Ícone do site Apure Guria

Dicas de Florianópolis: tudo sobre a ilha da magia de SC!

Florianópolis é um dos principais destinos em Santa Catarina. Apelidada de Ilha da Magia, Floripa possui vários atrativos naturais desde praias com mar transparente, trilhas com vistas incríveis, lagoas, mangues e até dunas. Confira as dicas de Florianópolis e curta ao máximo a ilha da magia!

As principais dicas de Florianópolis

Como chegar em Florianópolis

Floripa possui um aeroporto com voos bons saindo de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Outra forma de chegar em Floripa é de carro pela Ponte Pedro Ivo Campos e recomendo muito usar um GPS pois há as entradas são meio bagunçadas e você pode cair do lado errado. Com certeza não dá pra ficar sem GPS na ilha, essa é uma das principais dicas de Florianópolis.
Pra quem vai de busão, a rodoviária fica no centro pertinho do Mercado Municipal.

Como é o transporte em Florianópolis

O jeito mais fácil de ir de um lado ao outro de Florianópolis é alugar um carro, pois os ônibus são demorados especialmente durante o fim de semana, feriados e alta temporada. Recomendo este site para alugar carros, dá pra parcelar em várias vezes!

Para quem vai de bus, sugiro baixar o aplicativo Fênix para facilitar a sua vida ou no site Mob Floripa. Também dá pra chamar Uber, usei muito enquanto estive lá.

Especialmente de dezembro a fevereiro, tudo fica congestionado, pois há muito mais turistas que moradores na ilha e não há muitas ruas paralelas para fugir do transtorno. Por esta razão recomendo sempre sair cedinho para escapar da hora do rush de quem está indo trabalhar e quem acorda tarde para ir para a praia.

Dicas de Florianópolis: o que fazer em cada região

Floripa é uma ilha grande gente, nem parece olhando no mapa né! Tudo fica muito longe e pode perder muito tempo se você não programar bem o roteiro em Floripa e, muitas vezes, recomendo se hospedar em 2 ou 3 hotéis diferentes para aproveitar cada cantinho da ilha dependendo a quantidade de dias. Essa é uma das principais dicas de Florianópolis para aproveitar bem o tempo!

Dividi cada parte da ilha e descrevi o que tem de melhor em cada região pra você planejar a sua viagem a Florianópolis! Também sugiro alguns hotéis e hostels.

Continente: Coqueiros

Floripa tem uma parte no continente e o bairro mais conhecido é Coqueiros. Vale muito a pena dar uma passadinha por causa da vista da Baía Sul. As praias deste lado são calmas e mornas porém nem todo trecho é bom para banho. Tem boa infraestrutura com vários restaurantes, ciclovias, quadras de volei…

Centro de Florianópolis

Parte oeste: centro histórico

O centro de Floripa fica nesta partezinha da ilha, logo na saída da ponte Pedro Ivo Campos. Aqui fica o centro histórico com diversas casas grudadinhas charmosas, praças com árvores em antigas e o mercado municipal, onde você pode encontrar vários ingredientes fresquinhos e restaurantes deliciosos. No blog Viagens e Caminhos você encontra um roteiro no centro de Florianópolis.

Não deixe de conhecer o Mirante da Praça Hercílio Luz para um vista linda da ponte! Essa ponte é um dos cartões postais de Floripa, ela foi reaberta a pedestres e ciclistas no final de 2019 após 30 anos fechada!

Para quem gosta de caminhar ou carrer, pode praticar na Beira Mar Norte, um calçadão na orla.

Uma opção bem legal é pegar uma escuna e fazer um passeio pela Baía dos Golfinhos e visitar as Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones. Veja mais dicas no blog da Alyssa Prado (a foto abaixo é dela).

Ao lado do centro há vários bairros residenciais como Trindade (pertinho da UFSC). Córrego Grande, Itacorubi…

Hotéis legais no Centro de Florianópolis e com ótimo custo benefício:

Se você procura agito, que tal conhecer Balneário Camboriú?

Um dos meus bairros favoritos de Florianópolis é Santo Antônio de Lisboa! Possui muitas casinhas tradicionais coloridas, herança dos imigrantes de Açores, artesanato e renda. É o bairro mais antigo da ilha. Falo mais sobre Santo Antônio de Lisboa aqui.

Dicas de Florianópolis: lagoa e agito na parte leste central

Do outro lado do centro fica a Lagoa da Conceição, um dos lugares badalados para comer e passeiar. A lagoa é bem bonita e com mais de 15 km de extensão, perfeita para esportes náuticos. Possui diversos restaurantes diferentes com pratos do mar (dá-lhe camarão) e alguns food trucks com opções diferentes.Aqui havia muitas rendeiras e deram o nome da principal avenida do bairro a elas. Aqui é um dos principais points para curtir a noite em Florianópolis.

