O que fazer em Chamonix? Localizada no coração dos Alpes franceses e aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia com 4807 metros, Chamonix encanta muitos brasileiros. Nós amamos paisagens com neve e montanhas, sem falar que é um destino romântico e perfeito para casais.
Neste guia de viagem de o que fazer em Chamonix dou uma ideia das principais atrações turísticas, um pouco de história, lugares para praticar ski ou snowboard ou simplesmente relaxar.
Chamonix foi a sede da primeira Olimpíadas de Inverno em 1924 e se tornou um paraíso de aventuras. Mesmo que você não saiba esquiar, tem muita coisa para fazer além disso, seja no inverno ou no verão.
O que fazer em Chamonix: dicas de viagem
Melhor época para visitar Chamonix?
Com certeza a época mais procurada é o inverno (dezembro a metade de abril) quando todo mundo que aproveitar a neve. Em março acontece o festival de Ski Boss de Bosses. Eu fui em fevereiro, um dos meses mais frios, e peguei muuuita neve, o que dificultou a visita a algumas atrações.
Durante o verão (junho a agosto) é mais garantido de subir no Aiguille du Midi, porém não vai estar tão branquinho nos picos menores.
Como chegar em Chamonix?
A cidade fica super pertinho de Genebra, então o mais fácil é ir até o aeroporto de lá e pegar um ônibus (apenas 5 euros) ou trem até Chamonix. Todo o transporte na cidade é gratuito com um cartão de hospedagem (dado para quem se hospeda em hoteis, pousadas e Airbnbs).
Alugar carro compensa se você for explorar a região. Eu recomendo o RentCars.
Dica de economia em Chamonix
Se você vai ficar poucos dias E TEM GARANTIA de tempo bom, vale a pena comprar o Mont Blanc Unlimited Pass. O bilhete diário custa 67 euros e vai ficando um pouco mais barato se compra para mais dias. Ele garante o acesso a diversas áreas de ski na cidade e também em Courmayeur (Itália) e Verbier (Suíça). Mas o melhor é: inclui também o Aiguille du Midi, trem Montenvers Mer de Glace e o trem do Mont Blanc.
Caso não tenha garantia de tempo bom, não vale a pena. Todas as atrações dependem das condições do tempo e às vezes você programa para visitar algo de manhã e não é possível pois não abriu (muito vento ou neve por exemplo). No fim, pode ser que você não consiga aproveitar o passe e acaba perdendo dinheiro.
A hospedagem é mais barata nas vilas próximas.Nós ficamos 3 noites em um quarto em Les Houches e pagamos mais da metade do preço do que se fosse em Chamonix. Com este link do Airbnb você pode ganhar até R$180 de desconto na sua primeira hospedagem, aproveite!
O que fazer em Chamonix: pontos turísticos
Esta é a lista de pontos turísticos da cidade.
1 – Gondola para Aiguille du Midi
Essa é com certeza a atração que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Chamonix! A gôndola funciona desde 1954 e leva os turistas até o pico de 3842 m. O negócio é relativamente grande e muita gente leva os skis e pranchas de snowboard junto hahah.
A gôndola sai do centro da cidade então é super fácil de chegar. A primeira parada é o Plan de l’Aiguille, onde algumas pessoas podem sair para esquiar. Aí você toma outra gôndola para o topo, onde há uma estrutura com um museu e informações de como construíram tudo. A principal atração é o “Step into the Void” que é literalmente uma caixa de vidro suspensa, o terror para quem tem medo de altura haha
Também tem uma galera chamada Le Tube com um túnel de neve e garante uma vista incrível para as montanhas. Você consegue ver o encontra da França, Suíça e Itália e talvez até consiga ver o Matterhorn (que fica em Zermatt na Suíça) e seu formato característico! E claro, essa é a melhor forma de ver o Mont Blanc sem ter que escalar. Aliás, Zermatt se assemelha muito a Chamonix na questão de pistas e atrações turísticas.
Nos meses de verão o Restaurante 3842 fica aberto, tem esse norme por causa da altitude (3842 metros) e é um dos mais altos do mundo. Se for em outras épocas poderá visitar o café e loja de lembrancinhas.
