preços são bem mais altos!
Conheça estes dois outros destinos na Suíça:
Salve no pinterest