Coroação Rei Charles III – já colocou o evento na agenda? 👑
Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor será coroado formalmente o Rei Charles III, aos 73 anos, no dia 6 de maio em Londres. O Arcebispo de Canterbury irá realizar a cerimônia de coroação do Rei Charles III na Abadia de Westminster.
A coroação do rei da Inglaterra é um verdadeiro marco na história, e eu não sou a única empolgada com a cerimônia. O Palácio de Buckingham e o governo britânico não estão medindo esforços para organizar os eventos que serão realizados em comemoração à coroação, no final de semana que será prolongado com o feriado na segunda-feira (alguma coisa boa tinha que ter né kkkkk).
Se você não deu sorte de nascer na família real, não conseguiu ser convidado e nem comprar os convites, tá tudo bem. Ao final desse post você sentirá que sabe mais da Cerimônia que o próprio Rei. Veja mais detalhes no vídeo sobre a coroação do rei.
Coroação do Rei Charles III: guia da cerimônia real e curiosidades
Índice do Artigo
A Procissão da Coroação do Rei Charles III
Foi divulgado no site oficial da Família Real que o Rei Charles III e a rainha Camilla vão sair dos portões do Palácio de Buckingham e se deslocar até a Abadia de Westminster na companhia de outros membros da família real para dar início à cerimônia de coroação.
O rei deseja que a coroação seja em uma escala menor do que a da sua mãe quase exatamente 70 anos antes. Além de ter uma lista de convidados muito menor, a procissão também será mais curta (quase um quarto da distância).
O trajeto será feito em uma carruagem mais confortável e moderna do que a tradicionalmente utilizada, pelo menos no trajeto da ida. A carruagem chamada Diamond Jubilee State Coach, a qual foi criada para a Rainha Elizabeth II para comemorar o 60º aniversário do reinado de Sua Majestade em 2012. Possui uma coroa dourada feita com carvalho do navio HMS Victory no seu topo e o interior é incrustado com amostras de madeiras, metais e outros materiais de edifícios e locais históricos da Grã-Bretanha. Apesar dessa conexão com o passado, a carruagem tem vidros elétricos e até ar condicionado!
O trajeto de volta ao Palácio após a coroação será feito na tradicional Gold State Coach, utilizada em todas as coroações desde a década de 1830 e usado pela primeira vez em 1762. Devido ao seu peso, precisará ser puxada por oito cavalos Windsor Grays e se move em ritmo de caminhada.
Se você, assim como eu, não entende muito de carruagens, aqui vai uma foto da “máquina” que vai levar a família real para esse rolê tão, tão aguardado. Afinal, você sabia que o Rei Charles é a pessoa mais velha da história a se tornar rei?
Em ambos os trajetos, o rei será acompanhado da Sovereign’s Escort of the Household Cavalry (cavalaria especial do soberano)
Sabemos também que o neto do rei, o príncipe George, em companhia dos netos da rainha Camilla, irão desempenhar papéis importantes na cerimônia, como pajens de honra que acompanharão o rei na grande cerimônia e participarão da chamada “Procissão do Rei”.
A cerimônia de coroação do rei Charles III
A cerimônia de coroação real começará às 11h (horário britânico, 8h no Brasil) no dia 6 de maio e permanece relativamente inalterada por centenas de anos.
Veja o vídeo sobre a coroação rei Charles III:
A Abadia de Westminster abriga a tradicional cerimônia de coroação britânica há mais de 900 anos. Com exceção de dois monarcas, 37 reis (ou rainhas) foram coroados em Westminster. Outro fato curioso: há 1145 pessoas famosas enterradas lá, incluindo a maioria dos monarcas britânicos até 1760.
O evento é solene e religioso, por isso será conduzido pelo Arcebispo de Canterbury, chefe espiritual da Comunhão Anglicana. Seu papel será, além de outras coisas, conduzir Charles para o aceite de seu dever.
Após ler o juramento da coroação, jurar governar o Reino Unido e as outras nações da Commonwealth seguindo a lei e também seguir a Igreja da Inglaterra, Charles irá sentar na cadeira da Coroação, chamada de Cadeira de Eduardo fabricada em 1300 e usada por todos os soberanos desde 1626. Embaixo dela também estará a Pedra do Destino, a pedra sagrada usada para coração dos reis escoces do século 8 ao 16 (espero que devolvam à Escócia desta vez).
Neste momento um pano dourado será colocado em volta dele com ajuda de um dossel, não permitindo que outras pessoas vejam o que irá acontecer.