O ingresso é salgadinho, custa 65 euros e você precisa chegar cedo para comprar. Como é uma atração que depende do tempo, é importante sempre conferir no site oficial de Chamonix para ver as condições de abertura.
2 – Montenvers e Mer de Glace
O famoso “Mar de Gelo” (Mer de Glace) é a maior geleira da França e reduziu demais em menos de um século. Para chegar lá é necessário tomar um trem na estação Montenvers até o topo e de lá tomar um teleférico até a geleira. Essa foi a primeira atração de Chamonix construída em 1908.
Depois do teleférico é necessário descer muitas escadas em uma estrutura de concreto e aço, são mais de 500 degraus e é importante levar roupas bem quentinhas e água. Lá final você entra numa caverna de gelo, um túnel azul muito bonito e com algumas informações sobre o lugar. Custa 33 euros.
Eu conto mais sobre essa visita aqui: 5 dicas para visitar o túnel de gelo e Montenvers em Chamonix. Mostrando tudo sobre esse passeio no vídeo abaixo
3 – Explore a cidade
Chamonix é super charmosa e com diversas ruas repletas de lojinhas, cafés e estátuas. Essa aqui embaixo mostra os primeiros exploradores William Windham e Richard Pocock que começaram o turismo no vale lá em 1741. Antigamente as pessoas não viam as montanhas como lazer e sim como problema hahauea Aí criaram os resorts de ski nos Alpes e essa ideia mudou.
Aqui há diversos restaurantes que servem as gastronomia típica de Savoia, um ducado que compreendia uma região com várias cidades como Chamonix, Nice e Turim de 1416 a 1714. Além dos famosos Fondue e Raclette claro.
É muito legal passear próximo ao rio, onde tem uma pontezinha bem charmosa e fica próxima do Museu Alpino de Chamonix. A entrada é paga e abriga uma coleção de objetos de esportes na neve (ski, escalada), vida nas montanhas e a geleira.
4 – Nadar numa piscina com vista para os Alpes
Vários hotéis tem promoções especiais com o SPA e um almoço, como foi o caso do Hôtel Hameau Albert 1er. Como era nosso aniversário de casamento, decidimos fazer um almoço especial e depois curtir uma piscina aquecida enquanto estava nevando! Fizemos em diferentes dias (para poder pegar a neve) e foi muito legal! Custou 102 euros por pessoa e valeu muito a pena. Veja todos os detalhes dessa experiência no vídeo abaixo:
Nós também aproveitamos a piscina do nosso Hôtel Le Refuge des Aiglons, onde ficamos por 2 noites (pelo preço mais acessível haha). Eu gostei muito do atendimento, a cama era enorme e a vista linda demais.
Outra opção é visitar as termas como a QC Terme, o uso diário custa 50 e se incluir almoço sai 74 euros.
5 – Ski e Snowboard
A temporada de Ski em Chamonix é de dezembro a metade de abril. Os mais procurados são Brévent e Flégère, pois ficam pertinho da cidade. Custam respectivamente 34 e 30 euros passe adulto para o dia todo e há algumas trilhas caso você só queira passear.
Para quem está com crianças pode ir no Domaine des Planards, onde você encontra uma pista fácil por 27 euros o dia, além de luge e snooc (um negocio q vc senta e vai deslizando haueahe)
Também há pistas nas vilas próximas a Chamonix, como o Le Prarion em Les Houches. Você pega o Telérico Bellevue e encontra várias pistas fáceis e médias e pode alugar o equipamento nas lojinhas ali perto.
Roteiro em Chamonix 3 dias
Esse é o roteiro que faria na cidade. Nós ficamos ao todo 5 dias, mas acredito que 4 sejam suficientes.
- Dia 1: chegada, passear pela cidade, raclette
- Dia 2: Aiguille du Midi e Montenvers à tarde
- Dia 3: Snowboard ou Ski
- Dia 4: Day Use no Hotel com piscina e almoço
Se você tem apenas um dia, vale a pena considerar esta excursão saindo de Genebra
Gostou dessas dicas de o que fazer em Chamonix? Salve no pinterest
Leia mais sobre a França:
Quanto custa viajar para Paris
Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
Paris de graça: 10 passeios imperdíveis