Viajar de trem na Inglaterra é uma experiência única, sem falar que é um dos métodos mais rápidos de chegar no seu destino e com conforto. A rede de trens na Inglaterra é extensa e pode ser uma boa opção se você viaja sozinha, já que o aluguel de carro pode ser mais caro (lembre-se que a direção no Reino Unido é do lado contrário!).
Confira as dicas sobre viajar de trem na Inglaterra, preços, categorias de passagem de trem e passes.
Viajar de trem na Inglaterra
Índice do Artigo
A linha férrea na Inglaterra é extensa, já que o trem é utilizado no país há pelo menos duas décadas. É o método mais rápido e confortável de viajar entre Inglaterra, País de Gales e Escócia, sem falar que também é eco-friendly.
As grandes cidades possuem linhas que conectam a Londres com trens diretos ou estações menores que você poderá fazer a baldeação. As cidades menores tem conexões limitadas, pode ser que tenha que trocar diversas vezes de trem ou estações distantes. Normalmente as linhas que vão para Londres são as mais caras, especialmente de um dia para o outro, justamente porque engloba viagens executivas.
Como planejar a sua viagem de trem na Inglaterra
A Network Rail é uma empresa estatal e responsável pelos trilhos e 20 estações principais, regulando os horários e os valores. Há muitas outras empresas privadas que possuem trens e operam por conta, cobrando os valores que acham mais adequados. Essas empresas estão sob comando da Rail Delivery Group (RDG).
Não há problema você comprar bilhetes uma empresa e depois descobrir que irá viajar com empresas diferentes. As passagens de trem britânicas são nacionalmente reguladas, então os preços são iguais em todas as empresas.
Trajetos de trem na Inglaterra que valem a pena
Apesar de ser uma ilha bem pequena em relação ao Brasil, o país é grande! Então alguns destinos é mais fácil chegar de trem do que de ônibus. Recomendo:
- Londres a Edimburgo
- Londres a Birmingham
- Londres a Manchester
- Londres a Oxford
- Londres a Cambrige
- Edimburgo a Glasgow
Os trajetos menores entre essas cidades é melhor viajar de ônibus ou alugar um carro. Claro que vale a pena conferir o preço de trem entre as cidades menores, especialmente se for bate e volta no mesmo dia!
Se você vai para a Escócia, veja também: Trem na Escócia: como funciona e dicas
Classes passagem de trem no UK
Existe a primeira e segunda classe e há pouquíssima diferença entre elas. Não é necessário reservar um assento, você poderá sentar em qualquer um desde que a rota não seja muito movimentada. Em alguns horários e em trens para Londres, poderá notar que algumas pessoas reservam os assentos pagando uma taxa e isso é indicado por um painelzinho de led sob o assento.
Tipos de passagem na trem na Inglaterra
Você precisa prestar muuuuita atenção no tipo de bilhete que você irá comprar pois existem diferenças entre as tarifas antecipadas e as tarifas a qualquer hora, passagens simples (só ida) ou ida e volta, porque os preços são bem diferentes. Além disso, se o seu bilhete não condizer com o trem, horário e lugar, terá que pagar a diferença ou uma multa.
As passagens só de ida são chamadas de single ou one-way e as passagens de ida e volta são chamadas de return ou round trip. Um dos truques para economizar numa viagem bate e volta no mesmo dia é comprar é comprar “return ticket” pois você pagará um pouco a mais na tarifa para viajar duas vezes. Se decidir voltar outro dia, o preço será maior.
Categorias de bilhete de trem no Reino Unido
Existem algumas categorias de bilhete que influenciam no preço:
- Anytime – isso indica que você pode viajar a qualquer dia e hora. Não há restrições e por isso é o bilhete mais caro.
- Off-peak – você poderá viajar fora da hora de pico (off peak) e esse horário muda conforme a rota e a empresa. Confira bem os horários antes de comprar o bilhete.
- Advance – esses são os bilhetes mais baratos, normalmente são apenas de ida e devem ser reservados com antecedência. Pode ser meio difícil encontrá-los já que depende da popularidade da rota: às vezes podem ser semanas de antecedência. Além disso, esses bilhetes indicam o horário exato que você deve embarcar, se você perder, já era! Se pegar o próximo trem, talvez terá que pagar muuuito mais caro na diferença da tarifa.
Como comprar bilhete de trem na Inglaterra
Para comprar passagem de trem na Inglaterra com melhor preço, o indicado é pesquisar com antecedência no próprio site da empresa, faça a sua com diversos trechos de trem e ônibus na Europa. Cada site mostra os valores de cada passagem, indica as conexões e guarda a sua passagem, ficando mais fácil de acessar!
