O ETIAS será um documento obrigatório para viajar na Europa a partir do ano que vem. Criado pela União Europeia, o ETIAS – Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem – está prestes a revolucionar a forma como planejamentos as viagens ao continente europeu.
Então, se a sua intenção envolve explorar o Velho Mundo a partir de 2024, é crucial estar atento a esse novo sistema, uma vez que ele vai desempenhar papel fundamental na sua entrada nos países que compõem a União Europeia.
A história do ETIAS ainda é bem recente, ganhando destaque nas discussões do Parlamento da União Europeia por volta de 2018. Desde então, ele tem sido moldado e estruturado e vai exigir uma nova abordagem na preparação das suas viagens.
Curioso para saber mais? Veja como funciona o ETIAS, quanto custa, onde fazer o cadastro e mais!
ETIAS: como fazer, quanto custa e dicas
Índice do Artigo
O que é o ETIAS?
O ETIAS não é um visto para a Europa, mas sim uma autorização de viagem criada para viajantes de 60 países diferentes fora da União Europeia. Ele representa um sistema inovador com o propósito de regulamentar e monitorar a entrada de visitantes no território da UE.
Todos os viajantes brasileiros precisarão do ETIAS para entrar nos países do Espaço Schengen a partir de 2024. A grande notícia é que será um processo descomplicado e acessível, realizado inteiramente online. A ideia é tornar todo o procedimento o mais simples possível para você.
O objetivo do ETIAS é reforçar a segurança dos países-membros e combater a imigração irregular, estabelecendo uma abordagem mais estruturada.
Com o ETIAS, você poderá realizar entradas múltiplas na União Europeia com permanência máxima de até 90 dias a cada intervalo de 180 dias. A autorização é válida até três anos e será cobrada a partir de 2024.
Quando ETIAS entre em vigor?
O ETIAS será exigido a partir de 2024. O sistema ainda não está aberto para inscrições (provavelmente acontecerá próximo a dezembro 2023).
Como funciona o ETIAS?
O ETIAS será obrigatório para brasileiros planejando viagens de trânsito, negócios ou turismo com uma estadia máxima de 90 dias nos países da União Europeia.
A inscrição é feita online e custa 7 euros. Normalmente, você recebe a resposta no seu email alguns minutos após a inscrição.
Após aprovado, o ETIAS é válido por três anos, ou enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso seu documento expirar antes desse tempo, você deverá solicitar um novo ETIAS.
O ETIAS será conferido pelo oficial de imigração diretamente no sistema, porém recomendo imprimir uma cópia também por segurança.
Quais são os documentos obrigatórios para viajar a Europa?
O ETIAS será apenas um adicional aos documentos que você precisará trazer para as viagens na Europa a partir de 2024. Ou seja, você ainda responderá as perguntas dos oficiais de imigração no aeroporto, igualzinho como é feito hoje.
Atualmente, o Tratado de Schengen concede isenção de visto a brasileiros que visitam a Europa por um período de até 90 dias a título de turismo. Para isso, é necessário apresentar alguns documentos como:
- passaporte válido com no mínimo 6 meses de validade após a data de retorno,
- passagens de ida e volta ao Brasil dentro do prazo de 90 dias,
- detalhes e comprovantes de hospedagem,
- evidências de condições financeiras adequadas de pelo menos 65 euros por dia (cartão de crédito, dinheiro em espécie, extrato bancário ou cartão de débito internacional da Wise)
- seguro viagem Europa com uma cobertura mínima de 30 mil euros
- ETIAS (a partir de 2024)
Quem deve fazer o ETIAS?
Nesse novo sistema, todos os viajantes isentos de visto (inclusive brasileiros) terão seus dados registrados e avaliados. Viajantes de outros países também estão nessa como Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Chile….
Quem tem dupla nacionalidade de um dos países da União Europeia (Itália, Portugal, Alemanha etc), não precisará fazer o ETIAS.
Quem é casado/a com um cidadão dos países que fazem parte da União Europeia precisa fazer a autorização, porém não pagará a taxa. Isso se aplica somente se você ainda não tem um cartão residência e vem de um país que não é necessário visto (no caso, Brasil). Se você tem um cartão residência da União Europeia porque mora em Portugal, Alemanha etc não precisará do ETIAS.
Quanto custa o ETIAS?
A taxa é aplicável apenas aos viajantes com idade superior a 18 anos e custa 7 euros. Pessoas abaixo dessa faixa etária e idosos com mais de 70 anos são dispensados desse encargo financeiro.
Quais países vão exigir o ETIAS?
Se você está se perguntando quais são os países que vão exigir o ETIAS, a resposta está aqui!
Além dos já familiares 26 países que compõem o Espaço Schengen, você precisará prestar atenção especial a quatro novos destinos que passarão a exigir a autorização ETIAS para a sua entrada: Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia.
Confira a lista completa dos países requerem o ETIAS a partir de 2024:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Mônaco
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Romênia
- San Marino
- Suécia
- Suíça
- Vaticano
Documentos necessários para fazer o ETIAS
Para poder fazer a sua inscrição, todos os solicitantes brasileiros precisam de:
- Um passaporte válido por ao menos 6 meses contados após a data de partida,
- Um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa,
- Endereço de e-mail receber o documento.
Como fazer o ETIAS?
Como ainda não está em operação, não há como realizar a solicitação, mas seu site oficial é o Site do ETIAS da União Europeia. Assim que estiver disponível, atualizado o passo a passo pra você.
