Infelizmente, visitar o Machu Picchu não é um passeio barato…mas há um jeito, há uma salvação para os mochileiros pão duros!! Veja como é o caminho pela hidrelétrica, um dos caminhos para o Machu Picchu barato!!
Machu Picchu barato: caminho pela hidrelétrica
Primeiro o ingresso para o Machu Picchu custa 128 soles e se deseja subir outra montanha como o Huayna Picchu, põe aí mais uns 25 soles. Nessa caso, é melhor garantir seus ingressos antes, pois cada montanha tem um número limite de pessoas por dia (em torno de 200) e se você for em julho e agosto, compre MUITO TEMPO ANTES, pois é época de pico!
Segundo: o Machu Picchu fica literalmente no meio do mato, rodeado por várias montanhas e a “cidade base” para visitá-lo é Águas Calientes, uma vilazinha fdp de cara, com vendedores mais lazarentos e comida sem gosto.
ATENÇÃO! MACHU PICCHU MUDA INGRESSO!
Devido ao fluxo de turístas, o MP muda os ingressos a partir de 01/07;2017 para preservar as ruínas!
O ingresso funcionará em dos turnos: das 6 às 12h e das 12 às 17:30. As reservas e compras destes ingressos podem ser realizadas a partir de 01/06/2017. Quem já comprou os ingressos antes da mudança, não terão mudanças.
Terceiro: como diabos vou chegar lá?
Acompanhe a viagem nas redes sociais! Se você não sabe o que está acontecendo dá uma olhada no post roteiro Mochilão Peru!
Há três opções para chegar ao Machu Picchu:
Trem: custa dois rins e uma perna (120 dólares pra cima)
A pé: fora de cogitação, pois não tenho preparo físico e nem mental para isso. Dura em torno de 4 a 5 dias e custa mais ou menos 200 dolares…A Carol do Mochilão Trips fez isso, leia o caminho pela Trilha Salkantay aqui!
Van: caminho barateza pela hidrelétrica e ainda gasta umas calorias na caminhada!! My choice!
Veja mais detalhes no sobre as trilhas no vídeo: Machu Picchu tudo o que você precisa saber!
Claro que também há uma quarta opção: combinar trem + van + pé pela hidrelétrica, mas ainda assim a van ganha na barateza.
Machu Picchu barato: caminho pela hidrelétrica
Encontramos em algumas agências a opção “Machu Picchu by car” no qual você vai numa van de Cusco até a hidrelétrica, um das estações mais próximas de Aguas Calientes e a van te busca no mesmo lugar no dia seguinte (ou no outro se preferir). E melhor: a van te pega no hostel!!!
Encontramos o melhor preço com a agência SAP na rua Choquechaca 115 (vá pela rua da pedra de 12 ângulos e vire a esquerda, é a segunda ou terceira porta), custou 55 soles. Pelos cálculos, sai mais barato do que pegar um ônibus aleatório na rodoviária até Santa Maria (20 soles) e de lá uma van até a hidrelétrica (10 soles). Pra não ter que ficar procurando e ainda perder o busão, escolhemos a van e gostamos muito!
Fui ao Machu Picchu e Águas Calientes e voltei com apenas 55 soles! Claro que não contei com o valor do ingresso e o bus para subir…
O Trajeto de van até o Machu Picchu
O trajeto todo é longo, em torno de 7 horas até a hidrelétrica, um caminho tortuoso, beirando o precipício, com os cenários mais diversos..desde neve e frio até calor infernal e pernilongos.
Machu Picchu a pé: trajeto Hidrelétrica
Quando chegar a hidrelétrica, siga o pessoal! O caminho não é perigoso, tem muita gente andando! Se tiver um pouco de medo, faça uma amizade ai e fechou! Aí, você caminha de 2 a 3 horas pelos trilhos do trem.
Uma hora os trilhos acabam e aí é o trecho mais chato de toda a caminhada: uma subidinha lazarenta no meio do mato, com muita areia e possibilidades infinitas de torcer o pé e sujar a roupa.
Claro que os trilhos continuam depois da subidinha. O cenário é bem legal, dá pra se distrair enquanto caminha. Também há alguns restaurantes e vendedores no caminho, caso precise comprar alguma coisa!
Veja todos os caminhos possíveis para o Machu PIcchu e detalhes da rota da hidrelétrica neste vídeo BÔNUS: COMO ATRAIR AS LHAMAS PARA AQUELA FOTO MASSA!!
Dicas Machu Picchu barato
Compre o transporte 1 ou 2 dias antes da data que você quer visitar o Machu Picchu. Lembre-se que irá dormir uma noite em Aguas Calientes para acordar as 4 da manhã para subir o MP!
Leve uma mochila com comida e água suficiente para a viagem de van e trilha. Não leve mais que o necessário (uma camiseta, calcinha/cueca, par de meia, blusa.
Não leve toalha, pegue no hostel, melhor pagar 3 soles do que ocupar espaço na mochila.
Leve repelente, protetor solar e guarda chuva para se proteger do sol se for fresca e branquela demais (me ajudou HORRORES).
A previsão do tempo nem sempre está correta. O Google dizia que iria chover horrores no dia que iríamos subir o Machu Picchu e fez um solão dos infernos!!!!
Leve roupa leve e um casaco, assim como tênis adequado para trekking. Não vá tão remelento, pois aí o Machu Pichu barato pode sair caro! Se piscar, pode virar o pé facin facin
Não esqueça do adaptador (as tomadas no Peru são as paralelas e chatas), das baterias para câmera e carregador de celular.
Não perca o recibo de tranporte hidrelétrica para Cusco feito pela agência! Precisa mostrar na volta!
E aí curtiu a ideia de um Machu Picchu barato? Já fez? Comente!
Leia também: