Fiz esse roteiro em Berlim curtinho com as principais atrações e todas grátis para aproveitar o melhor da capital da Alemanha. Como muitos de vocês sabem, Berlim foi ponto importante durante e após a Segunda Guerra, sendo separada pelos blocos ocidental e oriental na Guerra Fria e reconstruída aos poucos.
Esse roteiro em Berlim engloba as principais mudanças da Segunda Guerra Mundial e prédios importantes, assista o vídeo! São lugares que eu acho importante você visitar e são dicas de quem morou na Alemanha por 9 meses.
Você também pode conferir estas dicas para visitar durante a sua viagem à Alemanha com lugares bem legais e bonitos Berlim alternativa: lugares lindos fora da rota turística. Atualizado 2023
Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias
Este artigo sobre Berlim está organizado da seguinte maneira:
- O que você precisa saber sobre Berlim antes da visita
- Transporte em Berlim
- Pontos turísticos grátis em Berlim
- O que fazer em Berlim em 2,3,4 ou 5 dias
- Onde se hospedar em Berlim
O que você precisa saber sobre Berlim antes da visita
Berlim é a capital, porém não é a principal cidade e nem tem os melhores aeroportos (Munique e Frankfurt). Não é a cidade mais rica, então você irá economizar um pouco.
O transporte é bom, bem organizado, porém algumas linhas são bem ruins. Não esqueça de validar o seu ticket do metrô antes de entrar, se não irá pagar multa.
Como Berlim fica meio distante, monte o seu roteiro passando para o leste europeu (como Praga, Bratislava, Viena e Budapeste) ou suba para Copenhagen. Isso tudo pode ser feito de ônibus. Você também pode fazer Bate e volta de Berlim: Potsdam e Wannsee
A Alemanha é um país relativamente barato para visitar, porém precisa tomar alguns cuidados com o seu dinheiro, se não irá gastar demais. Leia 12 dicas para viajar barato na Alemanha
Durante o inverno você pode pegar temperaturas -18 a -2ºC, lagos congelados e um pouco de neve (se tiver sorte). Confira o guia Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas
Para visitar a Europa é obrigatório seguro viagem, um documento já pedido na imigração. Eu recomendo e uso Seguros Promo! Usando o cupom APUREGURIA5 você ganha desconto!
Como se locomover em Berlim
Esse roteiro em Berlim pode ser feito a maior parte a pé, pois agrupei as atrações conforme a localização. Para chegar de uma região a outra é só pegar metrô. Veja COMO FUNCIONA O TRANSPORTE EM BERLIM: TICKETS E DICAS
Uma opção legal para aproveitar Berlim ao máximo é o Berlim Welcome Card de 48 horas ou mais. Você pode usar o transporte público e ainda ganha descontos até 50% em várias atrações na cidade como museus e restaurantes.
>>>>>>> Compre Berlim Card aqui
Se você achar mais fácil, pode pegar um ônibus hop on and hop off para descer aonde você quiser, passando pelas principais atrações até Muro de Berlim, Hackesche Höfe e bairros populares como Prenzlauer Berg e Kreuzberg Reserve o busão aqui
Onde se hospedar em Berlim
Berlim tem opções baratas em hospedagem se comparadas às outras cidades grandes da Alemanha. Há muitos hostels legais e hotéis de franquias muito boas. Selecionei alguns para te ajudar na viagem.
O bairro Mitte é o centro da cidade, ai você fica pertinho de tudo. Ali temos:
- Living Hotel Großer Kurfürst: ⭐️8,3 $$ localizado no centro, limpo e organizado
- wombat´s CITY Hostel ⭐️ 8,7 $$ um dos mais procurados, fica perto do metro, farmácia e tem um rooftop bem legal (já bebi uns drinks lá haha)
- martas Hotel Albrechtshof Berlin ⭐️8,3 fantástico, quartos espaçosos, ótimo para viagem em grupo
- ibis Hotel Berlin Mitte ⭐️ 8,5 $$$ a rede ibis é muito conhecida, une conforto e bom custo
Estes estão um pouco mais afastados, mas próximos à estação e praça Postdam, um dos principais hubs da cidade.
