A linha do Bernina Express é a única ferrovia suíça que atravessa os Alpes de norte a sul a céu aberto. Iniciada em 1910, esta linha liga Tirano na Itália a Chur na Suíça e passa pelos glaciares do Passo do Bernina em um desnível de 1824 m. A viagem com o trem panorâmico do Bernina Express é inesquecível e repleta de paisagens lindas de lagos, montanhas, glaciares, vales.. Assista o vídeo com várias paisagens do trajeto do Bernina Express!
Como é o Bernina Express
Começamos a nossa viagem em Tirano, uma cidade italiana que faz fronteira com a Suíça (no início do vídeo mostro um pouco a cidade, mas tem mais informações e fotos aqui: O QUE FAZER EM TIRANO ANTES DO BERNINA EXPRESS!). Como tínhamos o Swiss Travel Pass, só precisamos reservar o assento com antecedência e mostrar a reserva para o trem panorâmico chamado de BEX.
Caso você não vá usar o Swiss Travel Pass, recomendo comprar aqui e com saída de Milão, aí você não pega o trajeto até Tirano por conta própria.
Você também pode chegar a St Mortiz com esta linha (porém verifique se será panorâmico).
Para visitar a Suíça é necessário fazer seguro viagem, veja como funciona!
Confira também INTERNET NA EUROPA: COMO FUNCIONA CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL
Como é o trem panorâmico
As janelas são realmente gigantescas e fazem uma curvinha no topo! O dia estava meio nublado, o que colaborou um pouco para tirar fotos melhores já que o vidro dá muito reflexo 🙁
A linha do Bernina Express faz parte dos Patrimônios Mundiais da Unesco e passa por mais de 55 túneis e 196 pontes e viadutos. No caminho passa por algumas obras incríveis como o viaduto circular Brusio, uma curva de 360 graus que auxilia o trem no desnível do trajeto.
Também passamos por lagos super azuis e vilas super charmosas!
Este ponto aqui se chama Palu e a hidrelétrica de Cavaglia, a qual deu importância a região logo após a primeira Guerra Mundial. Cavaglia também é conhecida pelo Jardim dos Glaciares e a ação das pedras rolando há milhares de anos morro abaixo criou essas texturas diferentes!
Vale a pena fazer o Bernina Express?
Nestes 15 dias de viagem, pegamos só trem entre as cidades e algumas linhas especiais, mas garanto que o Bernina Express superou expectativas! Recomendo totalmente fazer este trajeto e acredito que durante o inverno deva ser mágico, pois tudo fica branquinho! Veja o nosso roteiro na Suíça.
Salve no seu pinterest!
Veja também
CONHEÇA CHUR: A CIDADE MAIS ANTIGA DA SUÍÇA!
GIGER BAR: O BAR TEMÁTICO ALIEN NA SUÍÇA
MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
ROTEIRO EM ZURIQUE: DO CLÁSSICO AO ALTERNATIVO!
Nossa viagem pela Suíça teve apoio da Swiss Travel System e os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida.