Muita gente tem me perguntado o que muda para brasileiros com o Brexit. O Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia no dia 31 de janeiro de 2020 mas continuará sob as leis e regulamentações europeias até junho de 2021 com acordo. Se não houver acordo será 31 de dezembro de 2020.
Neste artigo eu falo mais detalhes sobre esse divórcio e o que muda para brasileiros com o Brexit e assista o vídeo.
O que muda para brasileiros com o Brexit
Mas afinal, o que é Brexit?
O Brexit é uma abreviação para a “saída britânica” (British exit) do bloco europeu formado por 28 países (agora 27) que praticam livre comércio e a facilidade de trânsito de cidadãos europeus para morar e trabalhar.
O Reino Unido decidiu sair do bloco após um plebiscito em 2016 que ninguém imaginava que o resultado seria sair do bloco. Muita gente nem acreditava nisso e nem foi votar (muitos jovens estavam trabalhando e não tinham como ir por exemplo, e outros não deram bola). Infelizmente a maioria dos cidadãos britânicos escolheu deixar o bloco (52% contra 48%). É gente querendo menos imigrantes, achando que são “superiores” a outros europeus e achando que a Inglaterra sustenta o bloco e que são melhores sozinhos.
Diferenças por região e idade
Dá pra ver a diferença da votação pela idade e também por região. Claramente a Escócia não queria sair e agora pede a retirada do Reino Unido (já que tinha sico acordado no referendo sobre a independência da Escócia em 2014).
Também observamos que a maioria dos jovens não queria sair do bloco europeu.
Após o resultado do plebiscito
Quem criou o plebiscito era o então primeiro ministro David Cameron. Com o resultado, ele decidiu renunciar o cargo pois era a favor de permanecer na União Europeia.
Em seguida veio Theresa May que era a favor da permanência mas mudou a posição “para seguir a vontade do povo”. Desde então teve várias tentativas de acordo e o Acordo de Retirada foi conduzido por ela mas foi negado 3 vezes pelo Parlamento britânico. Aí o mandato dela acabou e veio Boris Johnson.
O Boris tentou o acordo, foi rejeitado e pediu a extensão até janeiro de 2020. Convocou eleições gerais e o partido conservador teve uma vitória grande, garantindo mais assentos no Parlamento. Com isso, o acordo dele passou e conseguiu a saída do Reino Unido para fim de janeiro de 2020.
Período de transição 2020 – 2021
Agora existe um período de transição onde estão planejando novo acordo de livre comércio e a isenção de taxas de produtos britânicos ou não. Além disso precisam ver como ficará o compartilhamento de dados e segurança da polícia, normas de avião, fornecimento de água e gás, regulamentação de medicamentos e a área de pesca. Este último está sendo super debatido pois o Reino Unido deteria a maioria “das águas para pesca” no continente.
Também há problemas nos territórios de Gibraltar e Irlanda do Norte: se haverá necessidade de fronteiras físicas ou não por exemplo.
Assista o vídeo abaixo
O que muda para brasileiros com o Brexit
Turismo na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales
Não muda nada para turistas brasileiros, podem viajar tranquilamente como sempre fizeram. Só precisa levar os documentos comprovando seus laços com o Brasil e mostrar que vai apenas visitar:
- Passagem de ida e volta para o Brasil
- Seguro Viagem
- Comprovante de hospedagem para os primeiros dias
- Comprovante de renda (extrato bancário, cartões de crédito, dinheiro em espécie)
- Carta convite se for visitar familiar ou amigo residente legalmente
Às vezes podem perguntar sobre seu roteiro, profissão no Brasil e por aí vai. Já falei sobre isso no vídeo abaixo
Você não precisa tirar um visto para visitar o Reino Unido, pois ganha um carimbo que permite a sua estadia até 180 dias.
Brasileiros que querem morar na Inglaterra
Se você já mora na Inglaterra e tem o visto certinho, não muda nada. Para brasileiro que vai morar, é necessário aplicar para o visto no Brasil e mostrar as razões dessa mudança para ser aprovado. Confira Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa. É bem capaz que o processo de imigração para o Reino Unido mude para um esquema de pontos a partir de 2021, muito parecido com o esquema do Canadá.
Se é brasileiro casado com um cidadão europeu, é necessário que ambos apliquem para o EU Settlement Scheme (settled and pre-settled status) até 30 Junho de 2021.
O processo é online, fácil e rápido para aplicar. Eu já falei sobre o meu processo, do meu marido que é italiano e dou todas as dicas aqui:
Como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu
Brasileiros com cidadania europeia
O acordo de movimentação livre estará de pé até final de 2020. É possível usar o passaporte europeu para entrar nas filas de imigração rápida no aeroporto e passar o documento direto na máquina sem precisar falar com um oficial.
Após 2020, talvez seja necessário pagar uma taxa para permanecer 90 dias no Reino Unido (o que a União Europeia pretende fazer com os britânicos).
Para europeus (inclusive brasileiros com cidadania europeia) que desejam morar na Inglaterra ou Escócia, é necessário aplicar para o EU Settlement Scheme até 30 Junho de 2021 como mencionei acima e dou as dicas.
Leia: 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia
Brasileiros com cidadania britânica
Não precisam fazer nada já que são cidadãos. Mudará somente quando forem visitar algum país da União Europeia.
Esclareci as dúvidas sobre o que muda para brasileiros com o Brexit? Espero que sim!
Leia mais sobre morar na Inglaterra
13 curiosidades da Inglaterra: hábitos e coisas estranhas
Preços nos supermercados na Inglaterra
Por que o Brasil é melhor do que a Inglaterra