Pula, uma das maiores cidades na penísula com a fronteira italiana, está se destacando por suas ruínas romanas, praias azuis e menos concorridas como o sul da Croácia. Essa região é chamada de Ístria e se parece muito com a Itália (fazia parte do país até 1947, antes foi dos venezianos e austríacos): diversos vinhedos, oliveiras, cidades pequenas com fortes medievais. Muita gente fala italiano e inglês além do croata. Confira o que fazer em Pula na Croácia e veja o vídeo!
O que fazer em Pula na Croácia
Coliseu de Pula
Aliás, durante o verão são realizados diversos eventos de música e luzes na cidade. Não perca os guindastes iluminados no porto Uljanik!
Centro histórico
Templo de Augusto
Ao lado do anfiteatro fica o Fórum Romano (hoje a praça principal) onde está localizado o Templo de Augusto, o qual foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, reconstruído e atualmente abriga uma coleção de esculturas de mármore e bronze. A entrada custa 10 kuna.
Museu de Arqueologia da Ístria
Túneis Zerostrasse
Ao lado fica o Zerostrasse, túneis construídos durante o monarquia astro-húngara antes da Primeira Guerra Mundial. Eles conectavam os 4 lados da cidade, armazenavam munições e protegiam a população da cidade durante bombardeios (em torno de 6 mil pessoas).
Pula era o principal porto da frota naval e por isso fortificaram toda a cidade: fortes, artilharia…
Depois a Ístria ficou sob domínio italiano, o qual expandiu os túneis e criou abrigos “atômicos”. Durante a Segunda Guerra Mundial os túneis e abrigos poderiam proteger mais de 50000 pessoas!
Outra ruína importante é o Arco de Sergii construído em 31 a.C. e entrada do centro histórico e diversas lojas da rua Sergijevaca. Aqui também há muitos restaurantes e cafés.
Fortaleza de Pula
Os túneis também dão acesso ao Forte no morro Kaštel que oferece uma vista muito bonita da cidade e abriga o Museu de História Marítima da Ístria. Foi construído sob o domínio de Veneza em 1630 com várias pedras das ruínas de um teatro ali perto. Dá pra caminhar ao redor da fortaleza, ver o anfiteatro e o porto e descer até algumas ruínas. A entrada para o museu custa 20 kuna.
Praias azuis!
Na península de Verudela há diversos hoteis meio “resorts” muito próximo das praias de pedrinhas. Nós ficamos no centro da cidade e fomos até Verudela de ônibus (11 kunas). As linhas 3 e 4 vão até o último ponto e fazem o retorno passando pelo centro. Se estiver de carro, há um estacionamento grande.
Quase não há ondas no mar, a água é gelada e muito transparente, ótima para snorkel, mergulho e SUP.
Outras praias bonitas são Punta Verudela (mais lotada e com hoteis), Puntižela e Gortanova uvala (ambas pequenas e rodeada por árvores) e Zlatne stijene (sem as pedrinhas e com uma pedra grande)
O que comer em Pula
A gastronomia italiana é presente em Pula e com algumas adaptações croatas: pizza, pasta e gelato por todo lugar. Pratos com peixes, lulas e frutos do mar são ótimo devido ao porto da cidade e muito mais baratos que ao sul da Croácia. Um dos pratos locais é o fuži pasta: uma massa fina enrolada e cozida, formato parecido com o canolo. Pode ser servido com molho de trufas brancas.
As bebidas mais tradicionais são o vinho branco de uvas malvasia e rakija, um aperitivo feito de mel e frutas fermentadas.
Onde ficar em Pula
Se você quer ficar perto das praias, escolha se hospedar na Península Verudela. Ficar no centro histórico facilita a sua vida pra conhecer as ruínas e museus e possui várias opções em hotéis e hostels.
Veja hoteis para ficar em Pula
Assista o vídeo PULA EM 2 MINUTOS
Confira também os vídeos de Zagreb (capital de Croácia) e Zadar.
leia também