Glasgow é a maior cidade da Escócia e fica apenas 1h de trem de Edimburgo. Muita gente opta por fazer um bate e volta, eu fiz mas não recomendo, pois há muita coisa para fazer em Glasgow! Me arrependi de ter ficado apenas algumas horas na cidade.
Glasgow é bem diferente de Edimburgo, é uma cidade mais industrial e com diversos prédios mais novos. Antigamente era uma cidade violenta, porém hoje a economia é mais forte e a tornou mais segura. Confira as dicas do que fazer em Glasgow e mais dicas no vídeo!
O que fazer em Glasgow: roteiro e atrações
Índice do Artigo
Quando visitar Glasgow
O tempo na Escócia nunca é muito amigável ahueahe Normalmente é cinza, frio e chuvoso. No entanto, nós pegamos dias incríveis em agosto, quando é verão e alta temporada. A temperatura máxima no ano pode ser 23 graus Celsius e a menor 2.
Nos meses de outubro a janeiro chove bastante, mas não é frio o suficiente para ter neve. O que incomoda mesmo é o vento, então lembre-se de levar casaco corta vento, luvas, cachecol e touca. Em dezembro e janeiro são apenas 7h de luz, o que torna os dias bem curtos para você aproveitar a cidade.
Como se locomover em Glasgow
Se você chegar de trem em Glasgow, fica fácil fazer muita coisa a pé. A cidade conta com uma rede de metrô e também bus que circulam pela cidade toda. Você pode fazer o pagamento com cartão contactless direto no busão ou levar 1,70 em moedas para pagar a passagem. O ticket diário custa 4 libras. Nós pegamos apenas um bus para voltar da Universidade de Glasgow até a estação de trem.
Atenção: Glasgow possui duas estações de trem diferentes, uma a 5 minutos da outra. Então confira certinho o nome da estação de onde sairá o seu trem, pois pode chegar por uma e ir embora por outra.
Confira o roteiro de 3 dias em Edimburgo!
Veja com é viajar de trem na Escócia
Onde ficar em Glasgow
Um dos segredos para viajar em Glasgow e aproveitar o melhor da cidade é a localização. Veja algumas sugestões de hoteis bons em Glasgow (clique no nome para reservar)
- Point A Hotel Glasgow nota 8,6 $$$ uma franquia bem conhecida aqui na Escócia
- Maldron Hotel Glasgow City 8,9 $$$ ótimo hotel, muito confortável com ótimo café da manhã
- ibis Glasgow City Centre – Sauchiehall St nota 8,3 $$ quarto confortável e localização calma e silenciosa
- Holiday Inn Express City Ctr Riverside nota 8,2 ótimo custo benefício, atendentes simpáticos e solícitos
- Euro Hostel Glasgow nota 7,6 $ um bom lugar para quem quer economizar
O que fazer em Glasgow
Este é um roteiro em Glasgow que abrange diversos museus e atrações grátis. Pode ser feito em 2 dias tranquilamente. Caso tenha apenas algumas horinhas, evite os museus e conheça mais a cidade.
Você pode conhecer os principais pontos de bus se comprar um ingresso para o Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off pela Cidade
No vídeo abaixo mostro com detalhes os lugares e algumas curiosidades
George Square
A Câmara de Glasgow está situada na George Square e foi construída no estilo Vitoriano. Oferece tours guiados gratuitos às 10:30 e às 14:30 durante os dias úteis, recomendo fazer pois o interior é absurdamente bonito!
A Praça é bem ampla com várias esculturas e com certeza haverá algum escocês de kilt tocando gaita de foles. Vimos um com fogo (aparece no vídeo acima)!
George Square
A Câmara de Glasgow está situada na George Square e foi construída no estilo Vitoriano. Oferece tours guiados gratuitos às 10:30 e às 14:30 durante os dias úteis, recomendo fazer pois o interior é absurdamente bonito!
A Praça é bem ampla com várias esculturas e com certeza haverá algum escocês de kilt tocando gaita de foles. Vimos este aqui com fogo!
Acho que essa história de por cone na cabeça é meio tradição escocesa, vimos uma também em Edimburgo hauehae
Catedral de Glasgow
Uma das grandes catedrais mais antigas do Reino Unido é a Catedral de Glasgow que vem sendo utilizada há mais de 800 anos. Seus vitrais são maravilhosos e resistiram as guerras mundiais.
A entrada é gratuita e você só tem noção do tamanho quando entra, ela possui arcos muito bonitos em seu interior e também o túmulo de um dos heróis da Escócia, o Sir William Wallace! Ele foi um dos principais cavaleiros na Primeira Guerra da Independência da Escócia (vide o filme com o Mel Gibson!).
No piso subterrâneo também encontra-se o túmulo de São Mungo, um missionário que se tornou uma figura importante na igreja escocesa lá no século 9 quando o país se chamava Alba. A Catedral se tornou ponto de encontro numa rota de peregrinação.
