Ícone do site Apure Guria

Zelenci: o lago esmeralda escondido da Eslovênia!

Lago Zelenci: um lugarzinho mágico esmeralda escondido na Eslovênia! A Reserva Natural de Zelenci fica no vale de Kranjska Gora ao noroeste da Eslovênia rodeado pelos Alpes Julianos e Montanhas Karavanke. Sua localização favoreceu características únicas nos campos geológicos e hidrológicos, além de um ecossistema próprio e paisagens incríveis.

Veja como é o lago Zelenci e as dicas para chegar lá passando pela charmosa Kranjska Gora.

Reserva Natural de Zelenci

A Reserva Natural de Zelenci abrange 15 hectares e é composta de pequenos lagos azuis rodeados de florestas, uma área pantanosa e prados e muitos rios de degelo das montanhas, sendo o mais importante o início do rio Sava. Toda a região é protegida desde 1992 e pouco explorada.

OLHA QUE LUGAR FANTÁSTICOOOO

DE CAIR OS BUTIÁ DO BOLSO!!

O Sava surge da junção de vários pequenos rios, é considerado o maior rio da Eslovênia e cruza outros três países: Croácia, Bosnia e Herzegovina e Sérvia.

O Lago Zelenci

O lago fica numa das pontinhas do parque e a paisagem aqui é realmente muito bonita! Conforme a luz bate na água, a cor muda, ficando azul ou verde, por isso percorra toda a ponte de madeira e suba na torre no final para ver todo o seu “glamour” com os Alpes Julianos dando aquele charme.

Se você reparar bem, no fundo do lago Zelenci há pequenos “vulcões”, um fenômeno único! Blop blop o dia inteiro…acho  que são pequenas nascentes de água ou ar que está preso sabe lá de onde e há quanto tempo. O fundo é de marga, uma mistura de calcário e argila, o que dá a cor azul esmeralda ao lago e por esta razão o chamam de Zelenci (esmeralda).

Não é permitido nadar no lago, mas antes de chegarmos lá havia dois malucos pulando na água gelada totalmente pelados aheuaea Haja coragem pra pular na água geladíssima..se isso é está na pior vish

Vi apenas alguns peixes, escutei vários sapinhos coaxando e muitas aves! O lago Zelenci NÃO CONGELA durante o inverno pois a sua temperatura durante o ano todo é de 6ºC. Pra tirar essa foto aqui foi um sufoco, a água é tão gelada que amortece o pé de uma forma bizarra! Não consegui deixar mais de 2 minutos, imagina pular ahueah

Como chegar no Lago Zelenci

O lago Zelenci está logo depois da vila de Podkoren na parte sul da estrada principal 202 em direção à Itália. Há uma pequena área para estacionar e seguir a pé por uns 5 minutos por uma trilha no meio das ávores. O caminho é bem sinalizado e não tem erro. Como a gente não sabia disso, acabamos parando no primeiro estacionamento e quando estramos no parque vimos que o lago ficava mais pra lá no google maps… Voltamos a pé pela estrada mesmo.

A melhor forma de explorar a região é alugando um carro, pois tudo é tão pertinho e você consegue fazer várias coisas num dia só sem perder tempo! Você pode alugar no Brasil e pagar parcelado, confira aqui! Outras áreas podem ser exploradas de trem, leia mais no post ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!

Lago Zelenci combina com Kranjska Gora!

Antes de Podkoren há uma cidade maiorzinha chamada Kranjska Gora, a qual dá o nome à região também! Ela é muito charmosa, aquela coisa de cidade do interior sabe e tem algumas opções de restaurante para o almoço. Paramos aí antes de seguir para Bovec.

A cidade é muito visitada durante o inverno, já que possui diversas pistas para ski e snowboard. As competições finais para decidir quais atletas vão para a Copa do Mundo são feitas aqui!

Recomendo explorar bem a região do Triglav, passando por Alpes Julianos, Vršič Pass e a estrada mais incrível da Eslovênia  até chegar no Vale do rio Soča: rios azuis em Bovec e Kobarid.

Salve no pinterest

leia mais sobre a Eslovênia

LIUBLIANA: CONHECENDO A CAPITAL
BLED NA ESLOVÊNIA: GUIA PARA APROVEITAR MUITO!
CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!
LITORAL DA ESLOVÊNIA: CONHEÇA PIRAN, IZOLA E KOPER
MARIBOR E A VINHA DE 450 ANOS!
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile