Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e está localizada no norte do país, super pertinho da Holanda, na região de Flandres. Há tantas coisas para fazer na Antuérpia que é impossível deixar de fora do seu roteiro na Bélgica. Eu me surpreendi muito com a cidade e a considero uma das mais legais que já visitei na Europa.
Confira as dicas para visitar e o que fazer na Antuérpia e assista o vídeo!
O que fazer na Antuérpia
Sobre a Antuérpia na Bélgica
A origem do nome veio de uma lenda de um gigante que cobrava pedágio para a galera atravessar o rio. Quem não pagava, tinha as mãos cortadas e jogadas ao rio. Então era melhor pagar o pedágio né ahahah Aí apareceu Silvius Brabo, um soldado romano que foi lá e deu um pau no gigante, cortou sua mão e também jogou no rio. Daí que veio o nome Antwerpen: Ant (mão) werpen (arremessar). Essa lenda foi representada na escultura e fonte na principal praça da cidade.
A Antuérpia é super famosa pelo comércio de diamantes há séculos por causa de uma ferramenta para tornar as pedras multifacetadas e estima-se que 84% de diamantes brutos passam pela cidade. Há até um bairro chamado Diamond Quarter onde há diversas lojas de jóias, corretores e artesãos e claro muitas câmeras e até policiais.
Confira o meu roteiro na Bélgica de 6 dias
Como chegar na Antuérpia
Como Antuérpia fica no norte da Bélgica, a conexão mais fácil é trem vindo da Holanda ou de Bruxelas, a capital, e que para diretamente na estação central da cidade. Os ônibus Flixbus também param na praça em frente à estação. Aí é só caminhar uns 20 minutos até o centro da cidade. Confira como funciona o trem na Bélgica.
Outras cidades para visitar na Bélgica:
O que fazer na Antuérpia e atrações turísticas
É possível fazer um roteiro na Antuérpia de 1 dia, as atrações básicas estão localizadas no centro histórico. Eu recomendo dar uma passadinha na área portuária para conhecer os prédios mais novos e super diferentes, além de um vários cafés e restaurantes diferentes que tem por lá.
Estação de trem da Antuérpia
Provavelmente o seu ponto de entrada na cidade será a estação de trem, mesmo chegando de ônibus (pois a parada dele é logo na frente hahaha). A estação de trem da Antuérpia é magnífica e foi totalmente reformada após a Segunda Guerra Mundial. Vale a pena tirar um tempinho para admirar seu teto e seu exterior.
Centro histórico
A parte mais gostosa da cidade é o centrinho histórico cheio de praças e prédios maravihosos. Há ruas bem largas apenas para pedestres e feitas de pedrinhas.
Eis alguns pontos turísticos da Antuérpia que você deve visitar, assista o vídeo abaixo com mais dicas:
A praça principal da cidade de Antuérpia é a Grote Markt, na qual estão localizados a Prefeitura e a escultura de Brabo arremessando a mão do gigante. Ao redor há diversos prédios antigos, coloridos e fofos e muitos restaurantes com mesinhas.
Um dos pontos mais chamativos do centro histórico e que fica ao lado da Grote Markt é a Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekathedraal), construída no século 16 no estilo gótico. Ela abriga diversas obras de Peter Paul Rubens, Otto van Veen, Jacob de Backer e Marten de Vos. Aliás, para quem gosta muito de arte, vale a pena visitar a Rubenshuis, a casa do famoso pintor flamengo Rubens, um dos maiores representantes do Barroco na Europa do século XVII.
A Groenplaats é a maior praça da cidade e normalmente acontece feirinhas, uma ótima oportunidade para ver artesanato ou comer alguma coisa diferente. Ao seu redor há outros restaurantes caso queira comer sentado.
A principal rua da cidade se chama Meirstratt e concentra diversas lojas. Aqui está localizado o Palácio Real da Antuérpia, construído no século 18.
Outro ponto interessante para visitar é o Het Steen, primeiro edíficio da cidade e construído para protegê-la dos ataques vikings na Idade Média. Trata-se de uma pequena fortaleza com uma escultura do gigante e dois humanos aos seus pés.
O lado mais novo de da Antuérpia
Fugindo um pouco do centro histórico e caminhando em direção ao norte da cidade, você encontrará alguns edifícios bem diferentes e contemporâneos, construídos para atrair mais pessoas e recuperar essa área esquecida do porto.
Museum aan de Stroom (MAS)
Este é o museu mais importante da cidade e possui diversas exposições contando a história da Antuérpia. Sua arquitetura é única com janelas de vidro ondulado e pequenas mãozinhas coladas nas paredes (uma referência à lenda da cidade). É necessário pagar para visitar.
Port Authority
Um dos edifícios que eu mais queria ver na cidade foi Port Authority (Porto da Antuérpia), onde ficam os escritórios administrativos e técnicos do porto. O projeto é da famosa arquiteta Zaha Hadid, que utilizou materiais sustentáveis para criar uma forma nova e arrojada para integrar e preservar a antiga estação de bombeiros sem esconder nenhuma fachada. A parte nova flutua sobre a parte antiga e imita um navio que reflete as cores do céu devido a fachada envidraçada e ondulada e que também remete aos diamantes que passam pela cidade.
O caminho até lá é meio puxadinho, é uma bela caminhada no sol mas que vale a pena hahhaha.
A Antuérpia é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerscheide e o rio Escalda corta uma parte da cidade, sendo que o seu porto possui 12 km de cais e é um dos portos mais importantes da Europa (serve 15 mil navios comerciais e 60 mil balsas fluviais). Representa 26% do transporte de contêineres da Europa e mais de 200 milhões de toneladas de mercadorias.
O que comer na Antuérpia
Bem, a Bélgica é famosa pela batata frita, waffle, chocolate e cerveja e você irá encontrar diversos lugares vendendo essas delícias! Sugiro dar uma olhada no cardápio para verificar se os preços estão de acordo antes de sentar em uma mesa. Eu comi muito bem no De Burgerij (do outro lado do rio pertinho do Museum aan de Stroom) e na franquia Manhattn’s Burgers na Groenplaats. Aproveite para tomar muita cerveja Blond e Triple.
Essa cerveja abaixo custou 4,50 euros e a batata 3. O hamburguer saiu por 10 euros. Os chocolates variam por peso.
Lugares legais para se hospedar na Antuérpia
Eu encontrei alguns hostels bem legais para passar a noite e escolhi o Antwerp Hostel pois achei mais moderno, limpinho e com camas com cortininha e tomadas individuais. O colchão era muito bom e dormi bem, mesmo sendo um triliche hahaha O café da manhã é incluso. A única coisa que eu não gostei foi ter que pagar para deixar minha mochila na recepção antes do check in, custou 3 euros. Pelo menos deixei lá até por umas 7h e não precisei caminhar até o porto com a mochila, com certeza foi uma decisão esperta. Valeu a pena, paguei 19 euros pela noite e recomendo.
Outras opções que acho muito boas:
- The ASH hostel: limpo e barato
- Antwerp City Hostel: pertinho da Grote Markt
- Tryp By Wyndham Antwerp: bem moderno e bom
- Radisson BLU Astrid Hotel: ótimo custo benefício para casais
Gostaram dessas dicas de o que fazer na Antuérpia? Comente!
Salve no pinterest
Leia também
16 dicas para viajar barato pelo mundo que você precisa saber
Paris na chuva: 8 atrações para fugir da água!
O que fazer em Amsterdam: do romance à safadeza