Cascais é uma daquelas surpresas charmosas de viagem e pertinho de Lisboa. Uma vila que possui muita ligação com o mar e que foi residência de verão de reis e rainhas de Portugal, casa de celebridades durante as guerras e de espionagem. Uma visita de um dia ou dois é ideal para ter aquele gostinho de quero mais. Confira as dicas de Cascais e assista o vídeo!
Dicas de Cascais: uma das vilas mais charmosas de Portugal
Por que Cascais?
O nome veio de cascas, conchas e detritos de crustáceos que existiam aos montes nesta vila. Hoje Cascais é conhecida como a Riviera Portuguesa, uma vila charmosa cheia de ruelas, casinhas pitorescas e praias. Coloque este destino logo depois de Lisboa (confira as dicas de Lisboa).
Como chegar em Cascais
Cascais fica a menos de horinha de Lisboa (30km) e pode chegar lá facilmente com o trem, vulgo comboio. Da estação Cais do Sodré em Lisboa demora 40 minutos até Cascais e a passagem custa 2,20 euros. Se você comprou o cartão Navegante, custará apenas 1,90 (olha aí a dica esperta pra economizar!).
Se estiver de carro é super fácil, as estradas são boas, sem falar no percurso estonteante junto ao mar desde Lisboa, passando pelo bairro Belém, Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril. O problema é estacionar em Cascais pois várias vagas são destinados aos moradores. Quase não há vagas nas ruas e uma das dicas de Cascais para quem vai de carro é deixá-lo em um dos estacionamentos subterrâneos.
O que fazer em Cascais
Cascais possui vários museus, prédios maravilhosos e pode fazer quase tudo a pé. Fiz um tour em Cascais com a Ana do Blog Um Olhar Novo, ela mora na região e me levou em vários cantinhos charmosos! Seu celular ficará cheio de fotos rapidinho ahueahue Então não viaje sem chip internacional de internet ilimitada! Veja como funciona internet na Europa!
Leia também: O que fazer em Sintra: roteiro 1 dia
No centro da vila você encontra o Museu da Vila, a Prefeitura, Câmara Municipal e o Centro de Informações Turísticas. Tudo isso na praça 5 de Outubro.
Aliás, é muito gostoso caminhar pelo centrinho de Cascais! Uma das ruas principais é o Passeio Dom Luís onde ficam diversas lojas e restaurantes. Também verá a praça Jardim Visconde da Luz, um lugarzinho tranquilo e arborizado para relaxar enquanto toma um sorvete e vê o carrossel girando e as crianças malucas.
O Largo de Camões é rodeado de cafés e restaurantes que servem basicamente o mesmo cardápio e uma das especialidades é o Bacalhau na Nata, seria tipo um prato de bacalhau desfiado no meio de um molho. Não deixe de provar as delícias vendidas na Bijou de Cascais, uma pastelaria de 90 anos que produz vários tipos de bolo delícia.
Outra coisa interessante é que vários bares de Cascais possuem nome em inglês. Havia muitos gringos morando nessa vila (até a família real da IRLANDA construiu duas casas aqui) e o português era pouco falado.
Caminhando em direção ao forte, você passará pela Casa da Cultura, um prédio cor de rosa bem diferente.
Um pouquinho mais para frente fica o Palácio da Cidadela de Cascais, rodeado pelas muralhas da antigo forte. Vários monarcas já ficaram hospedados ali assim como presidentes. Do outro lado do forte fica a Marina de Cascais.
O Farol Museu de Santa Marta e Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães ficam muito próximos um do outro e constituem uma das vistas mais lindas de Cascais. Esse lugar foi um dos mais encantadores que vi durante a viagem, a cor da água, o farol ao fundo e a pontezinha de pedra são super charmosos. Formam uma praia particular (na realidade hoje são públicas), quando fui havia umas 5 pessoas aproveitando!
O Farol fica do ladinho da Casa de Santa Marta, onde diversos nobres já se hospedaram. Esta e a casa Castro foram projetos do arquiteto irlandês George O’Neil.
Praias de Cascais
Há diversas praias em Cascais e a maioria delas são bem tranquilas. Dá pra boiar, fazer standup… Pertinho do centro você encontra a Praia da Conceição com uma extensa faixa de areia e nas laterais o Hotel Albatroz e o Chalet Faial. Um pouco mais pra frente fica a praia da Duquesa (na mesma areia).
A praia da Rainha é menorzinha, escondida entre dois “paredões”, mas possui um cantinho especial onde a água é muito transparente.
De frente para a praça do Museu da Vila fica a Praia da da Ribeira. Como é perto da Marina há diversos barcos parados, dando um visual interessante.
Mais afastadas estão as praias de Carcavelos e do Guincho, indicadas para quem quer fazer windsurf ou surfar. Também há uma praia com uma piscina com água do mar de frente pro mar. Coisa de louco né! Essa é a Piscina Oceânica Alberto Romano já em direção a Estoril.
Boca do Inferno
Mais afastada de Cascais fica a Boca do Inferno, a principal atração natural da vila. É uma formação rochosa que forma uma ponte, um buraco na rocha. Reza a lenda que surgiu quando um casal de apaixonados caiu na água fugindo de um feiticeiro.
Como é meio longinho e o sol de Cascais não perdoa, sugiro pegar o ônibus 427 – BusCas ou alugar uma bicicleta. De carro vale a pena estender até Cabo da Roca.
Onde se hospedar em Cascais
Pode ser tentador fazer um bate e volta de Lisboa, mas a experiência não será a mesma! Cascais é muito charmosa e tem uma atmosfera única que não pode ser deixada de lado. Em Cascais há muitos hotéis charmosos no centro da cidade ou com vista para o mar. Também há hostels para os mochileiros lógico! Uma das principais dicas de Cascais é se hospedar mais perto do centro, assim fica mais fácil curtir a vila.
Recomendo estes aqui:
- Vila Gale Cascais
- The Albatroz Hotel
- Casa Vela Charm Guest House
- Pergola Guest House B&B (foto acima)
- Suites Guest House
- Ljmonade Hostel
- Cascais Boutique Hostel
- F3 Hostels Fiquei neste, gostei muito. O dono é brasileiro e até ganhei churrasco!
Assista o vídeo com mais dicas de Cascais e o vídeo de Lisboa!
Salve no Pinterest
Leia também