A Eslovênia é um país super pequeno e fácil de ser explorado de carro, porém se você está sozinho economicamente não é viável. Veja as diferenças e prós e contras para viajar a Eslovênia de carro ou de trem!
Eslovênia de carro ou de trem?
Alugando um carro na Eslovênia
Na segunda parte do nosso roteiro na Eslovênia decidimos alugar um carro pois íamos explorar as montanhas, rios e vales da região do Triglav, na parte noroeste do país. Nós alugamos com a Rentcars, um site que você pode parcelar em até 12x e não paga IOF já que a empresa é brasileira. Faça sua cotação de carro aqui.
A primeira vantagem do carro foi que pudemos ver várias cachoeiras, montanhas e caminhos que só seriam possíveis em excursões a partir de Bled ou Bovec (e que custariam mais que o aluguel do carro). Sem falar que descobrimos vários lugares incríveis nos centros de turismo de cada cidade, como a cachoeira Slap Virje, a ponte do Napoleão, a histórica ponte de Kanal, o lago Zelenci (foto abaixo). Sem falar que viajamos no nosso tempo e paramos em vários lugares.
Confira o nosso roteiro na Eslovênia de 10 dias
Alpes Julianos, Vršič Pass e a estrada mais incrível da Eslovênia
Também usamos o carro como armário ambulante aheuahe deixava a mala praticamente aberta no porta malas e levava uma muda de roupa para o hostel, sem falar que penduramos toalhas e outras roupitchas que não secaram a tempo.
Outra vantagem foi economizar na acomodação, pois pudemos escolher lugares mais afastados e baratos. Porém pagamos estacionamento em cidades menores e mais caras no litoral (Piran custou uma fortuuuuna).
Fazendo as contas do aluguel do carro
O aluguel do carro saiu mais caro do que esperávamos, pois a locadora Sixt pedia um depósito de 900 euros no cartão de crédito. Como nosso cartão era de débito, cobraram essa taxa nada a ver de 110 euros e não tem jeito de devolver, não explicam por quê… O certo seria cobrar apenas os 85 euros para 6 dias de aluguel em vez de 195 euros. Nunca mais alugamos carro com a Sixt, bando de salafrários!
De combustível gastamos 44 euros correspondente a 3;4 do tanque…e olha que subimos várias montanhas!
Uma dica para quem viaja sozinho: procurar em grupos do facebook ou até ir numa loja de aluguel de carros e conversar com a galera, pergunta sobre o roteiro e se pode fazer uma parte da viagem junto pagando. Nós achamos um casal gente fina que fez exatamente o nosso roteiro, se soubéssemos, poderíamos ter economizado.
Trem na Eslovênia
Alguns trens eram pequenos, de dois vagões apenas, e que cruzavam o país. Havia a opção de cabine ou todo aberto. Ar condicionado funcionava beleza e saiu na hora certa.
A companhia de trem se chama Slovenian Zeleznice e você pode ver os horários dos trens no site oficial
Ônibus na Eslovênia
Nós chegamos na Eslovênia de Flixbus, a qual faz as principais conexões entre as capitais europeias. Se você viajar para cidades menores não há tantas possibilidades de horários e terá que fazer conexões, então sugiro pegar o trem, muito mais confortável, rápido, silencioso e tranquilo.
Falo mais neste post sobre viajar de ônibus na Europa.
Outra opção é bicicleta!
A galera do blog Monday Feelings fez uma viagem irada pela EslovÊnia de bicicleta e curtiram bastante! Nós não temos essa disposição e nem preparo, só curtimos de longe mesmo aheuaheau Leia mais no post sobre Cicloturismo na Eslovênia
Salve no seu Pinterest
Gostou das dicas para explorar a Eslovênia de carro ou trem? Comente!