O metrô de Londres é muito fácil de usar e prático, porém muita gente pode se perder e acabar gastando muito mais do que devia. Confira as dicas para se dar bem no metrô de Londres e assista o vídeo! Atualizado em julho de 2023.
Dicas para usar o Metrô de Londres
Como usar o metrô de Londres
O metrô de Londres é chamado de Tube ou Underground, é o mais antigo do mundo (foi inaugurado em 1863) e também um dos mais extensos com 402km de trilhos.
Funciona das 5 da manhã até a meia noite durante a semana, então após esse horário precisa pegar os ônibus noturnos. Nos finais de semana o metrô de Londres continua funcionando nas principais linhas.
Para encontrar um metrô, basta procurar pela logo clássica do Underground com o círculo vermelho cortado por um retângulo azul.
Zonas e preços do Metrô de Londres
O mapa do metrô de Londres é bem organizado e você consegue visualizar as diferentes zonas. Normalmente os turistas não vão muito além da zona 1 (dentro da garrafa) e 2 e entre o aeroporto Heatrow na zona 6. Se você chegar por outro aeroporto em Londres, confira este guia: Aeroporto de Londres ao centro
Quanto você vai gastar em transporte em Londres depende muito da região, pois quanto mais longe, mais você paga. Além disso, se você viaja em horário de pico (entre 06:30 e 09:30, e entre 16:00 e 19:00) pagará mais.
Maaas existe um valor máximo a pagar por dia dependendo a região.
Uma das formas de economizar no transporte é comprar um OysterCard, um cartão que recarregável que você pode utilizar no metrô, bus e balsa. O OysterCard custa £7 e não é mais reembolsável.
DICA DE OURO: Se você tem um cartão de crédito emitido no Reino Unido ou na Europa (como o Wise por exemplo) poderá usá-lo para passar nas catracas ao invés do Oystercard (e não precisa gastar 7 libras!)
Você paga pela distância, mas se usar bastante, pagará o valor diário. Por exemplo, para transitar entre as zonas 1 e 2 pagará no fim do dia £9.60, zonas 1,2 e 3 £11,70. Entre as zonas 1, 2, 3, 4, 5 custará £13.90 por dia. Para 1 semana entre essas zonas custa £69.80.
Resumindo:
Zone 1–3 £9.60
Zone 1–4 £11.70
Zone 1–5 £13.90
Zone 1–6 £14.90
Como eu não recomendo mais a compra do OysterCard (por não ser reembolsável), use um cartão de débito internacional! Eu recomendo a Wise. 💳 O cartão de débito da Wise é internacional com bandeira Visa, você consegue ter uma conta multimoeda e carregar quando quiser. Uso o cartão Wise na Europa desde 2017 e nunca tive problemas!
Com a conta Wise você poderá receber dinheiro de vários países e utilizar o cartão para viajar na Europa toda! O cartão de débito internacional da Wise é gratuito e funciona em mais de 160 países!
Passo a passo do metrô de Londres
Este é um mini guia de como usar o metrô de Londres, no vídeo eu mostro bem certinho como funciona, então vale a pena assistir caso tenho alguma dúvida.
1 – Compre o Oystercard em um guichê (se usar o Wise pule para o passo 3)
2 – Para recarregar basta ir numa máquina do metrô e passar o cartão no leitor amarelo. Aí você seleciona quanto deseja em créditos e paga com cartão de crédito ou dinheiro. Passe o cartão novamente para atualizar e confirmar o valor final. No vídeo abaixo eu mostro como faz:
3 – Olhe bem as placas que indicam as direções do metrô e veja no mapa.
4 – Encoste o Oyster Card / cartão de débito internacional na catraca e siga as placas na direção que você quer ir. Preste muita atenção, pois se errar, deverá caminhar muito mais. Algumas estações são muito grandes e pode demorar de 5 a 10 min para você ir de um lado a outro na hora do rush.
5 – Desça escadas e escadas rolantes sempre permaneça do lado direito, pois quem tem pressa passa pelo lado esquerdo.
6 – Confira o painel para ver quanto tempo demora para o metrô da sua linha chegar. Você irá ouvir o famoso chamado do MIND THE GAP (cuidado com o vão entre o trem e a estação) e embarque.
7 – Mantenha sua mochila na sua frente ou em algum cantinho para não atrapalhar. Nos horários mais corridos, vai ter muuuita gente!
8 – PASSE NOVAMENTE O CARTÃO NA SAÍDA. Se não você será cobrado o preço total de todas as zonas!
Menores de idade no metrô de Londres
Crianças até 11 anos não pagam quando acompanhadas por um adulto. Crianças de 11 a 15 ganham desconto com o Zip Oyster Photocard ou Young Visitor discount. Se tiverem o 11-15 Zip Oyster photocard podem andar de graça no metro, bus e DLR 16 e 17 anos pagam metade nas passagens com o 16+ Oyster photocard.
Leia: O que muda para brasileiros com o Brexit: viajar e morar na Inglaterra
Aplicativos para usar o metrô de Londres
Eu normalmente uso o Google Maps, ele indica muito bem as estações e a direção, porém se o trajeto é longo ele pode se perder. Por isso baixe o Citymapper, no qual você poe a sua estação mais próxima e onde quer chegar. Sempre veja qual é a próxima estação para poder conferir os sentidos dentro da estação de metrô. O sentido é o ponto final da linha. O mapa é bem claro, então você não precisa ficar desesperado se aparecer Southbound ou Northbound nas plaquinhas.
Confira sempre quanto tempo demora e se tem opção de ônibus. As vezes não é vantagem pegar o metrô pois você precisa caminhar muuuito até chegar no trem dependendo da estação. Por exemplo: apenas na estação Waterloo há 23 escadas rolantes.
Gostou das dicas sobre o metrô de Londres? Leia também
Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!
O que NÃO fazer em Londres: erros que te custam dinheiro!
Guia dos Pontos Turísticos de Londres
Salve este guia de como funciona o metrô em Londres