Aí você paga com cartão de crédito e recebe a passagem no seu email, basta baixar no sue celular e mostrar na hora do embarque. Caso prefira, poderá usar o cartão de débito internacional Wise! Você pode mandar dinheiro para você mesma (seja libras, euros ou dólares) e utilizar em qualquer lugar, pois o cartão é aceito mundialmente e utiliza a bandeira Mastercard. Eu uso há anos e recomendo! Veja como funciona o Wise.
Você também poderá comprar diretamente no guichê dentro da estação de trem ou na máquina. Nesste caso precisa selecionar o trajeto, horário e realizar o pagamento. Você receberá o bilhete em papel. Neste caso, você precisa GUARDAR O BILHETE para sair da estação no seu destino.
Passes de trem
Aqui existe o BritRail Passes que são passes de trem pré pagos e válidos para viagem ilimitada durante um período de tempo. São vendidos pela internet ou por agências de viagem. Você não precisa reservar o trem, basta chegar na estação e embarcar. Caso deseje um assento específico (especialmente no sleeper train durante a noite), precisará falar com um funcionário no guichê.
- Consecutive Passes: passes para um número fixo de dias
- Flexipasses: passes flexíveis para determinados dias (4, 8 e 15) e não necessariamente consecutivos, podem ser usados por um período maior como 2 meses.
Esses passes estão disponíveis no UK, apenas na Escócia ou apenas na Inglaterra e existem categorias como Senior (acima de 60 anos), Youth (jovem), Grupo e Família.
Eu acredito que estes nem sempre valem a pena, pois dependerá muito do seu trajeto e o custo. Faça a comparação dos preços dos trajetos que você irá fazer e veja se sai mais barato ou não do que esses passes.
Cartões de Desconto Railcards
Um UK Railcard é um cartão de desconto que permite economizar até 1/3 do preço de passagens de trem qualificadas! Existem nove tipos principais de UK Railcards disponíveis:
- Network Railcard
- 16-17 Saver
- 16-25 Railcard
- 26-30 Railcard
- Family & Friends Railcard
- Two Together Railcard
- Senior Railcard
- Disabled Persons Railcard
- Veterans Railcard
Todos os Railcards custam £30 e vale durante um ano ( o Railcard para pessoas com deficiência custa £20). Depois de comprar um Railcard, você pode selecionar a opção “tenho um railcard” quando for pesquisar a sua passagem de trem. Dessa forma o aplicativo já mostra os valores e em quais trens você tem o desconto.
Normalmente todos os Railcards podem ser usados para tarifas de trem com desconto durante os horários de pico, fins de semana e feriados.
Dicas para viajar de trem na Inglaterra
Confira as dicas principais para viajar de trem no Reino Unido!
- Vale a pena comparar os preços de bus e trem e também o tempo de viagem. Assim você pode optar por economizar em alguns trajetos.
- Sempre compre com antecedência para não ser multado ou ter que pagar a diferença quando o funcionário da empresa conferir o seu bilhete.
- Guarde o seu bilhete durante todo o trajeto, pois você precisará passá-lo em uma máquina para sair da estação no seu destino.
- Confira os horários de trem atualizado no próprio google maps ou no aplicativo Trainline.
- Se você viaja em casal ou em grupo, pesquise pelos cartões de desconto de trem (Railcards). Mesmo que você pague uma taxa, poderá economizar nos outros trajetos de trem e usar o cartão durante um ano.
- Se você quer visitar uma cidade em apenas um dia, verifique o preço do bilhete “return same day” para fazer o bate e volta no mesmo dia. Claro que olhe no mapa para ver a distância (viagens de 1 a 2h no máximo).
- Chegue com antecedência na estação pois, muitas vezes, as plataformas podem mudar, precisa ficar de olho!
Outras formas de viajar na Inglaterra
As duas empresas de ônibus mais conhecidas são a National Express e Megabus (a mais barata!). Também existem algumas empresas locais como Stagecoach, Arriva e The Oxford Tube.
Para fazer uma viagem na Inglaterra e conhecer todas as cidades mais legais, recomendo alugar um carro! Leia todas as dicas e documentos necessários no artigo Dirigir na Inglaterra e Escócia
Gostou destas dicas sobre viajar de trem na Inglaterra? Leia também > Viagem Inglaterra: guia completo para viajar à terra da rainha
Salve no pinterest