Mas para você já ficar por dentro de como você deve proceder, tudo começa com o preenchimento de algumas informações pessoais e os detalhes do seu passaporte.
O próximo passo é responder a algumas perguntas relacionadas a antecedentes criminais, histórico de emprego e informações sobre viagens anteriores ao continente. Essas perguntas serão provavelmente muito parecidas com o visto dos Estados Unidos como por exemplo: envolvimento com grupos terroristas, se já cometeu crimes graves, consumo de drogas ilícitas e por aí vai. Essas perguntas garantem que você não trará riscos às nações da União Europeia.
Também é possível que você precise fornecer alguns documentos adicionais, o que é normal para assegurar a validade de todas as informações.
A avaliação de seus documentos ocorre por meio do cruzamento das suas informações coletadas com bancos de dados internacionais, e a maior parte das inscrições deverá ser confirmada em poucos minutos.
Assim que tudo estiver completo, você só precisará pagar uma taxa de 7 euros, a qual pode ser realizada por meio de cartão de débito ou crédito. E então, se aprovado, você receberá um e-mail confirmando a autorização de viagem.
Importante ressaltar que essa taxa se refere à solicitação da autorização e não assegura aprovação mediante pagamento.
Qual o tempo demora para aprovar o ETIAS?
Segundo o site oficial, a aprovação de 95% dos casos sairá em minutos e você receberá o documento no seu email. Caso seja necessário mais comprovantes, poderá demorar um pouco mais. Por isso, recomendo fazer o quanto antes
Qual a validade do ETIAS?
Após aprovado, o ETIAS é válido por três anos, ou enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso seu documento expirar antes desse tempo, você deverá solicitar um novo ETIAS. Também precisará fazer um novo se você perder o seu passaporte.
Você poderá usá-lo por todo esse tempo independente da quantidade de viagens que fazer à Europa.
Se você pretende permanecer por um período maior que 90 dias (como trabalho ou estudos) deverá requisitar um visto diretamente no consulado do país quer irá ficar. Veja 5 países fáceis para brasileiro morar e trabalhar
O ETIAS pode ser negado?
Sim, poderão recusar a sua autorização se desconfiarem da veracidade dos dados, declarações ou documentos. A sua permissão será recusada se você:
- utilizou um documento de viagem que foi declarado perdido, roubado, desviado ou invalidado.
- é considerado um risco de segurança, imigração ilegal ou alto risco de epidemia.
- não responder a um pedido de informação ou documentação adicional no prazo determinado ou não comparecer a uma entrevista requerida pelo sistema.
- tenha sido anteriormente recusada a entrada e a permanência, acompanhada de um alerta registado no sistema de imigração.
Você poderá recorrer à decisão, comprovando os documentos. Caso seja negado novamente, precisará entrar em contato com o consulado para requerer um visto.
Devo fazer um ETIAS para cada país?
Não, essa autorização é válida para todos os países da União Europeia.
Quanto tempo posso ficar na Europa com o ETIAS?
Após a aprovação, poderá visitar todos os países por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Lembrando que é válido para turistar e não trabalhar!
Você tem direito a múltiplas entradas, ou seja, pode sair do Espaço Schengen e retornar quantas vezes quiser, desde que esteja dentro do prazo de validade de três anos e dos 90 dias.
Imigração com o ETIAS
Como comentei anteriormente, os cidadãos brasileiros não precisam apresentar vistos ao entrar na Europa em um período inferior de 90 dias a turismo.
Quando você chegar no aeroporto do país de destino precisará apresentar o passaporte que deve estar válido por, no mínimo, seis meses após o fim da sua viagem. Veja como fazer o passaporte brasileiro passo a passo
O Oficial de imigração verificará os seus dados no sistema, juntamente com o ETIAS. Aí ele irá fazer algumas perguntas referentes à viagem como quantidade de dias, motivo da viagem, onde irá ficar, roteiro…. Nessa hora você poderá apresentar os documentos:
- Passagens aéreas: tenha em mãos as passagens aéreas impressas com as datas de ida e volta para o Brasil confirmando que você sairá do espaço ocupado pelos países do ETIAS. Isso é importante para demonstrar que você tem planos claros de chegada e partida.
- Comprovação Financeira: assegure-se de ter evidências de que você possui recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante a viagem. Pode ser requerida também a comprovação de vínculo empregatício para fornecer mais confiança às autoridades.
- Seguro Viagem: Certifique-se de ter um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para garantir que você está bem amparado em caso de imprevistos. A tranquilidade é essencial durante a viagem, e um seguro é a sua garantia. Veja aqui Seguro Viagem Europa: como escolher o melhor pra você
Caso você tenha dificuldades com o inglês, confira mais dicas neste artigo Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns
Essa documentação é a chave para uma experiência de viagem tranquila e inesquecível. Também pode ser que peçam para verificar a sua bagagem, fique atento para não levar itens proibidos.
O ETIAS é um visto?
Nâo é um visto, é uma autorização de viagem. O visto seria um documento que é anexado ao passaporte que te dá direito a morar e trabalhar ou estudar em um país. Alguns países requerem visto até para turistar como é o caso dos Estados Unidos e Austrália por exemplo.
A Europa aguarda de braços abertos todos os turistas que desejam conhecer mais sobre a cultura e história! Esteja preparado com os documentos impressos para aproveitar cada momento com total segurança.
Agora que você já sabe tudo sobre o ETIAS, pronto para embarcar em uma jornada única pela Europa?
Então, confira no blog também > eSIM: Chip virtual de internet para viagem internacional vale a pena?