- Scandic Berlin Potsdamer Platz: ⭐️8,9 um dos melhores hotéis da cidade, perfeito para casais, rede de hotéis muito boa
- MEININGER Hotel Berlin Tiergarten: ⭐️ 8,7 também é uma rede de hostels, possui quartos privativos muito bom e tudo é bem decorado
O que fazer em Berlim de graça
Esse roteiro foi feito para aproveitar as atrações por fora. Caso você queira visitar os museus, subir a torre da TV e entrar no Parlamento, adicione mais dois dias ao seu roteiro em Berlim.
Primeiro dia em Berlim
O Roteiro em Berlim dia 1 reúne os principais pontos e cartões postais da cidade como o Portão de Brandenburgo, o Parque Tiergarten e o Parlamento Alemão por exemplo. Esses ficam muito próximos e você pode fazer a pé.
No vídeo abaixo eu conto o que fazer em Berlim com dicas de roteiro, preços e curiosidades. Clique para assistir!
1 – Brandenburger Tor
Um dos pontos clássicos e lindos da capital alemã, o Brandenburger Tor é local de vários eventos históricos, comemorações (como o Festival das Luzes), protestos e até luta de travesseiro! É um portal, um arco do triufo neoclássico e fica no cruzamento da avenida Unter den Linden (uma das principais da cidade) e Ebertstraße, imediatamente a oeste da Pariser Platz. Chegue lá com U55 ou com o busão 100 que roda praticamente ali no centro.
2 – Reichstag (Parlamento Alemão)
Em seguida vá pro lado direito em direção ao Parlamento alemão! A arquitetura é demais e imaginar que Hitler gostaria de ter destruído pra construir um negócio gigantesco no lugar. Tem um gramadão na frente pra fazer umas piruetas. É possível fazer um tour dentro do Parlamento, ver algumas pichações loucas de quando os russos tomaram conta da parada no fim da Segunda Guerra Mundial e subir até o topo, onde fica a cúpula (uma das intervenções contemporâneas mais legais da Europa).
⚠️ DICA ESPECIAL! ⚠️
O passeio é grátis, porém é necessário fazer uma reserva alguns dias antes ou tentar o esquema do café! Fazendo uma reserva no café no topo do prédio, fica fácil visitar o Reichstag. Encontrei essa opção legal do café + bolo + visita, dá uma olhada aqui
Veja como visitar o Reichstag.
3 – Tiergarten
O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim com 210 hectares (só perde pro Tempelhofpark). Você pode explorar esse lado pertinho do Reichstag, ver o lago e o Memorial Soviético até chegar na Siegsäule (a Coluna da Vitória).
5 – Denkmal für die ermordeten Juden Europas
Voltando pro Brandenburger Tor algumas quadras mais pra frente fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, um lugar bem diferente, no qual blocos de concreto de diferentes alturas criam uma atmosfera pesada e meio claustrofóbica. Leia mais sobre o memorial aos judeus assassinados.
6 – Berliner Dom
Uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Berliner Dom é novinha: sua construção foi finalizada em 1905! Porém uma parte foi destruída na Segunda Guerra (e o que não foi né!) Ali do lado fica a Humboldt box, uma construção inovadora na direita da catedral do outro lado da rua. A entrada da igreja custa 8 euros, então eu acho melhor olhar por fora!
7 – Museuminsel
Do lado esquerdo da Catedral fica a ilha dos Museus com 5 museus diferentes e estatais:
- Neues Museum
- Pergamonmuseum
- Alte Nationalgalerie
- Altes Museum
- Bode-Museum
Cada um com uma exposição diferente e com ingressos diferentes. Cada um custa 10 euros, porém você pode comprar o diário que custa 18 e passar o dia inteiro vendo arte. Se for escolher um museu, eu sugiro o Neues Museum que é o museu egípcio e onde guardam o Busto de Nefertiti, uma das coisas mais lindas que já vi na vida.
8 – Alexanderplatz
Essa provavelmente é a praça mais visitada de Berlim! Aqui ficam várias lojas boas de roupas e de eletrônicos (como Primark, Decathlon e Saturn), a torre de televisão (Fernsehturm) e também a Marienkirche. TOME MUITO CUIDADO NESSE LUGAR POIS TEM MUITO BATE CARTEIRA! Do outro lado da igreja tem um restaurante asiático que eu gosto muito bom, meu favorito chamado Le Hung (Karl-Liebknecht-Str. 13). Peça um Padthai!
