O Museu dos Navios Vikings (Viking Ship Museum) é um dos pontos turísticos de Oslo que você deve visitar na sua viagem a Noruega. Sua exposição consiste em 3 navios vikings do século 1 super preservados e encontrados enterrados ao redor do fiorde de Oslo. Esse barcos foram utilizados em navegações antes de serem usados como túmulos de donos ricos e importantes.
Como a Noruega tem essa origem viking, acho muito interessante fazer a visita a esse museu para entender mais sobre a parte cultural e histórica do país. Confira todo o meu roteiro em Oslo e saiba mais sobre o Museu dos Navios Vikings!
O museu dos Navios Vikings enterrados em Oslo
O Vikingskipshuset pode ser visitado em 2 horas e fica na península de Bygdøy, onde há outros museus. Então reserve um tempinho na sua viagem em Oslo para visitar pelo menos 2 para valer o custo do bus. Assista o vídeo com mais dicas da cidade e do museu.
Sobre os Vikings na Noruega
Os Vikings eram exímios construtores de navios e ótimos navegadores. Seus barcos eram rápidos e adequados para grandes viagens no oceano. Eles habitavam a Escandinávia e eram fazendeiros, caçadores ou pescadores dependendo da região. Como viajavam bastante, atacavam vilas e cidades de forma bem violenta, queimavam casas e igrejas, saqueavam e estupravam, além de sequestrarem pessoas para escravizá-las. Normalmente eles acabavam habitando lugares que atacavam pois estavam em busca de novas terras para viver.
Os vikings fizeram várias viagens pelo mundo e foram muito mais longe do que a gente imagina. Chegaram até Constantinopla passando pelo Mar Negro e Cáspio. Navegaram até a Islândia, Groenlândia e chegaram na América do Norte.
Os navios enterrados no Viking Museum
O Vikingshiphuset é um dos lugares que sempre me fascinou quando ouvia sobre Oslo, pois trata-se de um museu com barcos vikings do século 1 que foram encontrados enterrados! O navio servia como “sarcófago” para o outro mundo e pessoas importantes falecidas eram colocadas nele juntamente com tecidos, utensílios, jóias… Em seguida os navios eram enterrados e cobertos com turfa e argila, formando um morrinho. Esses navios foram utilizados em viagens nos fiordes e até no mar dependendo o design.
Como os vikings acreditavam em vida após a morte, havia um arsenal de coisas enterradas junto ao corpo da pessoa dentro do navio. Havia várias peças de roupas, tapeçarias, jóias, armas, utensílios domésticos (panelas, cumbucas), carroças detalhadas, trenós, barcos menores e também animais e bebidas. Tudo o que pudesse garantir o bem estar da pessoa na travessia para o outro mundo. Os cospos eram colocados dentro de uma estrutura em forma de tenda próxima ao mastro do navio e feitas para resistir à pressão do solo.
Neste museu existem 2 navios vikings em um estado de conservação absurdo de tão bom! Dá pra ver os entalhes na madeira perfeitamente, os encaixes e até os remos. Há uma área com objetos encontrados nos navios e também uma projeção, tipo um filminho, da vida viking.
Informações do Viking Ship Museum
Endereço: Huk Aveny 35 na península de Bygdøy. A maneira mais fácil de chegar é pegar o ônibus 30 próximo da estação central ou Teatro Nacional. Também dá pra ir de ferry de Rådhuskaia para Dronningen no verão. Lembre-se comprar o seu bilhete na 7 Eleven para pagar mais barato do que dentro do busão (36 NOK versus 56 no bus).
Horários de funcionamento
1 Outubro a 30 Abril: 10:00 to 16:00
1 Maio to 30 Setembro: 09:00 to 18:00
Compre o seu ingresso para o Museu Navio Viking
Esse ingresso dá direito a conhecer o Historical Museum dentro de 48 horas da visita do Viking Ship Museum. Esses dois fazem parte da Universidade de Oslo e possuem a maior coleção de objetos históricos da Noruega.
Exposição de navios vikings na Noruega
Cada barco viking tem uma história especial e possuem plaquinhas em inglês ao lado de cada um dentro do museu. Aqui eu vou dar um resumo de cada um e sugiro assistir o vídeo que fiz em Oslo! Mostro mais atrações e super detalhes desse museu!
Navio Oseberg
O Oseberg é o primeiro navio que você vê assim que entra no museu. Ele é o que está mais conservado quase completamente inteiro (90% é madeira original) e é incrível a quantidade de detalhes. Eu fiquei babando nos detalhes da madeira, simplesmente incrível.
Esse navio foi construído em 820 d.C e usado como túmulo para 2 mulheres importantes 14 anos depois. Seus esqueletos estão dentro de uma caixa ao lado de outro navio.
Elas foram enterradas com camas, trenós, carroças, 15 cavalos, 6 cachorros e 2 vacas. Os 15 pares de remos ainda estão ali, assim como quase todos os outros utensílios.
O navio foi construído em carvalho, mede 22 m de comprimento por 5 de largura e poderia chegar a 10 nós de velocidade.
Navio Gokstad
Construído em torno do ano 890 para viagens no oceano e de longas distâncias, poderia ter chegado até a Islândia. Foi usado como túmulo para um homem importante mas não foram encontradas armas nem jóias, pois a sepultura foi pilhada durante a Era Viking. Havia utensílios de cozinha, 6 camas, 3 barcos menores, um jogo de peças e arreios de ferro, cobre e bronze dourado. 12 cavalos, 8 cachorros, 2 pavões e 2 aves de rapina.
Este navio foi construído de carvalho e mede 24 m de comprimento e 5 de largura. É o maior barco do museu com capacidade para 32 remadores, possui quilha e mastro mais robustos e os buracos dos remos poderiam ser cobertos quando estivesse navegando a uma velocidade de 12 nós. Vários escudos pintados nas cores amarela e preta foram encontrados, provavelmente presos do lado de fora do navio nas navegações.
Os trenós também possuem detalhes incríveis na madeira adornados com rebites e anéis de prata e os olhos dos animais são de âmbar.
Navio Tune
Esse foi o primeiro navio viking a ser excavado e preservado na Era Moderna. Foi provavelmente um navio bem rápido usado nos oceanos construído nos anos 900. Em seu interior forma encontrados armaduras, armas, partes de um ski, esqueleto de um cavalo.
Esse navio media aproximadamene 18m de comprimento e 4 metros de largura e possuía uma construção mais robusta, perfeita para navegação em mar aberto. Ao contrário dos outros dois navios, o Tune nunca foi desmanchado depois de ter sido encontrado. Entre as tábuas de madeira é possível ver um composto feito com lã para evitar a entrada de água no navio.
Descoberta Borre
Vários artefatos de um túmulo do século 10 saqueado e destruído pelo tempo. O navio em si não existe mais, apenas os pregos de ferro utilizados na sua construção.
Vale a pena visitar o Museu dos Navios Vikings?
Eu amei! Gastei 1h30min tranquilamente vendo todos os detalhes e lendo as plaquinhas. É uma atração que recomendo demais visitar em Oslo e pode ser combinada com outro museu como o Museu Norueguês da História Cultural para compensar a viagem e o preço do bus.
Também dá pra comprar algumas coisinhas legais na loja, eu peguei uma promoção de 3 ímãs po 10 euros.
Gostou do Museu dos Navios Vikings? Comente e salve no pinterest
Leia mais sobre a Noruega