Esse momento é chamado de Investidura e é sagrado e apenas para o rei, Arcebispo e Deus. Aqui o Arcebispo irá ungir mãos, peito e cabeça do monarca com um óleo sagrado de Jerusalém (o derramar de óleo, a unção seria a escolha de Deus). Então será entregue o Orbe Real e o Cetro do Soberano e então a coroa será colocada sobre a cabeça de Charles.
O Orbe Real de 1661 é uma representação do poder do soberano. Simboliza o mundo cristão com sua cruz montada em um globo, e as faixas de jóias que o dividem em três seções representam os três continentes conhecidos na época medieval.
Outro fato interessante: neste dia, sua esposa Camilla Parker Bowles também será coroada rainha.
As coroas da Inglaterra utilizadas na coroação
Charles será coroado com a Coroa de Santo Eduardo, a peça central das joias da coroa da Inglaterra.
Com o nome de Santo Eduardo, a coroa original foi derretida em 1649 após a abolição da monarquia. Uma nova coroa foi criada quando a monarquia foi revivida sob Charles II em 1661. Ela pesa 2,300 g e feita em ouro maciço.
Após a cerimônia, o rei sairá da Abadia de Westminster usando OUTRA COROA chamada de Imperial State Crown (apelidada de “chapéu de festa” pela Rainha Elizabeth I). Essa coroa 1937 é chamada de Coroa do Estado Imperial e cravejada com 2868 diamantes. É usada em ocasiões formais, como a Abertura do Parlamento, para que a Coroa de Santo Eduardo, possa permanecer na Abadia de Westminster.
Na coroa do Estado Imperial existem algumas jóias com histórias interessantes (conforme a imagem acima):
- Safira de St. Edward de 1066 retirada do seu túmulo
- Brincos da Rainha Elizabeth, dadas pela a Catherine de’ Medici para Mary, Queen of Scots.
- Rubi The Black Prince: diz a lenda que o príncipe exigiu a pedra de Pedro de Castilha e que ele tirou o rubi de Abu Said, líder de Granada e o apunhalouy até a morte.
- Cullinan II: diamante retirado do maior diamante já descoberto no mundo! Foi encontrado na África do Sul em 1905 e removido com uma bengala de caminhar. A maior parte está no cetro do Soberano. Essa foi comprada pelo governo de Transvall e presenteada a Eduardo no seu aniversário de 67 anos.
Camilla será coroada com a coroa da Rainha Mary. Feita em 1911 para Maria de Teck (esposa do rei Jorge V), e comprada por ela mesma, a peça art déco foi alterada para incluir algumas das joias da falecida rainha, como os diamantes Cullinan III, IV e V. Desta vez não apresentará o diamante Koh-i-Noor, que tem sido uma fonte de controvérsia entre o Reino Unido e a Índia.
O diamante Koh-I-Noor foi roubado da Índia quando os britânicos obrigaram Dunleep Singh, um menino de 10 anos que seria o próximo a se retornar rei, a assinar um documento legal chamado Tratado de Lahore, que exigia que Duleep entregasse o Koh-i-Noor e todas as reivindicações de soberania. Quem ficou em posse do diamante na época foi a Rainha Vitória.
O fim da cerimônia da coroação real
Após a coroação, o casal real retorna ao Palácio de Buckingham acompanhados de mais membros da Família Real para a Procissão da Coroação na carruagem Gold State Coach. Ao chegar ao Palácio de Buckingham, o Rei e sua família surgem na sacada do Palácio de Buckingham para cumprimentar os súditos, encerrando as celebrações do dia.
Você achou que era só? Pois não! Além da cerimônia de coroação, outros eventos estão programados para todo o final de semana e segunda-feira (8 de maio), que será feriado oficial. O objetivo inclusive é bem bacana: estimular o trabalho voluntário na comunidade.
Cronograma de eventos da Coroação do Rei Charles III
- Sábado 6 de maio: Cerimônia de Coroação (solenidade) acontece na Abadia de Westminster, em Londres.
- De 6 a 8 de maio: Almoços de coroação organizados por comunidades locais de todo o Reino Unido e nos países da Commowealth.
- Domingo 7 de maio: O Concerto de Coroação será realizado no Castelo de Windsor com Lionel Richie, Katy Perry e Andrea Bocelli, além do grupo britânico Take That e artistas Sir Bryn Terfel, Freya Ridings e Alexis French. Também haverá shows de fogos em locais icônicos do Reino Unido.
- Segunda-feira, 8 de maio: Feriado em homenagem à coroação, oportunidade que promove boas causas e voluntariado com o “The Big Help Out”.
12 curiosidades sobre a Coroação do Rei Charles III
1 – Toda a cerimônia contará com aparatos muito tradicionais. Como anéis, espadas, cetros e a coroa de St. Edward (que será colocada na cabeça do rei e cuja última aparição foi há 70 anos.
2 – Um dos cetros utilizados é datado do século 17, todo feito de marfim.
3 – O item mais antigo utilizado durante a cerimônia é uma colher para colocar o óleo para a unção na coroação (rara sobrevivente do tesouro original da coroação medieval, datada por volta do século 12).
4 – Mais de dois mil convidados são esperados na Abadia. Dentre eles 450 representantes de grupos comunitários e de caridade, que participam da cerimônia ao lado de líderes políticos e membros da realeza de todo o mundo.
5 – Especialistas na realeza britânica afirmam que a cerimônia será mais moderna que a última realizada.
6 – A última coroação ocorreu em 2 de junho de 1953, quando a Rainha Elizabeth assumiu o trono no lugar de seu pai, rei George VI.
7 – Embora seja coroada rainha, a esposa do Rei Charles, Camilla Parker Bowles não entra na fila de sucessão ao trono (afinal ela não tem sangue real).
8 – O Rei Charles se torna chefe de Estado de 14 nações: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.
9 – As hashtags #Coronation, #CoronationBigLunch, #TheBigHelpOut foram criadas para acompanhar as mensagens no Twitter referentes a cerimônia. Até um emoji de coroa foi criado pela “firma” (como chamam a equipe da realeza britânica).
10 – “Operação Golden Orb” é o codinome dado à coroação que está sendo preparada e discutida há anos;
11 – Durante anos nenhum outro membro da realeza deveria estar presente na coroação de um monarca britânico. A explicação se dá pelo fato da cerimônia “ser uma troca íntima entre o monarca e seu povo na presença de Deus”. O rei Charles III decidiu romper com a tradição de 900 anos e convidou seus amigos coroados, incluindo membros da realeza europeia e governantes de países árabes.
Afinal, Charles já é rei ou não?
Sim. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, Charles III tornou-se rei imediatamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth como falei aqui Rainha Elizabeth II na Escócia: Operação Unicórnio
A solenidade aconteceu no dia 10 de setembro de 2022 no Palácio St. James, em Londres. Todos os ex-primeiros ministros britânicos estavam presentes, assim como o príncipe William, a rainha consorte e outras autoridades.
Mas a verdadeira cerimônia/festa acontece agora no dia 6 de maio, que é quando o Rei Charles será formalmente apresentado ao povo.
Eu não sei você, mas eu já estou com roupa de ir para esse evento literalmente da realeza. Meu pijama está separado para acompanhar os detalhes desse dia histórico da Coroação do Rei Charles III!
Lei também O Reino Unido irá acabar com a Morte da Rainha Elizabeth?
Cerimônia da coroa em Edimburgo na Escócia
O Rei Charles III recebeu as jóias reais da Escócia em Edimburgo nesta quarta 05 de julho. Foram entregues a Coroa da Escócia de 1540, o cetro de 1494 e a nova espada feita para este evento.
Esse evento causou certa indignação entre muitos britânicos, houve vários protestos da parte republicana que seguraram cartazes “Não é meu rei” e muitos defendendo a monarquia gritando de volta. Algumas pessoas gostaram muito do evento, já que foi bem diferente da coroação oficial em Londres (sou uma dessas pessoas). Entrevistei algumas pessoas que estavam no evento para saber a opinião delas.
Assista no vídeo abaixo:
Houve desfile de diversos regimentos da Escócia como The King’s Body Guard for Scotland (the Royal Company of Archers), Household Cavalry Mounted Regiment, The Combined Cadet Force Pipes and Drums e até o Corporal Cruachan IV, o pônei mascote do The Royal Regiment of Scotland. Também teve a procissão do povo composta por 100 membros do público.
Ao final da cerimônia teve uma salva de 21 tiros disparada do Castelo de Edimburgo e vôo dos Red Arrows sobre a Royal Mile.
Aqui tem mais alguns comentários de escoceses sobre a coroação do rei Charles III
Gostou deste artigo sobre a coroação do rei Charles III?