Passar pela imigração no aeroporto Madrid Barajas é uma experiência temida por várias pessoas. Uma porque brasileiro sempre é barrado nesse aeroporto, mandam de volta mesmo (claro que tem retaliação do Brasil depois mandando espanhóis de volta haeuahe). Dois porque os fiscais são lazarentos mesmo, perguntam até nome do papagaio da tua vó. Três vão te mandar sim pra salinha se desconfiar ou te mandar direto pra casa.
Mas calma jovem gafanhoto, há esperança! Eu passei pela imigração em junho deste ano e *quase* não fui mandada pra salinha aheuahe Olha só a treta!
Passando na imigração no aeroporto Madrid Barajas
Madrid é um dos destinos mais baratos para entrar na Europa com voos da Latam, Iberia, Air Europe e Air China (fui com essa e relatei a experiência aqui: COMO É VOAR COM AIR CHINA PARA ESPANHA). Depois de ter aterrissado, andado muuuito (o aeroporto de Madrid é gigantesco e nada prático, se prepare), cheguei nos balcões da imigração no aeroporto Madrid Barajas.
Eu tive a infeliz ideia de me juntar à uma colombiana e fui com ela ao balcão. E vocês pensam MAS POR QUÊ MEODEOS.
SIM. Que ideia de mocoronga.
Aí, a guria explicou que ia visitar uma amiga, que veio do Brasil, iam pra Ibiza fazer festa o verão inteiro. Aí o cara já falou “você não tem dinheiro pra festas em Ibiza, são muito caras, quanto você tem?” Ela falou que não iria gastar tanto pois ia ficar na casa de uma amiga.
Aí nisso ele olhou pra mim e perguntou com cara de desdém “você vai festiar também?”
Nessa hora eu gelei e respondi rapidamente “Não, não vou viajar com meu marido pela Europa durante 70 dias”. Aí entreguei a minha passagem de volta para o Brasil, meu seguro viagem e a reserva do hostel.
“70 dias, mas isso é muito. Seu marido é europeu?”
Eu – “Não, é brasileiro. Ele já está em Milão, amanhã vou pra lá, olha a minha passagem aqui. Depois vamos para a Suíça.”
Ele olhou, olhou e repetiu ” Seu marido é europeu?”
Pensei ma que carai veio sarna “Não, é brasileiro” (até essa data era mesmo).
Aí ele perguntou o quanto eu tinha em dinheiro. Falei que tinha dois cartões internacionais e ele tirou sarro de mim e enquanto ele ria, mostrei os comprovantes de compra de euro e francos suíços e também e falei que tinha mais ainda no VTM.
Aí ele olhou de novo todos os documentos, sem falar nada. Olhou pra mim e “ok você vai passar, já você vai pra SALINHA ” e mandou a colombiana lá pro canto.
Não sei quanto tempo ela ficou lá e quanto demorou, sei que entrou na Europa.
O cara carimbou meu passaporte e pronto. Passei por essa degraça da imigração no Aeroporto Madrid Barajas.
Aí só peguei a mala da esteira e sai da área de desembarque. Nem tinha nada de raio X, muito bizarro.
Já na ida para Milão, precisei retirar ipad e notebook da mala, tirar os sapatos…
Dicas na imigração no aeroporto Madrid Barajas
Eles provavelmente irão se comunicar com você em espanhol. Explique calmamente o que irá fazer, se não sabe espanhol, fale em português. Se o cara achar difícil de te entender, vai pro inglês. Falo neste vídeo aqui sobre as perguntas mais comuns.
Não minta, eles conseguem descobrir se você tem outros planos. Vão repetir algumas perguntas pra ver se você responde diferente.
Tenha todos os documentos em mãos. Passagem ida e volta, seguro viagem, reserva de hospedagem, comprovante de compra de euros. Falo mais sobre os documentos para viajar a Europa neste vídeo.
Mantenha a calma, não se desespere! Aí sim que eles percebem que você pode estar fazendo algo errado, como querer permanecer ilegalmente na Europa.
E era isso! Se tem alguma dúvida, comente! Foto do aeroporto por Diego Delso
Boa sorte na imigração no aeroporto Madrid Barajas!
Leia também
Compras no exterior e a Alfândega no aeroporto no Brasil
MUSEU DO PRADO EM MADRID: COMO VISITAR DE GRAÇA!
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!
AIRBNB: COMO FUNCIONA, DESVANTAGENS E DESCONTO!