Há muita coisa para fazer em Siena, principalmente no verão quando acontece a famosa corrida de cavalos Palio. A cidade tem todo um clima medieval com seus edifícios laranjas, muralhas e lojas especializadas em produtos locais.
Siena fica super pertinho de Florença na Itália e não pode ficar de fora em uma viagem pela Toscana (confira o meu roteiro de carro na Toscana de 8 dias). Ela é uma das minhas cidades favoritas e até morei por um curto espaço de tempo infelizmente.
A cidade pode ser visitada em um bate e volta de Florença, no entanto, eu recomendo dois dias para visitar os principais pontos turísticos sem pressa sem pressa. Confira as dicas neste roteiro em Siena e assista o vídeo!
Roteiro em Siena na Toscana
Como chegar em Siena
Como Siena fica mais para baixo de Florença, é uma ótima cidade base para fazer sua viagem pela Toscana. Fica fácil chegar em San Gimignano, Volterra, Montalcino e Montepulciano por exemplo. Eu recomendo fazer esse roteiro de carro, no entanto é possível sim chegar de ônibus ou trem. Veja como é dirigir na Itália.
De busão
De busão fica muito fácil, várias empresas saem de Florença para Siena. Você chega em Siena na Piazza Gramsci/Viale Tozzi, a qual é mais perto do centro do que da estação de trem. Há uma passagem meio mocada chamada “sottopassaggio della Lizza” na qual você pode comprar as passagens de volta. Confira o guia para viajar de ônibus pela Europa.
De trem
Os trens são demorados pois passam a cada hora de Florença para Siena e demora 2h pra chegar pois faz uma volta meio burra, sem falar que sempre atrasam (afinal estamos na Itália) -_- O normal é 8,60, mas é claro que se for com o trem rápido é mais firmeza. De lá é só pegar os bus Piazza del Sale/Viale Garibaldi ou Viale Tozzi/Piazza Gramsci até o centro histórico.
Lembre-se de validar o ticket assim que entrar no busão ou trem!!!
Onde se hospedar em Siena
Fiz uma listinha com os melhores lugares para se hospedar em Siena com ótimo custo benefício. Todos são bem localizados e o preço é muito bom!
Onde NÃO se hospedar nunca EVER!
Quem tá ligado no canal, já sabe das tretas que a gente teve ai num hostel cof cof siena guidorricio cof que nos expulsaram durante um workaway, então faz um favor pra mim epasse looonge (mas se quiser jogar aqueles saquinhos com bosta pegando fogo pode). Não tem ar condicionado, wifi é um lixo e o café da manhã é fraco. Conto tudo nesse vídeo
História e curiosidades de Siena
Siena é uma daquelas cidades que você sente essa “atmosfera medieval” com os predinhos de tijolos laranjas, ruas estreitas e detalhes antigos em cada parte. Reza a lenda que Siena foi fundada por Aschio e Senio, os filhos de Remo, um dos caras que fundou Roma e que foi alimentado pela loba (herança dos romanos).
Siena é patrimônio mundial da UNESCO.
Pontos turísticos em Siena Itália
Piazza del Campo
A primeira atração de Siena é a Pizza del Campo, no meio do centro histórico. Antigamente ficava o fórum romano e hoje há uma praça enorme com um declive curioso e faixas no chão que a dividem em 9 partes iguais. Mas ai você se pergunta “pra que diabos o chão vai pro centro da praça?” E eu respondo “para ver os cavalos melhor”. Calma que eu já explico.
O principal edíficio que compõe a praça é o Palazzo Pubblico, onde fica a câmara municipal, um museu e a Torre del Mangia (a torre do sino). Essa torre foi construída por volta de 1340 e possui 102 metros de altura, com certeza a melhor vista de Siena. Na base dela há uma capela dedicada à Virgem Maria.
Este conjunto foi construído em 1297 durante o Governo dos Nove, um conselho semi democrático formado por representante de alguns bairros e nobres. Por isso a divisão da praça.
