Ícone do site Apure Guria

Coliseu de Roma: dicas e guia completo para a sua visita!

O Coliseu de Roma é provavelmente uma das atrações mais reconhecidas em todo o planeta. O Anfiteatro foi construído em 72 d.C aos comandos do Imperador Vespasiano e Tito, é o maior do mundo e podia abrigar entre 50 a 80 mil pessoas. Saiba mais sobre a história do Coliseu de Roma, como comprar ingresso e visitar o interior. Assista também o vídeo Roma em 3 dias

Dicas para visitar o Coliseu de Roma


O que havia antes do Coliseu de Roma

Antigamente havia uma vila do Imperador Nero, a Casa Dourada (um palácio), um grande lago artificial e uma estátua gigantesca dele mesmo. Há algumas especulações que ele estava envolvido no grande Incêndio de Roma, pois essas estruturas foram construídas em um lugar devastado pelo fogo. Não se sabe se era tudo calúnia, mas ele acabou se matando alguns anos depois.

Aí para melhorar a estima dos cidadãos romanos, o Imperador Vespasiano apelou pra política do pão e circo demolindo a vila de Nero e construindo uma arena para entreter as massas. Ele também teve sorte pois invadiu algumas regiões e saqueou muita coisa (provavelmente da província da Judeia).

Vespasiano não viu a construção total do Coliseu, a qual foi terminada apenas um ano depois da sua morte. O Imperador Tito, então, inaugurou o anfiteatro com jogos inaugurais em 80 d.C que duraram mais de 100 dias (para “agradar os deuses” que “jogaram o incêndio, peste e até o eupção do Vesúvio”). Imagina construir um negócio gigantesco desse, 50 m de altura por 188m de comprimento em 10 anos apenas! “Cada Império foi construído pelos escravos” já dizia as músicas do Arch Enemy.

Se hospedado no bairro Coloseo, poderá ver o Coliseu de manhã cedinho sem ninguém! Veja minhas sugestões de hospedagem no artigo Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros

Visitei o Coliseu em 2021 e teve algumas mudanças, sem falar que fui na parte de baixo da Arena, clique para assistir

Confira as dicas Viajar para Roma sozinha: guia completo!

Roteiro em Roma 3 a 5 dias

10 coisas para não fazer em Roma: alerta turístico!

As batalhas de gladiadores e jogos

Dentro do Coliseu havia diversas batalhas entre gladiadores, animais selvagens, execuções, encenações e espetáculos. Muita gente acredita que inundavam a parte inferior do Coliseu para batalhas navais, porém não há registros que confirmem isso.
O que eu vi foram diversas colunas que eram usadas para sustentação de um piso superior (como nos filmes) ou como labirinto para dar aquela “surpresa” na batalha de gladiadores.

Estima-se que durante o subida ao poder de Trajano mais de 11000 animais foram chacinados em 123 dias. Claro que nem todos eram ferozes e os mais comuns eram leões, elefantes, ursos, cães, rinocerontes, avestruzes e camelos. Parece que vários animais do norte da África foram extintos devido aos jogos. Os animais eram levados a estrutura de madeira coberta de areia (arena) por um esquema de elevadores, mais ou menos como nesta cena do filme Gladiador.

As batalhas entre gladiadores não eram financiados pelo Estado e sim por pessoas que queriam prestígio, fama e poder. A maioria era composta de escravos que lutavam para sobreviver.

Assista agora toda a temporada de vídeos de viagem da ITÁLIA no Youtube! Eu dou mais dicas de economia, mostro as cidades de forma divertida e as principais atrações!

A estrutura do Coliseu de Roma

O Coliseu é uma das maiores ruínas da Itália, sobrevivente a saques, terremotos e governos que utilizaram as suas pedras em outros edifícios (a famosa reciclagem). Essa prática só parou no século XVII com papa Bento XIV que declarou o lugar sagrado pelos cristãos assassinados ali (provavelmente não eram realizados martírios cristãos no Coliseu, mas enfim, parou a depredação, valeu aí Papa!).

Possuia quatro andares dos quais apenas dois são vistos quase completos, como nesta maquete aqui Jean-Pierre Dalbéra A estrutura foi construída com tufo, um tipo de pedra encontrada por toda Roma e tijolos e utilizarm mármore travertino para cobrir, dar aquela garibada.

Cada andar da arquibancada era para uma classe social diferente: classe alta, média, peble e mulheres. Sim, as mulheres não eram respeitadas em Roma (já em Esparta era diferente). Havia rampas que facilitavam o acesso e também várias escadas, das quais várias ainda são utilizadas e que dão aos corredores. Já na entrada você sobe várias, a estrutura realmente é gigantesca. Só percebe o tamanho quando está lá dentro!
Também havia várias estruturas feitas de madeira e lona no topo do Coliseu para o centro que criava sombra e protegia os espectadores do sol. Dá pra ver uma parte dos assentos em mármore na foto abaixo.

Fitas de segurança usadas para manter alguns arcos do Coliseu em seu devido lugar.

Vista do Coliseu para o Arco de Constantino.

Como visitar o Coliseu de Roma

O Coliseu é provavelmente a atraçãos mais disputada em Roma, então as filas são giganteeeescas! Algumas filas demoram horas apenas para comprar o ingresso e aí você enfrenta outra fila para poder entrar no anfiteatro. Para evitar o sol na cabeça (e olha que Roma é muito queeente), sugiro comprar os ingressos para o Coliseu online.

Você recebe bonitinho no seu email, ai leva o número da reserva no teu celular e já pega o ingresso no guichê. A fila para entrar no Coliseu com o ingresso online é bem menor.

Antes de entrar, você é obrigado a passar por um detector e raio x por questões de segurança. Paus de selfie robustos não entram (aqueles de celular até vai), mochilas grandes, mochilas de rodinha também não.

Quanto custa o ingresso pro Coliseu de Roma

Eu comprei os ingressos para o Coliseu em Roma neste site. Esse ingresso inclui a visita ao Coliseu, ao Fórum Romano e ao Palatino em dois dias consecutivos. Esses dois lugares ficam do outro lado do Coliseu e aparecem no vídeo! Não há visita guiada ou acesso piso da arena.

Veja as planilhas de valores no post Quanto custa viajar para Roma

Para visitas guiadas, fale com a Patricia do Guia Brasileira em Roma. Ela fez o guia do Fórum e Palatino comigo e foi fantástico!

Também tem estas outras opções de ingressos diferentes, veja abaixo:

Como chegar no Coliseu

Recomendo ir cedinho para evitar a gentarada e a estação de metrô mais próxima se chama Colosseo.. Aí é só dar alguns passinhos e você já chega lá! A entrada é perto do Arco de Constantino.

Preste muita atenção nessa região pois pode haver alguns furtos, dado que é super turístico, muita gente e distrações por todo lado!

O melhor lugar para tirar foto do Coliseu de Roma

Acredito que seja ali na graminha do lado direito (foto abaixo) ou do Fórum Romano, pois aí fica mais alto (foto acima)! Gosto muito daquela parte quebradinha do último andar!

Lá dentro sugiro tirar do último andar e de uma das pontas para pegar todo o tamanho do anfiteatro

Assista o vídeo do roteiro em Roma 3 dias

Salve no Pinterest

Leia também

GASTOS EM ROMA: QUANTO CUSTA VIAJAR PARA ROMA
COMO VER O PAPA NO VATICANO
SIENA: MEDIEVAL E LINDA!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile