Bruges é uma daquelas cidades inesquecíveis da viagem com suas ruas medievais e canais charmosos. Um dos pontos altos da lista de o que fazer em Bruges é se perder pela cidade e admirar cada cantinho! Ela pode ser visitada em apenas um dia e até num bate e volta de Bruxelas, a qual fica distante apenas uma hora de trem.
Bruges faz parte da região de Flandres e aqui falam o neerlandês, um idioma que é uma mistura de inglês e alemão, parecido com holandês em alguns aspectos. No entanto, muita gente fala inglês então você não terá muitas dificuldades (qualquer coisa usa o google tradutor!).
Confira o que fazer em Bruges e assista o vídeo de Bruges e Ghent!
O que fazer em Bruges em um dia
Um pouco sobre Bruges
Bruges é uma cidade muito antiga, cheia de canais e era um porto importante durante a era medieval. Aí veio o declínio econômico no século 16, muita gente foi embora para a Antuerpia e Bruges foi esquecida.
Durante a primeira e segunda guerras mundiais brugges não foi atacada sendo ocupada pelas tropas nazistas alemãs e só no final dos anos 60 que começaram a recuperar os prédios, a fazer reformas e manter essa atmosfera antiga para bombar no turismo. Por causa dessas razões que Bruges é uma cidade incríveis de ser visitada e autêntica, apesar de que você sente que tudo é muito mais caro e feito para o turista sabe (essa sensação não tive em Ghent por exemplo).
O Centro Histórico de Bruges faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Como chegar em Bruges
A melhor forma de chegar em Bruges é de trem. Como mencionei acima, a cidade fica apenas 1h de distância de trem de Bruxelas, a capital da Bélgica. Você pode comprar o seu bilhete diretamente na estação e há diversos trens, nem precisa fazer reserva. Dá uma olhada neste guia Como viajar de trem na Bélgica
De Bruxelas até Bruges de trem custa €14,10 cada trecho. Se você for no fim de semana pode pegar 50% de desconto e pagar apenas €15,10 ida e volta! Há descontos para quem tem até 26 anos. Maaas você pode economizar ainda mais se for de busão Flixbus, os horários são meio chatos, mas se quiser pagar menos de 10 euros, essa é a opção.
Você chegará na estação de trem de Bruges e aí é só pegar um ônibus (custa 3 euros) até o centro histórico da cidade. A partir daí é só explorar a cidade a pé!
Leia também:
Onde ficar em Bruges
Muita gente conhece Bruges num bate e volta de Bruxelas, no entanto eu decidi dormir na cidade e fiquei no hostel St Christopher’s Inn Hostel at The Bauhaus. Ele fica meio distante e é um hostel agitado e de festa, tem um barzinho bem legal no primeiro andar. Eu apenas não gostei dos banheiros, uma parte estava em reforma e meio sujos e o chuveiro é daqueles de apertar a cada 10 segundos para sair água. Fora isso, achei o colchão muito bom e dormi bem com protetor de olhos e de ouvido.
Estas opções de hotéis em Bruges são ótimas para quem viaja em casal:
- ibis budget Brugge Centrum Station
- Lace Hotel
- Hotel ‘t Putje
- Hotel Jacobs Brugge
- Hotel Koffieboontje
- Golden Tree Hotel
- Martin’s Brugge
- Inn Bruges
Melhor época para visitar Bruges
Eu recomendo muito visitar Bruges durante o verão ou primavera, quando tudo está colorido, o céu azul e dias ensolarados (apesar que peguei 38 graus em julho, quase morri ahueah). Leve protetor solar, boné e muita água. É uma época cara, porém é muito mais bonito e você consegue completar toda esta lista de atrações de o que fazer em Bruges.
No outono as folhas ficam amarelas e caídas no chão e há alguns dias com chuva. No inverno os dias são bem curtos, chove bastante, é bem frio e tudo cinza.
Confira o meu roteiro na Bélgica de 6 dias
Atrações turísticas em Bruges
No vídeo abaixo eu dou mais dicas de o que fazer em Bruges e mostro a cidade durante o verão:
Grote Markt
Um dos pontos de encontro da cidade é a praça Grote Markt, onde ficava o antigo mercado. Ela abriga construções incríveis como o Belfry, um campanário de 83 metros de altura com 47 sinos, e o Provincial Hof, um edifício neogótico onde fica a sede do governo provincial de West-Vlaanderen. Para subir no Campanário você paga 10 euros e são 366 degraus até o topo, mas acredito que a vista compensa.
Se você quer dar uma economizada, vale a pena ir até o Bruges Historium no canto dessa Praça e subir até o primeiro andar onde fica o bar da Duvel. Aí é só ir até a sacada e apreciar a vista. Se estiver chovendo, muito frio ou se estiver com criança, vale dar uma conferida nas atrações do Historium!
Ao redor da praça há muitos restaurantes caros e bem turísticos, a comida não é assim aquelas coisas e não compensa muito. O que dá pra fazer é tomar uma cerveja por ali, eu gostei muito dessa KWAK que vem num copo bem diferente em forma de ampulheta.
Rozenhoedkaai
Esse é um dos pontos turísticos de Bruges que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Bruges! Sabe aquelas fotos com reflexo dos prédios na água? Então, são feitas aqui e onde fica uma curva muito bonita do rio com um chorão estendendo seus galhos.
Nessa região também há uma rua com diversas casas coloridas e muito antigas e do outro lado uma área bem verde onde foram plantadas 3 fileiras de árvores, formando um parquinho e na sua frente está o Museu Groeninge com diversos trabalhos de artistas flamengos do século 18.
Igreja de Nossa Senhora
A Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk) é um dos lugares lindos de Bruges e possui uma torre enorme de 116m de altura! O interior é muito bonito todo em branco e ha uma área paga para ver mais detalhes da igreja e uma escultura de Michelangelo chamada A Madonna e a Criança. Essa é a única estátua de Michelangelo que foi parar em outro país enquanto ele era vivo lá em 1514. Ela está bem protegida porque já foi roubada duas vezes, mas recuperaram depois ahahah A entrada custa 6 euros.
Atrás da igreja há um pequeno pátio com algumas esculturas interessantes e uma ponte recentemente construída mas que parece antiga. Ela é um dos points turísticos para fotos.
Praça Burg
Essa é uma das praças mais antigas e onde havia um castelo do século 9. A praça abriga a prefeitura, um prédio imponente e gótico de 1376, vários restaurantes e um belo jardim do outro lado. A Basílica do Sangue Sagrado fica aqui bem escondidinha toda em pedra pedra e por dentro em madeira toda pintada. Ela tem esse nome por causa de um vidrinho que tem um pedacinho de pano com sangue, que diz a lenda, de Jesus. A entrada é gratuita.
Cervejaria De Halve Maan
Essa cervejaria é super antigada, foi fundada em 1564 e produzem 3 marcas de cerveja: Brugse Zot, a Straffe Hendrik e a Blanche de Bruges. Você pode fazer uma visitação guiada em inglês de 45 min com direito a degustação. Custa 12 euros.
Passeio de barco
Eu sempre recomendo fazer um passeio de barco nas cidades com canais, pois você tem uma outra imagem e o passeio é mágico. Esse de Bruges é bem curtinho, apenas 40 min, e o guia explica algumas coisinhas. Há diversos barcos e horários, o bilhete custa 8 euros.
Outra opção é fazer Tour de 30 Minutos em Carruagem de Bicicleta
Compras em Bruges
Há tantas lojas de chocolate em Bruges que é de perder a conta hauehaue As mais recomendadas são Ter Steeghere (um dos melhores lugares para comer a famosa batata frita belga), Olivier’s Chocolate Shop & Bar, Jean de Bruges, Neuhaus, Leonidas e Godiva. Vi várias lojinhas de artesanato bem fofinhas e também algumas vendendo cerveja.
O que fazer em Bruges na chuva
Muitas pessoas visitam Bruges no inverno, o que eu não recomendo por causa da chuva e frio. Nesse caso procure por lugares cobertos para visitar como o Ter Steeghere e visite o Historium Museum Brugges para uma atração mais interativa: compre aqui Historium Bruges: Bilhete de Entrada com Tudo Incluso
Não esqueça de se vestir em camadas e levar um guarda chuva!
Gostou destas dicas de o que fazer em Bruges? Salve no pinterest
Leia mais
Roteiro em Paris 3 dias: atrações e dicas básicas
Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!
O que fazer em Amsterdam: do romance à safadeza