Pertinho dali ficam as Dunas da Joaquina, um lugar para se divertir e até fazer sandboard! Passando as dunas, fica a praia da Joaquina onde são realizados campeonatos de surf nacionais e internacionais.

Do outro lado da Lagoa fica Praia Mole, um bairro com vários hostels e a praia Mole, ótima para surf, paragliding e namorico com diversos bares e point LGBT. A foto abaixo é do blog Volto Logo onde há mais dicas das praias de Floripa!

Logo acima dela fica a Praia da Galheta com águas calmas e rasas e de dicícil acesso, sem estrutura alguma, mas quem conhece adora pois é bem deserta e até com alguns adeptos do nudismo.

Um pouquinho ao norte fica a Barra da Lagoa, onde o Projeto TAMAR está instalado e as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa! Essas piscinas são super transparentes e calminhas. Confira várias dicas desta região no blog Deixa de Frescura (a foto abaixo é deles). Este é um dos lugares secretos desta lista de dicas de Florianópolis.

No vídeo abaixo mostro a região central de Florianópolis!

Hotéis e hostels bem legais nesta região:

Veja também: Cidades de Santa Catarina: 7 atrações no litoral

Dicas de Florianópolis: o sul da Ilha com muita natureza

O sul de Florianópolis engloba algumas áreas bem verdes e mais tranquilas como Armação e Campeche. Armação possui a praia de mesmo nome e a praia do Matadeiro, perfeitas para quem ama natureza. Já Campeche é uma destino de surf com águas cristalinas e que está na lista de 10 praias para conhecer em Santa Catarina que parecem o Caribe!

Aproveite para conhecer a Ilha do Campeche, onde há registros de inscrições rupestres nas pedras de 5 mil anos atrás. As visitas são limitadas para preservar o patrimônio natural e histórico.
Falo mais sobre Campeche e o sul de Florianópolis aqui

Vale a pena se aventurar e fazer a trilha da Lagoinha do Leste no bairro Pântano do Sul para uma vista incrível da ilha da Magia. Também visite a reserva da Lagoa do Peri, a maior lagoa de água doce da ilha e manancial.

Além da natureza no sul, você encontra bairros históricos como Ribeirão da Ilha e Açores, onde os primeiros imigrantes açorianos chegaram na ilha. Essas vilas possuem arquitetura característica com as casinhas geminadas e coloridas, mantêm as suas tradições e são realizadas algumas manifestações religiosas e culturais. Dá pra ver as redes no mar nesta região onde produzem ostras e mariscos e é considerada a maior produtora de ostras no Brasil.

Conheça mais da região sul de Florianópolis no vídeo abaixo

Onde se hospedar no sul de Floripa:

Dicas de Florianópolis: as praias mais badaladas do norte

A parte norte é bem mais turística com vários hotéis e resorts famosos como o Costão do Santinho. Vou separar por bairros e praias mais conhecidas para ficar mais fácil e entender.

Santinho: praia tranquila com extensa faixa de areia e inscrições rupestres. A foto acima foi retirada do blog Viagens Cine onde você encontra mais dicas sobre as praias do norte de Floripa!

Ingleses: águas azuis e calmas com dunas rodeada de bares, restaurantes e algumas lojinhas. Há passeio de caiaque, banana boat…

Canasvieiras: um dos bairros mais estruturados para turistas com aluguéis de cadeira de praia, guarda sol, caiaques e diversos restaurantes, espaços para praticar volei e frescobol e passeios de banan aboat, escuna e mergulho e tem até um parquinho inflável na água. No verão fica muito lotada e até complicado de achar lugar na praia.

Praia Brava: um dos melhores lugares para surfar em Floripa (ondas bem nervosinhas que dão o nome a praia hahaha). A região é cheia de condomínios, apartamentos para alugar e hotéis.

Jurerê: esse bairro se divide em dois e o contraste é enorme!! Jurerê Internacional é a parte ostentação onde você verá diversos carros importados carésimos e casas gigantes. Essa praia é bem equipada com diversas barracas e muitos clubes de música eletrônica.
Do outro lado fica Jurerê do Leste com diversas casas para alugar e passar a temporada, ótima para famílias e mar calminho. Também é possível visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Onde se hospedar nas praias de Florianópolis região norte:

Gostou das Dicas de Florianópolis, comente!

Leia também:

Beto Carrero World: sobrevivi a Firewhip!
Piçarras: o que visitar na praia catarinense
Vista incrível da Pedra do Urubu em Guarda do Embaú
Hostel em Florianópolis: Host n’ Roll no Campeche!
Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!
Sair da versão mobile