Necropolis
Logo atrás da Catedral você encontra um morrinho com mais de 5 mil lápides e por mais estranho que pareça, é uma das atrações mais visitadas de Glasgow e um dos cemitérios mais importantes da Europa! O cemitério foi baseado no Pere-Lachaise em Paris e possui vistas incríveis da cidade.
George Square
A Câmara de Glasgow está situada na George Square e foi construída no estilo Vitoriano. Oferece tours guiados gratuitos às 10:30 e às 14:30 durante os dias úteis, recomendo fazer pois o interior é absurdamente bonito!
A Praça é bem ampla com várias esculturas e com certeza haverá algum escocês de kilt tocando gaita de foles. Vimos este aqui com fogo!
Você pode entrar no pátio e caminhar ao redor dela apreciando a sua arquitetura. Como ela fica em cima de um morro, possui uma vista bem legal da cidade.
Dentro dela fica o Hunterian Museum, que possui exposições de tudo quanto é coisa, desde fósseis de dinossauros, meteoritos, múmias, objetos antigos do Reino Unido, fotografias e por aí vai. É o museu mais antigo aberto ao público da Escócia e a entrada é gratuita (se tiver alguma exposição especial, a entrada é 6 libras). Você ainda visita o Museu de Anatomia, de Zoologia e o Museu do Micro Cirurgião.
Horário de funcionamento: terça a sábado das 10 às 17h e domingos das 11 às 16h. Fecha nas segundas.
Dica rápida: logo atrás do Museu fica o Nippon Kitchen, um dos restaurantes mais recomendados de Glasgow!
Mackintosh at the Willow
Charles Rennie Mackintosh nasceu em Glasgow e foi um arquiteto e designer. Suas obras possuem uma estética art nouveau com arte japonesa e é possível ver vários projetos dele na sua casa original chamada Mackintosh House, pertinho da Univesidade.
Você com certeza já viu uma obra dele se jogou The Sims (ao menos inspirada né, é aquela cadeira com encosto preto super alta que tem na casa da família Caixão).
Museu Riverside
Infelizmente eu não tive tempo de visitar o Riverside Museu, mas você chega lá rapidinho de metrô. Esse museu é focado em transporte e já ganhou prêmios! São mais de 3 mil objetos como locomotivas, veículos e até um STORMTROOPER do Star Wars. As exposições são interativas e há diversos monitores touch screen com informações sobre cada objeto. Esse museu funciona todos os dias das 10 às 17h e a entrada pode ser uma contribuição.
Destilaria de Clydeside
Que tal visitar a Clydeside, uma destilaria de uísque escocês de malte no coração de Glasgow? Aqui você pode conhecer a Dockside Story e mergulhe na história da Old Pumphouse e da área da Queen’s Dock. Você irá aprender sobre o nascimento da indústria do whisky e a história de Glasgow, ver como o whisky é fabricado (detalhes do processo de produção na destilaria, incluindo maltagem, mosturação, fermentação e destilação) e como é o processo de envelhecimento da bebida.
E no final você poderá provar alguns dos melhores whisky da destilaria. Clique aqui para reservar a sua excursão à destilaria de Clydeside e degustação de whisky
Glasgow Science Centre
Essa é uma atração bem legal para crianças de todas as idades e envolve exposições interativas sobre o mundo da ciência e da tecnologia.Tem alguns brinquedos que ensinam física de forma simples e os pais podem brincar junto, tem até um planetário!
Trilha dos Murais em Glasgow
Quando você procurar por alguma foto de Glasgow, com certeza irá se deparar com murais e muita arte. Os murais estão em diversos edifícios ao redor do centro histórico e são peças gigantes de arte, super detalhadas e muito coloridas. Criações únicas que dão mais vida à cidade!
leia mais sobre a Trilha dos Murais em Glasgow
Onde comer em Glasgow
Uma das partes mais bonitas de Glasgow é West End, uma rua com diversas casas charmosas com lojas vintage, restaurantes e bares de todos os tipos. Você vai encontrar variedade e qualidade gastronômica! Recomendo o Tony Macaroni, Bread meats Bread, Ubiquitous e Stravaigin.
Aqui acontece o West End Festival no mês de junho, um festival de 30 dias de música, workshops e até a orqueta da Universidade se apresenta! Alguns eventos são gratuitos, outros pagos.
De Glasgow para as Highlands
A maioria dos tours para as Highlands da Escócia saem de Edimburgo, no entanto tem algumas opções bem legais para você continuar sua viagem! Confira as melhores:
Excursão Lago Ness, Glencoe e Terras Altas explore o lago mais famoso da Escócia e conheça Glencoe, uma das regiões mais bonitas do país!
Oban, Glencoe, Lagos e Castelos das Terras Altas Uma mistura do melhor da Escócia com direito as Highlands, Castelo de Stirling, passando por Glencoe e Oban (considerada uma das melhores cidades para visitar aqui)
Gostou destas dicas de o que fazer em Glasgow?
Salve no pinterest
Confira mais dicas do Reino Unido:
Roteiro Harry Potter em Londres
O que fazer em Cardiff no País de Gales