Inverno é uma situação complicada para quem vive no Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Às vezes o inverno pode ser desgraçado de frio, só chuva, poucos dias de sol..mas quando temos sorte, temos um inverno bem gelado e com sol, paisagens branquinhas toda manhã e, se Odin tiver vontade, pode nevar! Vale muito a pena conhecer o sul do Brasil no inverno, dá uma olhada!
5 motivos para amar o sul do Brasil no Inverno!
1. Pinhão
2 – Possibilidade de neve
Onde pode nevar no sul do Brasil?
Você tem mais chances de ver neve em Santa Catarina nas cidades serranas de Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim.
No Rio Grande do Sul: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Serafina Correa e São José dos Ausentes (dicas do blog Viagens e Caminhos).
No Paraná já não é tão comum, mas pode haver em Guarapuava, Curitiba, Palmas, Campo Largo, São João do Triunfo e Inácio Martins.
Mas é certeza que se eu viajar para esses lugares vai ter neve?
Nãão meu querido leitor, vai depender de algumas coisitchas:
1. Frio: obviamente né! O que “comanda” a precipitação e a ocorrência de neve são nuvens úmidas! O que acontece normalmente é a presença de massas de ar polares que são frias e SECAS. Desse jeito não tem formação de nuvens e nem neve.
2. Intensidade: o frio deve ser cabuloso e intenso em boa parte da atmosfera. Assim, a nuvem de chuva se forma dentro dessa camada gelada e cria pequenos flocos cristalinos.
3. Ambiente: esses flocos devem sair da nuvem em um ambiente frio o suficiente. Dessa forma, ele mantêm o formato e “vira neve” até atingir a superfície. Se der sorte, ele se acumula!
3. Gastronomia
Cada região tem a sua característica, porém o que domina em quase todos os estados no sul do Brasil no inverno é: fondue (de queijo ou chocolate), vinhos (principalmente na serra gaúcha), comídas típicas (churrasco, entrevero de pinhão) e cafés coloniais (muito suco, cuca, doces, pães…).
Em Gramado é Fondue pra tudo quanto é lado e em todos os restaurantes. Normalmente não atendem quem não tem reserva em alta temporada e se tem lugar sai muuuuito caro! Veja as dicas para economizar em Gramado neste vídeo!
4. Paisagens incríveis
Acho maravilhoso como as paisagens mudam no sul do Brasil no inverno! Segue a lista do que vale muito a pena visitar!
Santa Catarina: Pedra Furada e o Morro da Igreja em Urubici, Cânion do Funil e Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra, Parque Nacional e plantação de macieiras em São Joaquim, Morro das Antenas em Urupema. Foto: ICMBIO
Geada na frente da Pipa Pórtico em Bento. Foto: Marco Antonio Carraro
Rio Grande do Sul: Cânion Itaimbezinho e Fortaleza em Cambará do Sul, Vale dos Vinhedos e Rota Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, Lago em São Francisco de Paula.
Paraná: campos de Palmas, parques de Guarapuava e Curitiba.
Morro das Antenas, Urupema, SC. Foto: SulReal
Em 2013 teve neve no morro da Cambirela em Palhoça, próximo de Florianópolis! Foto: Veja
5. Diversão
Nem precisa falar que dá pra tirar um sarro com esse frio…Se tem a oportunidade, tá tendo zuera!
Gelo nas árvores de São Joaquim.
Além dos passeios gelados, também dá pra levar uns tombos de ski ou snowboard na Snowland de Gramado ou São Joaquim!
Deu vontade de visitar? Bota todas as roupas de inverno na mala e partiu sul do Brasil no inverno!!
assista
Salve no seu pinterest
veja também: