O castelo de Bled, o mais antigo castelo da Eslovênia, está localizado sobre um penhasco rochoso a 130 m do lago turquesa. Para completar essa imagem de conto de fadas, adicione montanhas e florestas ao redor… um verdadeiro espetáculo! Veja as dicas para visitar o castelo de Bled!
Castelo de Bled
Como chegar no Castelo
O castelo é acessível a pé por algumas trilhas do outro lado do lago e também por carro (do centro da cidade até lá em cima dá menos de 10 minutos). Só usar o google maps ou seguir as placas indicando Blejski Grad (Grad é castelo em esloveno). O estacionamento custa 3 euros e tem muitos lugares disponíveis.
A estrutura do Castelo de Bled
Não sabem bem ao certo quando foi contruído o castelo, mas sabem que em 1004 o castelo já existia e estava no comando do Bispado de Brixen e chamavam Bled com o nome germânico Veldes.
Devido a sua posição estratégica, o castelo sempre foi visitado por pessoas importantes do governo para reuniões oficiais. Também já tentaram transformar o castelo em hotel na década de 20, não deu certo, aí depois pegou fogo… A reforma mudou um pouco o aspecto visual do castelo, deixando-o mais moderno.
O castelo possui dois pátios diferentes conectados por uma escada. No mais baixo fica o restaurante com terraço, a lojinha da impressão, a adega, o poço, um pedaço do muro e uma exposição na torre.
Do outro lado fica o museu, a loja do ferreiro, a capela do século 16 e a melhor vista do lago!
Interpretação de uma amiga minha dessa foto: “cabeça nas montanhas, coração no lago e os olhos na ilha”
Se a sua câmera tiver zoom, aproveite para dar uma brincada!
Eu fui em junho, já tinha bastante gente e estavam fazendo algumas reformas ao lado do restaurante, então era barulho e pó por todo lado.
O museu do Castelo de Bled
A loja do ferreiro
A loja do ferreiro possui vários artefatos em metal para comprar e o dono é a quarta geração a fazer este tipo de arte. Ele fala coreano (pra ajudar nas vendas), é cabeludo e curte metal (no gosto musical também aheuaheua). Antigamente havia muitos depósitos ricos em minérios ao redor de Bled e muita gente se especializava nessa arte.
A loja das impressões
Na lojinha da impressão é possível ver uma demonstração de como era feita a impressão em uma prensa de Gutenberg com as letras de chumbo. Também tem várias já impressas para comprar, além de aquarelas e outros souvenirs.
O que estava fechado quando visitei: a adega e o salão dos cavaleiros. Só deu pra ver da entrada.
Vale a pena visitar o castelo de Bled?
Eu achei a visita um pouco cara pelo o que oferece, sem falar os ambientes fechados e pouca explicação sobre cada coisa. Nesse aspecto, achei o Castelo Predjama muito melhor (leia sobre CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!). Mas a vista de Bled é demais, compensa muito!
Horários de abertura do castelo
O horário de visitação do Castelo de Bled muda conforme o mês:
Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro: das 8 às 18h
Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro: das 8 às 20h
Julho e Agosto: das 8 às 21h (alta temporada, entao terá muita gente).
Quanto custa visitar o Castelo de Bled
O ingresso para adulto custa 11 euros e crianças até 14 pagam 5 euros. Lembre-se que o estacionamento custa 3 euros.
Assista o vídeo sobre Bled e leia mais no post BLED NA ESLOVÊNIA: GUIA PARA APROVEITAR MUITO!
Salve no Pinterest
Veja também