Aqui também fazem as feirinhas de natal, veja o vídeo! GUIA COMPLETO DAS FEIRAS DE NATAL EM BERLIM
9 – Nikolaiviertel
Essa é a Berlim antiga! Nada de prédios gigantes cheio de janelinhas. Aproveite para caminhar nas ruas de pedrinhas e sentar em um dos vários cafés e restaurantes. Aqui também fica a Nikolaikirche, a igreja mais antiga de Berlim. Claro que essa área foi muito danificada com os bombardeios e só foi totalmente reconstruída em 1987, então quase todos os prédios são réplicas.
Foto: Manfred Brückels
Roteiro em Berlim dia dois
10 – Checkpoint Charlie
Comece o dia no Checkpoint Charlie, um posto militar estabelecido em 1949 entre a Alemanha Ocidental controlada pelos países da OTAN (como EUA, Inglaterra, França..) e oriental formado pelo Bloco Soviético. Era o único lugar que permitia a passagem de estrangeiros entre as fronteiras durante a Guerra Fria e também um “marco da separação” entre o capitalismo x comunismo. Hoje dá pra ver claramente só o capitalismo haueaheuahe e aqui também vendem alguns carimbos da União Soviética, do Checkpoint Charlie e outros…Veja a lista completa de carimbos legais para o seu passaporte
Aqui ao lado fica o Museu do Muro de Berlim, onde há vários artefatos e informações sobre as tentativas de fugas e sobre a política durante essa época.
11 – Muro de Berlim
Alguns anos depois em 1961 um muro foi construído para separar as duas Alemanhas, não somente para separar territórios, mas também pessoas e ideologias. O muro impedia imigrações e simboliza a cortina de ferro que havia entre os blocos oriental e ocidental durante a guerra fria. O muro caiu em 1989.
Toda essa região explora a contrução e a queda do muro, suas consequências. Quando você ver uma linha com pedras diferentes no chão significa que ali ficava o muro.
12 – Topografia do Terror
Próximo ao Checkpoint Charlie fica o Topografia do Terror: um dos memoriais mais importantes sobre os horrores do holocausto. Informações e fotos de antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial estão dispostas em painéis dentro do museu e fora dele durante o verão. Os textos estão em inglês e em alemão.
13 – East Side Gallery
Seguindo a história do muro, nos deparamos com a maior exposição ao ar livre e que dura mais de vinte anos: a East Side Gallery. Vários artistas retrataram como foi viver num país dividido, outros pintaram dizeres e imagens que remetem a vergonha, medo, desespero, vítimas…
Provavelmente você irá passar pela Oberbaumbrücke, uma das mais legais de Berlim.
Sugestões do que fazer em Berlim nos outros dias
Como eu disse, você pode visitar Berlim em 2,3,4 e 5 dias dependendo da sua vontade. Em cada museu você pode passar 3 dias, na torre de tv 1h e por aí vai. Só ajeitar o seu planejamento por proximidade que dá tudo certo!
Visitar a Kudam (Kurfürstendamm), a rua de lojas finas e a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, uma igreja que foi destruída durante a Guerra e deixaram as ruínas. Ao lado há uma nova.
Passear pelo Tiergarten, o maior parque de Berlim.
Conhecer o Palácio em Charlottenburg, que fica lindo na neve! Veja aqui Neve em Berlim: Charlottenburg branquinho!
Conhecer duas localidades bem próximas a Berlim e muito legais Bate e volta de Berlim: Potsdam e Wannsee
Gendarmenmarkt e a praça mais bonita de Berlim, onde há uma das feiras de Natal mais famosas da cidade.
Também pode visitar Spandau e Zitadelle, uma fortaleza num bairro bem bonitinho em Berlim.
Você também pode fazer um passeio de barco de 1 hora pelo rio Spree!
Confira mais dicas neste roteiro alternativo em Berlim.
E ai gostou do roteiro em Berlim?! Clique para assistir o vídeo com mais dicas de o que fazer em Berlim
Salve no seu pinterest
Leia também