Poznan me lembrou muito Curitiba, principalmente o Largo da Ordem com suas casinhas coloridas e ruas de pedrinhas. Até as feições das pessoas são semelhantes! O Paraná teve forte colonização polonesa e andando pelas ruas de Poznan, parecia que estava na minha cidade.
Poznan é a quinta maior cidade da Polônia e fica super perto de Berlim, umas 3 horinhas, perfeita para um bate e volta no fim de semana. Confira o que fazer em Poznan no vídeo!
Poznan: charme e bodes mecânicos!
Dicas básicas para visitar Poznan
Dá pra fazer toda a cidade a pé, ela é bem pequena! Da rodoviária até o hostel deu uns 15 minutos caminhando e mais 15 até o centrinho.
A Polônia não usa euros e sim ZLOTY. É um país barato para visitar, várias coisas custam o mesmo que no Brasil ou até mais barato (4 zloty = 4 reais = 1 euro). Todos os estabelecimentos (exceto os bares mais underground) aceitam cartão.
O que ver em Poznan
Centro histórico
O lugar onde todo mundo se encontra é o centrinho histórico! Antigamente era o mercado da cidade e hoje vários bares e restaurantes, a prefeitura e as casinhas coloridas grudadinhas estão localizados aqui. Essas casas, chamadas de Casas dos Artesãos são do século 16 e pertenciam a mercadores de sapatos, sal e peixe.
Ao lado dessas casas fica a prefeitura, um prédio branco cheio de detalhes e várias torres do século 16. Ao lado da torre do relógio, numa abertura pequenininha, todo meio dia, aparecem dois bodes mecânicos que “peleiam”, batem a cabeça 12 vezes lááá no topo. Esse é o principal show da cidade, muita gente se reúne para assistir e logo depois batem palmas pela perfomance.
Essa performance foi baseada na história de que um cozinheiro. Ele foi contratado pra fazer um grande banquete para a cidade, porém deu tudo errado e acabou queimando o prato principal: a carne. Aí no desespero, encontrou dois bodes, os quais fugiram para uma das torres e lá acabaram brigando e ficando com os chifres presos. Todo mundo achou muito engraçada a cena e o prefeito transformou o fato em um evento diário.
Aliás, os bodes formam o ícone da cidade e você irá encontrá-los nos graffitis, bichinhos de pelúcia, estátuas, ímãs de geladeira e até na bandeira.
Dá pra comer ou tomar uma bera aqui, mas os preços são mais salgados, então dê uma maneirada e procure nas ruas transversais.
A rua point da galera
Igreja São Estanislau
Nos porões da igreja guardavam vinho no século 20 e cada um tinha seu pequeno microclima.
Ao lado da Igreja fica o colégio Jesuíta, antigamente uma das melhores escolas secundárias da Polônia, e hoje a Câmara Municipal. Napoleão ficou hospedado aqui por 3 semanas em 1806. O mais ilustre compositor polonês Chopin tocou aqui!
A Catedral de Poznan
Um pouco mais afastada do centro fica a Catedral de Poznan, a mais antiga da Polônia. Toda feita em tijolinhos, se destaca pelas suas torres e por alguns líderes poloneses que foram enterrados ali (dos séculos 15 e 16 além de um sarcófago em ouro e estátuas).
Mural 3D Sródka
Próximo à essa igreja, está o mural 3D chamado de Sródka, basicamente o nome do distrito. Eu achei que seria meio paia, mas é muito legal ao vivo! Realmente dá a impressão que são várias casinhas, pois o artista usou algumas janelas existentes do prédio original e incorporou na sua pintura. A ideia é contar uma história com o princípe, o gato, o açougueiro…. Foi votada como uma das Maravilhas da Polônia em 2016 pela National Geographic.
Castelo do Imperador
O último e mais nova residência monárquica na Europa. Foi construída pelo Imperador William II. Após a primeira Guerra Mundial, o prédio virou a Faculdade de Matemática e foi ali que quebraram o código alemão Enigma em 1930 (procurem por esse filme que é lindo!). Hoje o castelo serve como centro cultural com exibições, cinema, teatro e concertos.
Praça Wolnosci
A praça é muito interessante pela estrutura da fonte em um seus cantos, uma caixa gigante onde escorre água! A criançada adora. Ela é cerca por diversos prédios importantes como o Museu Nacional O antigo Bazar Hotel e a Biblioteca Racynski. Muitos eventos são realizados aqui e quando fui tava tendo aula de tango!
Parque Malta
Se você tiver mais tempo, sugiro dar uma volta de trenzinho no parque Malta ou apenas observar o movimento do lago enquanto toma uma cerveja. Rimos muito da galera tentando fazer windsurf num aparelho. No lago são realizados diversos eventos, como campeonatos europeus! Ao redor há diversas trilhas para caminhada, bike, mini golfe e outras atividades.
O trem se chama Maltanka e leva a galera para o zoo, um percurso de 3,8km. Funciona todos os dias de abril a setembro. A máquina a vapor que leva o trem é de 1925.
KontenerART
Se quer tomar bera num lugar descolado, dê uma volta no KontenerART, um complexo de vários bares dentro de containers, onde rola um showzinho a noite. Você caminha na areia até chegar em pequenos deques onde estão as mesas, pufes ou redes. Foi indicação da Taís do blog Nyr Dagur!
O que comer em Poznan
Não deixe de comer pirogue! São um pouco diferentes dos que existem no Brasil. Estamos acostumados com o Ruski, o qual é recheado de batata e ricota, e na Polônia fazem vários sem batata, como repolho, linguiça (morcilla), carne moída além de vários doces. Não poem molho como no Brasil, nós demos uma melhorada hauehaue
O restaurante Modra Kuchnia é top de linha,mas estava fechado na segunda e foi indicação do namorado da Taís. Também provamos um gelato de caramelo muito bom que foi vendido depois da ponte Most Tealtrany (no caminho para esse restaurante).
Pra quem gosta de socialismo e coisas de esquerda, tem o bar Proletaryat na Wozna.
E aí gostaram dessas dicas de Poznan? Comente!
Assista o vídeo
Salve no seu Pinterest
Leia também
ZAKOPANE NO INVERNO: MUITA NEVE E DIVERSÃO NAS MONTANHAS!
DRESDEN: CHARME E MUITA HISTÓRIA!
ROTEIRO EM BERLIM: O MELHOR EM 2 DIAS