O ingresso para o museu custa 8 euros e para subir a torre 10, mas se comprar junto sai mais barato. O museu cívico é bem interessante pois reúne diversas obras seneses e
Palio de Siena: o principal evento da cidade
Na Piazza del Campo acontece o Palio, um evento centenário que reúne toda a cidade duas vezes ao ano durante o verão: 2 de julho e 16 de agosto. Não tem nada a ver com carro da Fiat não hahah
O Palio acontece há 800 anos e trata-se de uma corrida de cavalos. Cada bairro (contrada) de Siena possui um time e um animal que o representa: tem girafa, porco espinho, peixe, elefante, dragão…um verdadeiro zoológico. Esses símbolos representava cada tropa militar usada na defesa de Siena contra Florença durante a Idade Média. Ambas eram cidades independentes muito ricas, prósperas e grandes influências artísticas.
É só você olhar para as fachadas dos prédios que verá que as cores mudam conforme o bairro (se estiver durante o evento, isso fica mais evidente pois colocam várias bandeiras).
Essa corrida acontece oficialmente no mês de junho maaas temm um segunda “mais turística” em agosto.
A corrida em si dura 90 segundos, mas esperei no dia QUATRO LONGAS HORAS pra poder ter lugar grátis pertinho da pista em meio a uma galera infinita e fui no último dia (são 3 dias de festival).
O evento reúne danças, apresentação de cada bairro, bença nos cavalos e jockey, decisão de quem vai primeiro…e por ai vai umas duas horas pra ver os cavalinhos em 90 segundos. O vencedor de 2017 foi Onda, a bandeira azul do peixinho.
Duomo di Siena
A catedral Santa Maria della Assunta não pode ficar de fora do seu roteiro em Siena! Ela é lindíssima e cheia de detalhes na fachada em mármores coloridos e mosaicos. Os vitrais são um dos mais antigos da Itália. Lá dentro também há referências às contradas nos mosaicos do pavimento, chamados de intarsi, e obras de Michelangelo e Donatello!
Também visite a Biblioteca Piccolomini dentro da catedral com diversos afrescos de cima abaixo, simplesmente um show de cores!
No ingresso para visitar o Duomo está incluso a Cripta, Batistério e Museu da Ópera. Sugiro comprar online para evitar as filas, especialmente durante a alta temporada.
Compre o Bilhete de Entrada Rápida Catedral de Siena
Cada lugar tem um detalhe especial, como a cripta que ficou esquecida por séculos, o batistério com o teto todo decorado e o museu com as iluminuras! Ah no museu também é possível subir na torre e ver toda Siena. Há também tours guiados dentro da igreja. Veja como é por dentro no blog Espiando pelo mundo
Se der tempo, visite a
Se perca nas ruazinhas
Uma das delícias de Siena é se perder nas suas ruelas e descobrir cantinhos especiais. Um dos meus favoritos é a Via di Città, onde há uma loja de embutidos, pães e outros produtos deliciosos e mais para frente o Palazzo Chigi-Saracini, a academia de música.
Outros lugares que não podem ficar de fora:
- Pinacoteca de Siena e coleção de arte medieval
- Museu de Santa Maria della Escala em frente ao Duomo
- Igreja San Domenico
- Santuário de Santa Catarina
Monteriggioni
Um pouquinho afastado de Siena fica Monteriggioni (de carro dá uns 20 minutinhos). Trata-se de uma vila medieval com muralha e várias lojinhas bonitinhas com produtos típicos. Além disso, há lojas especializadas em vinho onde poderá fazer uma degustação e provar os vinhos da Toscana como Chianti, Brunello, Vernaccia… Ao redor há diversos vinhedos e próximo à muralha há um gramado perfeito para um picnic ao por do sol!
O que fazer em Siena à noite
Ao redor da Pizza del Campo há diversos bares e pubs que não cobram entrada e a cerveja custa uns 4 euros. O povo é bem animado, alguns bares possuem karaoke e outros são mais tranquilos.
O que comer em Siena rápido e barato
Visite a Pizzaland na Via Camollia, 41. Comi vários pedaços deliciosos de pizza bem recheados por 2 a 3 euros! O atendimento é muito bom e a pizza sempre quentinha.
Outros lugares interessantes pra comer:
- Osteria Boccon del Prete Via S. Pietro 17
- Il Cavaliere Errante Piazza Provenzano 3
- Ristorante EnzoVia Camollia 49
Para quem gosta de doces, recomendo provar as especialidades de Siena: cavallucci e ricciarelli (tipo uns biscoitos) and panforte (um bolo cheio de especiarias.
Gostou destas dicas de Siena? Assista o vídeo abaixo
Salve no Pinterest
Leia também
COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
Como é voar British Airways São Paulo para Londres e Milão