Já está no ar a sexta e última temporada de Peaky Blinders na Netflix! Enquanto Thomas Shelby é um personagem fictício, o vilão Oswald Mosley realmente existiu e causou muitos problemas na Inglaterra, pois criou um partido fascista e esteve lado a lado de Hitler e Mussolini.
Eu já contei a vida real dos Peaky Blinders: 10 curiosidades e fatos históricos e neste artigo falo sobre a história real de Oswald Mosley, suas semelhanças com os governos do Eixo e também curiosidades bizarras. Clique para assistir ao vídeo.
Oswald Mosley: o vilão de Peaky Blinders e da Inglaterra
Índice do Artigo
Mosley nasceu em um berço de ouro em 1896 e mais tarde herdaria o título hereditário de 6º Baronete. Campeão de esgrima, frequentou o Winchester College e tornou-se cadete na Royal Military Academy em Sandhurst pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial.
Ele se juntaria a uma unidade de cavalaria em 1914 para batalhar na guerra, mas se ofereceu para ganhar uma licença de piloto e se juntou ao Royal Flying Corps. Porém, um acidente de avião em 1915 o deixou com um tornozelo quebrado. Aí ele foi considerado inválido para lugar na guerra e serviria o país no Ministério de Munições e no Ministério das Relações Exteriores.
Clique para saber curiosidades sobre Peaky Blinders e a vida real de Oswald Mosley no vídeo abaixo
Sua carreira na política
Mosley gostava muito de política e era um orador famoso e carismático, sendo considerado o “o orador literário mais polido da Câmara dos Comuns”. Isso lhe rendeu a vitória na sua primeira eleição para deputado pelo Partido Conservador aos 21 anos, e nos anos seguintes fazendo parte do Partido Independente e depois Trabalhador, servindo na Câmara dos Comuns de 1918 a 1931.
Em 1920, Oswald Mosley se casou com sua primeira esposa, Lady Cynthia Curzon, filha de Lord George Curzon. O casamento teve a presença do rei George V e da rainha Mary! O casal compartilhava interesse pela política: Cynthia foi eleita deputada pelo Partido Trabalhista em 1929 (coincidentemente na mesma cidade que eu morava anteriormente na Inglaterra chamada de Stoke on Trent).
Em 1931, Oswald Mosley perdeu seu assento por fundar seu próprio partido político conhecido como New Party. Todas as reuniões eram protegidas por uma milícia pessoal chamada de Biff Boys e isso foi primeiro indício das expressões políticas violentas do partido. No ano seguinte, Mosley mudou o nome do partido para União Britânica de Fascistas (BUF) após conhecer mais sobre Benito Mussolini.
Neste mesmo ano, Lady Cynthia se juntou ao partido do Mosley e nunca mais ganhou eleições. Durante o casamento, Mosley supostamente teve vários casos, inclusive com a irmã mais nova da esposa e sua madrasta. Cynthia morreu de peritonite em 1933, deixando três filhos.
Oswald Mosley e a ascensão do fascismo na Grã-Bretanha
Nas fotos vocês vem muita semelhança dos elementos do regime de Mussolini e Hitler no partido de Mosley. Ele até se inspirou na milícia de Mussolini e criou um uniforme todo preto para ser usado pelos membros do partido. A prática foi proibida só em 1936. Outros detalhes se destacam como o próprio símbolo simples e forte do partido e o jeito de se vestir e falar com o público eram muito inspirados em Hitler.
A Grã-Bretanha não estava muito bem nessa época, as pessoas não tinham boas condições e estavam de saco cheio com os políticos. Como Oswald Mosley era um orador muito carismático, ele conseguiu atrair muitos seguidores, chegando a ter 50 mil membros no seu partido inclusive donos de jornais como Daily Mail e Daily Mirror. Por essa razão que na temporada 6 de Peaky Blinders, o Thomas Shelby chama esses jornais de lixo (ainda continua sendo verdade).
Veja também: Como a Escócia inspirou Game of Thrones
Protestos e violência
Durante os discursos e comícios de Oswald Mosley haviam muitos protestos antifascistas e muita violência que ajudaram a afastar o sentimento público. A primeira foi no Olympia Rally de 1934 quando ala paramilitar do BUF atacou brutalmente os dissidentes antifascistas e judeus que vieram protestar contra o discurso de Mosley para cerca de 12.000 apoiadores.
A outra foi chamada de Batalha de Cable Street de 1936 quando milhares de opositores interromperam uma tentativa de marcha do BUF por uma uma área judaica em Londres. Com essa marcha, o BUF tentava meter medo nos moradodores por causa de seus pensamentos antisemitas. Mais de 7 mil policiais, alguns em cavalos, tentavam manter a rota clara pro partido passar e houve muito atrito entre os protestantes e a polícia. Foi após este evento que proibíram o uso de uniformes políticos e encontros de partidos de larga escala sem a permissão da polícia.
Ambos os incidentes atraíram a atenção pública e fizeram mais pessoas serem contra o partido. Mesmo assim, Mosley conseguiu manter muitos seguidores porque acreditava que a Grã-Bretanha poderia evitar a Segunda Guerra Mundial e manter a paz caso ela se aliasse ao Partido Nazista alemão. No entanto, o BUF nunca foi bem sucedido em ganhar um único assento no Parlamento Britânico.
Casamento secreto em Berlim
Em 1936, três anos depois da morte da esposa, Oswald Mosley casou-se secretamente com Diana Guinness, uma de suas amantes. Diana era casada com o herdeiro da cervejaria Bryan Guinness em Dublin e acabou deixando-o por Mosley. Acreditam que Diana também era muito ativa no partido e sua irmã estava envolvida diretamente com os nazistas.
O casamento foi realizado na casa do Joseph Goebbels e na lista de convidados estava Adolf Hitler (exatamente como fala no seriado Peaky Blinders). O casal só contaram ao público que eram casados após o nascimento do primeiro filho em 1938.
Segunda Guerra Mundial
Quando a Grã-Bretanha ficou acuada na Segunda Guerra Mundial, o apoio ao BUF acabou de vez e o partido foi banido pelo governo em 1940. Oswald Mosley e sua esposa, Diana Guinness, além de vários outros apoiadores fascistas, foram levados para a prisão de Holloway.
Oswald Mosley foi solto em 1943 devido a uma doença e colocado em prisão domiciliar. No entanto, muita gente queria que ele permanecesse preso.
Após a guerra
Após a guerra, Oswald Mosley mudou-se para a Irlanda por um período e depois para Paris, mas manteve suas ambições políticas. Ele formou um grupo conhecido como Movimento da União, que pedia que o continente europeu fosse colocado sob a governança de um único estado-nação, bem como a repatriação forçada de países caribenhos.
O movimento nunca ganhou força significativa – Mosley se candidatou à reeleição em 1959 e 1966, mas falhou nas duas vezes. Em 1973, o Movimento Sindical foi dissolvido. O casal permaneceu junto pelo resto da vida de Mosley, apesar dos rumores de infidelidade de ambas as partes. Oswald Mosley viveu o resto de sua vida no exterior e morreu em 1980 com 84 anos e Diana morreu em Paris em 2003 aos 93 anos.
Saiba tudo sobre PEAKY BLINDERS: O QUE NINGUÉM TE CONTA no vídeo abaixo. Vida real, curiosidades e fatos históricos da Inglaterra!
O que você achou do personagem de Oswald Mosley na temporada 6 de Peaky Blinders? Comente!
Leia também: Por que as cidades britânicas tem nomes tão difíceis?